beme83 Escreveu: 31 mai 2019, 15:30
Novos Valores para o mês de Junho com mais postos já nas listas. Inclui-se aqui os de alguns Shopping SONAE e os recentes de Coimbra.
Mas há algo que não compreendo...para quem é o dinheiro cobrado pelo OPC nos postos do politécnico? Para este ou para o Politécnico de Coimbra pagando este uma taxa de serviço ao OPC?
Preços bastante salgados nos lentos para viaturas monofásicas...esta cobrança ao minuto
Ex: Trofa máx 7.4kw
1 hora - 0.15 + 0.09*60 + 6.3kw*.16=0.15+5.40+1 = 6.55 + IVA = 8.06 euros
Dividindo pelos 6.3Kw por Kw fica por apenas 1.28 euros....
Já nos de Coimbra 1 hora
0.90+1=1.90+ IVA =2.34 euros, o que dá 0.38 o KWh....
Cada vez melhor. Os PCR estão mais baratos do que os PCN...só em Portugal
O preços dos OPC de coimbra é "só" para gerir o posto, já que a compra e instalação do mesmo foi à conta do Zé povinho!
Pelo menos não são dos mais caros, mas mesmo assim um VE a carregar a 16A leva com 0.30€/kWh para somar ao preço da electricidade
jfr2006 Escreveu: 31 mai 2019, 18:48
Estás a assumir que toda a gente vai usar o mesmo CEME então?
Sim, a diferença entre eles não é muito grande, mas existe e tens de ter em consideração os horários.
Estou a assumir o CEME mais barato em horário diurno. Pois posso assumir a Prio que tornava os valores ainda mais proibitivos
Basicamente estou a afirmar que estão a Matar a mobilidade elétrica. Não se compreende que com postos oferecidos se paguem estes valores pela sua utilização
Concordo contigo que o modelo não é justo, só não concordo que entres com o custo do CEM nas contas. Da forma como apresentaste, parecia-me que havia alguma taxa de activação de 1€ que me tinha escapado.
Ainda tem eles o descaramento de se chamarem KM low Cost
Obviamente já lhes enviei um e-mail a fazer ver isso.
jfr2006 Escreveu: 31 mai 2019, 21:33
Concordo contigo que o modelo não é justo, só não concordo que entres com o custo do CEM nas contas. Da forma como apresentaste, parecia-me que havia alguma taxa de activação de 1€ que me tinha escapado.
Ainda tem eles o descaramento de se chamarem KM low Cost
Obviamente já lhes enviei um e-mail a fazer ver isso.
Fiz as contas para calcular o preço por kW porque no fundo o que nos interessa saber é quanto se paga por kwh. Sinceramente PCN ao minuto... E mesmo mais 10 cêntimos por kwh ui ui..... Estes valores dão que pensar no futuro. Mas sinceramente ainda me custa mais dar este valores em postos totalmente pagos por fundos comunitários
beme83 Escreveu: 31 mai 2019, 15:30
Novos Valores para o mês de Junho com mais postos já nas listas. Inclui-se aqui os de alguns Shopping SONAE e os recentes de Coimbra.
Mas há algo que não compreendo...para quem é o dinheiro cobrado pelo OPC nos postos do politécnico? Para este ou para o Politécnico de Coimbra pagando este uma taxa de serviço ao OPC?
Preços bastante salgados nos lentos para viaturas monofásicas...esta cobrança ao minuto
Ex: Trofa máx 7.4kw
1 hora - 0.15 + 0.09*60 + 6.3kw*.16=0.15+5.40+1 = 6.55 + IVA = 8.06 euros
Dividindo pelos 6.3Kw por Kw fica por apenas 1.28 euros....
Já nos de Coimbra 1 hora
0.90+1=1.90+ IVA =2.34 euros, o que dá 0.38 o KWh....
