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Re: Duvidas " eletricas"
Enviado: 07 nov 2021, 16:32
por Shiseido
Ok, obrigado.
Uma questao sobre os carregamentos no exterior, o ideal sera sempre carregar em postos rapidos e no max ate os 80% (pois a partir dai é muito mais lento e €€€€) , certo?
Carregamentos lentos nos shopings ou supermercados so para o desenrasca e por pouco tempo (embora tb carregue pouco)?
Re: Duvidas " eletricas"
Enviado: 07 nov 2021, 17:34
por mjr
rnlcarlov Escreveu: 06 nov 2021, 20:47
Sim, com o original não carrega a 32A. Que eu saiba, os únicos carros que vêm com EVSE de origem com capacidade para 32A são os Tesla.
Comprando um acessório (CEE 32A) que custa ~50€.
Re: Duvidas " eletricas"
Enviado: 07 nov 2021, 19:06
por cfvp
Shiseido Escreveu: 07 nov 2021, 16:32
Uma questao sobre os carregamentos no exterior, o ideal sera sempre carregar em postos rapidos e no max ate os 80% (pois a partir dai é muito mais lento e €€€€) , certo?
Carregamentos lentos nos shopings ou supermercados so para o desenrasca e por pouco tempo (embora tb carregue pouco)?
Nem sempre os rápidos são os melhores, depende da situação. A carregar num rápido, sim não convém ir muito acima de 80%, mas isso depende do carro. Há carros que começam a limitar antes dos 80%, enquanto que outros talvez ainda compense ir um pouco mais de 80%. Também convém estar atento se o posto é rápido ou ultrarrápido.
Nos carregamentos lentos depende do posto e do carro. Por exemplo, os postos de carregamento lento do Continente têm um preço muito atrativo. Nos outros, da rede pública, tem que ver se a potência do seu carro se adequa ao posto, se sim, em princípio há-de ficar mais barato que um rápido.
Re: Duvidas " eletricas"
Enviado: 07 nov 2021, 19:46
por Shiseido
Ok, aqui a duvida seria sobre o meu carro, o Mazda...
Re: Duvidas " eletricas"
Enviado: 07 nov 2021, 21:26
por rnlcarlov
Fui investigar, e a curva de carga do Mazda é bastante má. Surpreende-me como um carro lançado há pouco tempo tenha uma curva que até os Nissan leaf24kW superam.
Logo não ir acima de 55% nas cargas rápidas e mesmo assim nem chega aos 40kW. Para os nossos PCRs ao minuto não é nada bom, mas mesmo assim existem PCNs piores, logo ver sempre as simulações na miio.
Re: Duvidas " eletricas"
Enviado: 07 nov 2021, 22:08
por cfvp
Shiseido Escreveu: 07 nov 2021, 19:46
Ok, aqui a duvida seria sobre o meu carro, o Mazda...
Sempre optaste pelo Mazda MX-30?
Nesse caso o carregamento rápido vai sempre ficar mais caro do que o normal, porque está limitado a 37kW. A redução de potência não sei a que % ocorre. No carregamento lento está limitado a 6,6kW, por isso se conseguires arranjar postos perto dessa potência ou menos és capaz de conseguir um bom preço, dentro do possível. Na rede do Continente mesmo a essa potência consegues um preço muito bom.
Como o rnlcarlov disse simula na miio (esqueci-me de dizer antes).
Re: Duvidas " eletricas"
Enviado: 07 nov 2021, 22:40
por Shiseido
Sim foi o Mazda, já o tenho na 3a feira.
Estive a ver na app da miio e no meu carro carregar numa PCR 50kw até os 80% demora 24m fica p 10€ e no mesmo local a 6.6kw demora 2 h e tal e fica por 26€!
Portanto além de ser muitoooo mais rápido fica mais barato a 50kw.
Ou estou a fazer algo mal?!?
Re: Duvidas " eletricas"
Enviado: 07 nov 2021, 22:46
por rjspedition
Não,
Sendo no mesmo local a variável referente ao custo do posto (pagamento ao minuto) é a mesma, logo recebe a mesma energia mas de forma mais lenta: Mais caro.
Não há geralmente vantagem em carregar em AC em postos rápidos.
Re: Duvidas " eletricas"
Enviado: 07 nov 2021, 23:11
por Shiseido
Mas então não percebo pois vendo o exemplo q dei fica muito mais barato e rápido em 50kw do que em 6.6 no mesmo local.

Re: Duvidas " eletricas"
Enviado: 07 nov 2021, 23:14
por cfvp
Shiseido Escreveu: 07 nov 2021, 22:40
Sim foi o Mazda, já o tenho na 3a feira.
Estive a ver na app da miio e no meu carro carregar numa PCR 50kw até os 80% demora 24m fica p 10€ e no mesmo local a 6.6kw demora 2 h e tal e fica por 26€!
Portanto além de ser muitoooo mais rápido fica mais barato a 50kw.
Ou estou a fazer algo mal?!?
Quando diz no mesmo local está a falar de carregar em CCS e AC no PCR? Se for isso, sim, AC no PCR é para esquecer. Isso só compensa mesmo para Zoes com AC 43kW. Se está a falar num PCN, como disse, tem que ver qual a potência que o posto debita. O comum é serem de 22kW e cobrados ao minuto, o que para um carro limitado a 6,6kW provavelmente vai sair muito caro. Portanto tem que encontrar postos de 7,2kW ou menos.
Edit: Já agora diga quais são os postos, sff.