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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Enviado: 19 jul 2015, 13:01
por alexmol
Até agora tenho a certeza sobre 4 sensores no pack.
Parece-me que existem mais outros 4 no pack mais ainda não tenho dados fiáveis que o confirmem.

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Enviado: 19 jul 2015, 16:38
por Orlando
Vai publicando, estou curioso com esses dados.

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Enviado: 19 jul 2015, 20:56
por alexmol
Esta tarde, por volta das 18h, depois de carregar e repousar um pouco o panorama era este (vou adicionando variáveis à medida que for descobrindo):
Imagem
Nota: As células a vermelho são calculadas na folha de cálculo, o resto é lido do carro

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Enviado: 20 jul 2015, 13:29
por psi20
epa tb quero isso no meu ZE :)

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Enviado: 21 jul 2015, 19:01
por alexmol
Já pensei nisso, preciso de pensar um pouco em qual será o melhor hardware já que é difícil encontrar igual ao que eu tenho.

Entretanto aqui ficam os dados de hoje com carga a 100%

Imagem
Com 2 anos e meio e 17000km.

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Enviado: 21 jul 2015, 20:55
por mjr
50mV a 100% de SOC é imenso. O pack faz equilíbrio automático das células?

Está quentinho por aí... 8-)

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Enviado: 22 jul 2015, 08:10
por alexmol
Há mais de 1 semana que a temperatura mínima não baixa dos 26graus, é óptimo para quem está cá de férias mas uma treta para quem anda cá a trabalhar fora do escritório e passa o dia a transpirar.

Sendo quase tudo igual ao Leaf eu tinha a ideia que fazia, mas nunca o vi a carregar com corrente variável nos 100% de SOC mais do que 5 minutos.

A corrente começa a baixar aos soluços durante alguns minutos e quando a potência do EVSE chega aos 500W ele manda desligar o contactor.

No Leaf como é que sabem que está a fazer o balanceamento? Já li relatos contraditórios.

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Enviado: 22 jul 2015, 09:46
por VETL
Eu não percebo nada disso e alguém aqui te poderá explicar como deve ser.
Mas isso da corrente variável e a baixar aos soluços, penso não é mais do que o carro a gerir a potência de entrada de forma a que a célula mais alta não ultrapasse determinada tensão. Tal como num carregamento rápido:

[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... -14-50.png[/img]

Isso penso que não é o balanceamento.
No Leaf, quando o carro está parado mais do que xx minutos (penso que se falou cá em 30) e quando as células estão a mais de 4,0v, ele analisa quais as que estão com tensão mais elevada e faz um shunt para as descarregar. Eu pensava que isso é que era o balanceamento e já agora aproveito para solicitar que me despistem esta dúvida.

No manual de serviço, o Leaf tem isto:

[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... Schunt.JPG[/img]

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Enviado: 22 jul 2015, 10:33
por mjr
No Leaf é como o VETL explicou. Os shunts nas células que o LBC pensa que devem ser descarregadas fica ativo sempre que o LBC está ligado (carro em Ready, a carregar ou em Acc). O Leaf spy indica quais as células com o shunt ligado a vermelho.

A diminuição da corrente de carga no fim não tem nada a ver com o balanceamento.

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Enviado: 22 jul 2015, 18:44
por alexmol
Hoje o carro esteve parado o dia todo e ficou com o cabo de carregamento ligado.
Chegou aos 100%, diminuiu a corrente e depois parou de carregar.

Entretanto saí para trabalhar e ao fim do dia fui verificar as tensões mínima e máxima e estão com 48mV de diferença.
Se houve balanceamento não se notou nada.