Página 138 de 155

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Enviado: 29 out 2024, 09:05
por frankesousa
Atenção que eu com o meu leaf 30 moribundo, faço facilmente uma carga de 25 minutos e pago até menos que 3€, com adhoc ou electroverse, sem componente tempo, e ganho o desafio :lol:
Não ia ser a 1ª fez que carregava apenas 6kWh ou até menos num posto DC :roll:

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Enviado: 29 out 2024, 11:46
por civic
frankesousa Escreveu: 29 out 2024, 09:05 Atenção que eu com o meu leaf 30 moribundo, faço facilmente uma carga de 25 minutos e pago até menos que 3€, com adhoc ou electroverse, sem componente tempo, e ganho o desafio :lol:
Não ia ser a 1ª fez que carregava apenas 6kWh ou até menos num posto DC :roll:
Ou seja, exemplos de operadores que estão mais longe do "sistema" tuga. :lol:

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Enviado: 29 out 2024, 14:35
por frankesousa
civic Escreveu: 29 out 2024, 11:46 Ou seja, exemplos de operadores que estão mais longe do "sistema" tuga. :lol:
Não é totalmente verdade para o pagamento com cartão bancário no posto, mas no fundo é a mesma coisa, se só "uma" entidade ganhar €€ (neste caso o OPC que tem lá o terminal TPA) o consumidor fica a ganhar hehe

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Enviado: 29 out 2024, 17:00
por Nonnus
frankesousa Escreveu: 29 out 2024, 09:05 Atenção que eu com o meu leaf 30 moribundo, faço facilmente uma carga de 25 minutos e pago até menos que 3€, com adhoc ou electroverse, sem componente tempo, e ganho o desafio :lol:
Não ia ser a 1ª fez que carregava apenas 6kWh ou até menos num posto DC :roll:
Um exemplo interessante para se discutir.

No dia 30 quando fui entregar o meu Leaf á Nissan tive de parar em Montemor o Novo para carregar para evitar ficar apeado entre Montemor e Évora.

Fui ao Lidl não havia comunicação, fui á Veimonte, não havia comunicação, tive de ir ao Pingo Doce. Como a Electroverse não funcionou usei a miio.

Segundo a factura da miio:

1.86kWh carregados em 15m21s (longe dos 25 minutos).

Total: 3.99€

No meu exemplo com um Leaf de 30 moribundo usando o melhor modelo do mundo, onde posso escolher o CEME e por exclusão de partes tive de ir ao carregador disponível, paguei por 15 minutos, 3.99€. Ainda faltavam 10 minutos para atingir os tais 25 minutos do exemplo e já paguei mais.
civic Escreveu: 29 out 2024, 11:46 Ou seja, exemplos de operadores que estão mais longe do "sistema" tuga. :lol:
E esta ein!?

Dirão alguns, mas o modelo permite. Pois permite, então talvez só venha dar razão que aquilo que foi pensado como uma mais valia em 2014 hoje não faça sentido nenhum.

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Enviado: 30 out 2024, 12:31
por BrunoAlves
Nem precisas de ir para um Leaf moribundo. Estou agora mesmo com um id3 a carregar num PCUR de 120kW (que é o ideal para este carro) que nunca passou dos 80kW (comentários na Miio refletem o mesmo).
Raios, que a pagar ao minuto nestas condições deixa os 3,2€ aos 100km mesmo longe :lol:

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Enviado: 31 out 2024, 14:44
por mjr
Aqui estão os dados, a meu ver, mais fiáveis sobre o custo de carregar 100km em Portugal:

https://www.uve.pt/page/quanto-custa-100-km/

IVA incluído.

No EAFO deve estar só a parte OPC.

Nota: O Model 3 é dos carros mais eficientes que anda aí, pelo que o preço da UVE deve ser mais alto que o do Model 3, uma vez que é uma média de veículos de vários segmentos. Acho que com estes preços mais realistas Portugal ficaria perto do topo da lista.

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Enviado: 31 out 2024, 17:58
por Nonnus
Algo de errado não esta certo. :lol:

O meu e-Niro que não é o melhor VE em CC, em 25 minutos carrega 19.5kWh num posto de 50kW (o carro consegue retirar o máximo do posto) e os valores são aqueles que apresentei anteriormente.

Para 100km preciso de carregar ~14kWh o que leva 18 minutos . Segundo a miio o carregamento fica assim:

- miio 8.79€

- Prio 5.81€

- Galp 6.84€

- Electroverse 6.30€

Portanto, ou calculamos aos 100km, ou calculamos os 25 minutos. Em qualquer dos casos estamos bem longe dos 3.2€

Podemos fazer o mesmo exercício para carregadores com mais potência e o preço sobe cerca de 3€ para os mesmo 14kWh.

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Enviado: 01 nov 2024, 10:08
por BrunoFonseca
No link que o mjr postou, o CEME utilizado para os calculos foi o EDP para associados UVE, que deve ser um dos que apresenta neste momento as melhores condições (se n considerarmos indexados a determinadas horas do dia)

Para mais informações sobre o cálculo, consulta o referido artigo pois estão lá uma fixa técnica

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Enviado: 01 nov 2024, 10:24
por Nonnus
BrunoFonseca Escreveu: 01 nov 2024, 10:08 No link que o mjr postou, o CEME utilizado para os calculos foi o EDP para associados UVE, que deve ser um dos que apresenta neste momento as melhores condições (se n considerarmos indexados a determinadas horas do dia)

Para mais informações sobre o cálculo, consulta o referido artigo pois estão lá uma fixa técnica
É e não é. Para seres associado da UVE tens de pagar 25€ por ano. Terias de dividir esses 25€ pelo numero de carregamentos que fazes num ano. Supondo que fazes um carregamento na rede publica por mês (eu não o faço) são 2.08€ em cada carregamento.

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Enviado: 01 nov 2024, 10:27
por BrunoFonseca
Nonnus Escreveu: 01 nov 2024, 10:24
BrunoFonseca Escreveu: 01 nov 2024, 10:08 No link que o mjr postou, o CEME utilizado para os calculos foi o EDP para associados UVE, que deve ser um dos que apresenta neste momento as melhores condições (se n considerarmos indexados a determinadas horas do dia)

Para mais informações sobre o cálculo, consulta o referido artigo pois estão lá uma fixa técnica
É e não é. Para seres associado da UVE tens de pagar 25€ por ano. Terias de dividir esses 25€ pelo numero de carregamentos que fazes num ano. Supondo que fazes um carregamento na rede publica por mês (eu não o faço) são 2.08€ em cada carregamento.
A tua forma de pensar está errada.
O objectivo não é as pessoas associarem-se para ter o beneficio, mas sim terem o beneficio por ser associado.

Para mim ser associado da UVE é mais do que os beneficios em si. É ajudar a cumprir uma missão.

Eu sei que nem todos pensam assim, mas felizmente há muitos a pensar como eu.