Cada vez melhor. Os PCR estão mais baratos do que os PCN...só em Portugal
Por um lado concordo quando dizes que os PCR acabam por ficar mais baratos do que os PCN. Relembro aqui o que já expus à Mobilectric comparando o preço do PCR da Craveiro Lopes em Lisboa vs o PCN do Alegro de Alfragide.
Contudo nao concordo com a tua analise sobre o preço dos PCN. O preço deve ser definido de acordo com o mximo que podes tirar do posto e não sobre aquilo que o carro pode carregar. Da mesma forma um Zoe R90 não tira partido total do PCR ficando caro se taxado ao minuto. Da mesma forma que os postos da Ionity terão valores proibitivos para carros mais antigos.
BrunoFonseca Escreveu: 01 jun 2019, 13:03O preço deve ser definido de acordo com o mximo que podes tirar do posto e não sobre aquilo que o carro pode carregar.
Então os postos estão a ser trocados por trifásicos de 22kW mas a maioria dos carros carrega em monofásico e muitos a 16A (3.6kW) vai ficar uma coisa bastante justa...
beme83 Escreveu: 31 mai 2019, 15:30
Novos Valores para o mês de Junho com mais postos já nas listas. Inclui-se aqui os de alguns Shopping SONAE e os recentes de Coimbra.
Mas há algo que não compreendo...para quem é o dinheiro cobrado pelo OPC nos postos do politécnico? Para este ou para o Politécnico de Coimbra pagando este uma taxa de serviço ao OPC?
Preços bastante salgados nos lentos para viaturas monofásicas...esta cobrança ao minuto
Ex: Trofa máx 7.4kw
1 hora - 0.15 + 0.09*60 + 6.3kw*.16=0.15+5.40+1 = 6.55 + IVA = 8.06 euros
Dividindo pelos 6.3Kw por Kw fica por apenas 1.28 euros....
Já nos de Coimbra 1 hora
0.90+1=1.90+ IVA =2.34 euros, o que dá 0.38 o KWh....
Cada vez melhor. Os PCR estão mais baratos do que os PCN...só em Portugal
Por um lado concordo quando dizes que os PCR acabam por ficar mais baratos do que os PCN. Relembro aqui o que já expus à Mobilectric comparando o preço do PCR da Craveiro Lopes em Lisboa vs o PCN do Alegro de Alfragide.
Contudo nao concordo com a tua analise sobre o preço dos PCN. O preço deve ser definido de acordo com o mximo que podes tirar do posto e não sobre aquilo que o carro pode carregar. Da mesma forma um Zoe R90 não tira partido total do PCR ficando caro se taxado ao minuto. Da mesma forma que os postos da Ionity terão valores proibitivos para carros mais antigos.
O preço nunca deve ser definido pelo máximo mas sim pela média de velocidade de carregamento da frota automóvel elétrica. Isso sim. Quando eu preparo um estudo de mercado não o faço pela capacidade instalada nas sim on base na minha procura média. Neste caso a procura média está muito abaixo da potência máxima instalada. As empresas têm de saber isto. Para que vale os 22kw quando só os zoe os aproveita e alguns Tesla?
BrunoFonseca Escreveu: 01 jun 2019, 13:03O preço deve ser definido de acordo com o mximo que podes tirar do posto e não sobre aquilo que o carro pode carregar.
Então os postos estão a ser trocados por trifásicos de 22kW mas a maioria dos carros carrega em monofásico e muitos a 16A (3.6kW) vai ficar uma coisa bastante justa...
Pode não ser justo, da mesma forma que não é justo ter que esperar que um caro que carregue a 3,6kW fique acampado 5 horas num posto de 22 para carregar 60% da bateria.
Tal como quem não tem Zoe, não gosta que estes estejam em PCR durante 60 para carregar 50% da bateria.
O ideal é existirem postos com vários níveis de potencia e com preços distintos, com componente de kWh para o CEME e de tempo para o OPC