nbairro Escreveu: 20 jul 2018, 11:39
esqueçam o kauai...acho que só vão produzir 18 mil unidades para o mundo todo.
Acho que é um bocado descabido dizer "esqueçam o kauai"...
Esses 18 mil hão de ir para quem os encomendar e tiver paciência de esperar uns meses, como, aliás, se está à espera para todos os VEs.
Quem está à procura de um VE novo e este lhe serve, e consegue arranjar esse financiamento, não é por aí que se deve retrair, porque os carros hão de vir. Se não vai acontecer que desiste de um carro "porque não há carros, esqueçam" e depois vai cruzar-se com eles na rua.
O caso não é o do Ampera-e, que não se pode encomendar e ponto final.
Eu posso ser suspeito por ter comprado um IONIQ em stock. A verdade é que toda a gente punha dúvidas dele existir ou não. Chegaram dezenas em Junho de 2017, vários já vendidos. Não aparecia no site da Hyundai, portanto para quem não fosse ao stand era como se não existisse. Foi o meu caso, fiquei à espera que aparecesse no site e logo a seguir aumentou 1000€. Entre Agosto e Setembro havia ainda muitos carros em stock que foram desaparecendo um por um até ao meu, o último. Depois chegaram mais em Janeiro e venderam-se as viaturas de demonstração de Julho. Agora em Setembro vão chegar mais e depois parece que Novembro mais outra vez...
Ou seja, não existia mas os tempos de espera eram no máximo de 7 meses e muitas pessoas o compraram em stock. Qualquer CI de menor produção tem esse tempo de espera (o meu patrão esperou mais que isso, 9 meses, por uma Peugeot Traveller).
Portanto, esqueçam mas é essa do "carro fantasma"...
nbairro Escreveu: 20 jul 2018, 11:39Por este andar, mais cedo temos os Tesla 3 cá em portugal do que Kauai e afins, os carros elétricos vendem como pães quentes mas mesmo assim algo me escapa no meio disto tudo pois simplesmente não conseguem produzir em numero suficiente.
Toda a gente também consegue entender que a procura do Leaf, sendo o VE mais vendido no mundo, é maior. E a procura do TM3, dada a capacidade da Tesla de fazer publicidade, comparado com eléctricos Hyundai que pouca gente sabe que existem, também é maior.
Quanto à produção, talvez seja que o pequeno construtor Tesla tem acesso a muito mais fundos do que muitos grandes construtores de automóveis podem dispor para modelos que representam ainda uma pequena percentagem.
A Hyundai é o 4º maior construtor do mundo e as diferenças entre os construtores no top 5 não é substancial. Porém, no mês passado a Hyundai produziu um total de 141495 veículos, dos quais 1807 IONIQ EV e 2196 Kona EV, combinados dá 2,8% da produção.
Nessa perspectiva, dá para ver como a meta da Tesla para o 3 é ambiciosa e a dimensão do feito? 5000 carros por semana são uns 22000 por mês, isso é 15% do total produzido pelo 4º construtor mundial.
Penso que os outros construtores não conseguem isso porque não têm a mesma quantidade de € para investir...
Depois quando há um modelo CI novo, ele surge aos poucos, a produção inicialmente é lenta. Provavelmente por causa de problemas. Com um VE nós queremos é o modelo novo já. Quando a produção atinge a velocidade de cruzeiro nós já estamos interessados é no outro modelo, o próximo...
Entretanto, com 2.8% de quota VE a Hyundai ainda está mais avançada que o consumidor português.