Página 15 de 28

Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr

Enviado: 07 ago 2019, 20:03
por cfvp
mjr Escreveu: 06 ago 2019, 12:51 Uma breve descrição da viagem Porto-Alvor:

- Saida pelas 10:00 com bateria a 100%, previsão de chegada com 5% ao SuC de Alcacer.
- AP a 125km/h até AS Santarém para satisfazer necessidades fisiológicas.
- AP a 130km/h até ao SuC de Alcacer do Sal.
- Chegada com 10% de bateria após 360km
- Almoço. Após 20m do início da carga já estava a dizer que podia seguir viagem, nem tinha chegado a comida.
- Carregou a 118-119kW até 60% de SOC. Saímos com 94% de bateria após 45m.
- Viagem para o Alvor com AP a (alegadamente) 145km/h.
- chegada com 35% de bateria pelas 15:15.

5 horas e 15 minutos de viagem incluindo paragem para almoçar e outra para as necessidades. Aprovadissimo.
Assim já não tem piada nenhuma! :mrgreen:

Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr

Enviado: 15 set 2019, 01:40
por Amlqf
Nos dias de hoje o Model 3 LR parece ser a escolha acertada.

Obrigado pela partilha de informação.

O motor do Model 3 também faz aquele sibilar da comutação eletronica, tal como os Leafs ou é absolutamente silenciosos, não contando com o barulho da ventoinha?

Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr

Enviado: 15 set 2019, 08:09
por mjr
Também faz esse assobio muito agudo mas com menos intensidade que o Leaf. Já em aceleração a fundo faz um som mais “encorpado”, com mais graves. Eu gosto.

Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr

Enviado: 15 set 2019, 10:10
por cfvp
Eu pensava que o assobio agudo vinha do inversor. Afinal quantos assobios há?

Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr

Enviado: 15 set 2019, 14:34
por mjr
A origem é o inversor, mas o ruído depende onde é feito o acoplamento com o ar. Provavelmente sai algum ruído pelo inversor e outro pelo motor.

Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr

Enviado: 15 set 2019, 15:39
por cfvp
Ok, entendi, obrigado. Já agora esse assobio é controlado pelo fabricante, certo? Eles é que colocam com aquele volume para dar uma melhor percepção da aceleração à pessoas, será?

Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr

Enviado: 15 set 2019, 16:28
por mjr
Não, tem a ver com o sistema que converte a energia em corrente contínua da bateria em corrente alternada no motor elétrico. É baseado em comutações rápidas de transistores que provocam alguma vibração nos enrolamentos do motor e no próprio inversor e essa vibração em contacto com o ar provoca o som que ouvimos.

Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr

Enviado: 15 set 2019, 18:02
por OCasal
Tenho passado por um model S em Lousada que faz imenso simbiar, será que já há kits tunings para os VE?

Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr

Enviado: 15 set 2019, 19:58
por cfvp
mjr Escreveu: 15 set 2019, 16:28 Não, tem a ver com o sistema que converte a energia em corrente contínua da bateria em corrente alternada no motor elétrico. É baseado em comutações rápidas de transistores que provocam alguma vibração nos enrolamentos do motor e no próprio inversor e essa vibração em contacto com o ar provoca o som que ouvimos.
Certo, mas tendo em conta que o barulho num Leaf e num Tesla é diferente, porque existe essa diferença? Será por causa da qualidade dos materiais usados?
A minha curiosidade é se tecnicamente seria possível eliminar esse assobio ou reduzir substancialmente? É que se for possível então o fabricante sempre tem algum controlo e pode permitir um assobio mais alto ou mais baixo.

Pessoalmente eu até gosto do assobio do motor, acho que dá uma percepção de aceleração mais realista e entusiasmante que num carro a combustão. Só me aconteceu uma vez ou outra em que o assobio era bastante agudo e tornou-se um pouco incomodativo, mas acho que nem foi a acelerar.

Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr

Enviado: 15 set 2019, 21:02
por mjr
Não sei ao certo o porque da diferença, mas penso que terá a ver com um melhor isolamento no Tesla.

Acho que seria possível eliminar o ruído aumentando a frequência de comutação dos transistores acima dos 20kHz, mas com perdas de eficiência.