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Re: Diario de Bordo - ICEM4N - ION
Enviado: 02 set 2015, 20:23
por Orlando
Realmente a tensão está diferente, o que deve ser proporcional a uma maior capacidade.
Re: Diario de Bordo - ICEM4N - ION
Enviado: 02 set 2015, 22:33
por ICEM4N
Hoje foi dia de passeio desta feita a aveiro ...
Em 2 dias já vão mais de 400km.
em 10 dias já estão feitos mais de 1500km no carro
Hoje fiz um carregamento semi rapido na magnum cap que aproveito para agradecer a amabilidade.
Como podem ver durante o carregamento, primeiro ligou a chaufagem no máximo para as baterias e depois ao atingir os 31 graus (uma das celulas) ligou o AC e notou-se perfeitamente a descida da temperatura das baterias
como se pode ver , o carregamento demorou cerca de 40 minutos, a temperatura comecou a subir e ao ligar o ac baixou bastante rapidamente.
Agora tenho de experimentar um carregamento rapido e nao apenas semi rapido ... saliente que a amperagem nunca baixou ate ao momento em que desligou aos 80%

Re: Diario de Bordo - ICEM4N - ION
Enviado: 02 set 2015, 22:36
por ICEM4N
como se pode ver na imagem, aos 79% apenas baixou dos 25 para 20 mas foi mesmo no momento da foto que ele vaixou e passado 1 minuto desligou.se
Re: Diario de Bordo - ICEM4N - ION
Enviado: 02 set 2015, 23:27
por Malm
Orlando Escreveu:Realmente a tensão está diferente, o que deve ser proporcional a uma maior capacidade.
A maior diferença que se regista na capacidade de ambos os carros não é identificável através das voltagens de ambos aos 10%. A grande diferença na capacidade de ambos está no facto de o carro do ICEM4N gastar 13,5 kWh da bateria, para ir dos 100% aos 10%, e eu gastar 10,8 kWh, para o mesmo intervalo. No carro do ICEM4N 1% de SoC são 150 Wh, enquanto no meu são 120 Wh. Cada barra no meu carro equivale a menos energia (20% menos). Mas dá para perceber, que apesar dos dois carros se comportarem como se o meu tivesse menos 20% da capacidade, na realidade a diferença é ainda maior, dado as voltagens nas minhas células mais fracas serem claramente inferiores a 10% de SoC. A diferença em termos de autonomia são os 20%, pois o meu para com 0,0% de SoC e as células mais fracas pertinho dos 2,75V, enquanto o do ICEM4N para com 0,0% de SoC mas com a célula mais fraca com 3,4 ou 3,5V.
O valor de degradação do meu está calculado em 27%, dado neste momento ter 35 Ah dos 48 Ah iniciais. Mas em termos de autonomia, equivale a uma perda de 20%. Pelo que vejo a bateria do carro do ICEM4N deve ter uma degradação muito próximo dos 4%. Ou seja, a capacidade restante da bateria do carro do ICEM4N deverá ser 46 Ah.
Re: Diario de Bordo - ICEM4N - ION
Enviado: 03 set 2015, 09:23
por lmlr
Estes dados a serem verdadeiros, espanta-me a pouca degradação comparado por exemplo com alguns Leaf aqui do fórum, apesar de ter menos km, é de 2011.
Re: Diario de Bordo - ICEM4N - ION
Enviado: 03 set 2015, 12:11
por Malm
lmlr Escreveu:Estes dados a serem verdadeiros, espanta-me a pouca degradação comparado por exemplo com alguns Leaf aqui do fórum, apesar de ter menos km, é de 2011.
A mim também. Mas analisando os valores que se vão publicando aqui, este carro deve ter mais de 45 Ah de capacidade restante.
Re: Diario de Bordo - ICEM4N - ION
Enviado: 03 set 2015, 16:47
por mjr
Eu fazia o teste da tomada...
Re: Diario de Bordo - ICEM4N - ION
Enviado: 03 set 2015, 22:28
por ICEM4N
mjr Escreveu:Eu fazia o teste da tomada...
Não gosto de esgotar as baterias sem. Que tenha necessidade mas vou ter de fazer isso.
No entanto já teve apenas 10% de soc e carregou 14.8kw
Re: Diario de Bordo - ICEM4N - ION
Enviado: 03 set 2015, 23:03
por Orlando
ICEM4N Escreveu:mjr Escreveu:Eu fazia o teste da tomada...
Não gosto de esgotar as baterias sem. Que tenha necessidade mas vou ter de fazer isso.
No entanto já teve apenas 10% de soc e carregou 14.8kw
Então tens aí um bom indicador
Re: Diario de Bordo - ICEM4N - ION
Enviado: 07 set 2015, 01:36
por ICEM4N
Antes de fazer 3 semanas na minha mão já conta com 2000km feitos e zero problemas.