Duvidas " eletricas"
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Shiseido
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Re: Duvidas " eletricas"
Ok, obrigado.
Uma questao sobre os carregamentos no exterior, o ideal sera sempre carregar em postos rapidos e no max ate os 80% (pois a partir dai é muito mais lento e €€€€) , certo?
Carregamentos lentos nos shopings ou supermercados so para o desenrasca e por pouco tempo (embora tb carregue pouco)?
Uma questao sobre os carregamentos no exterior, o ideal sera sempre carregar em postos rapidos e no max ate os 80% (pois a partir dai é muito mais lento e €€€€) , certo?
Carregamentos lentos nos shopings ou supermercados so para o desenrasca e por pouco tempo (embora tb carregue pouco)?
- mjr
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Re: Duvidas " eletricas"
Comprando um acessório (CEE 32A) que custa ~50€.rnlcarlov Escreveu: 06 nov 2021, 20:47 Sim, com o original não carrega a 32A. Que eu saiba, os únicos carros que vêm com EVSE de origem com capacidade para 32A são os Tesla.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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Re: Duvidas " eletricas"
Nem sempre os rápidos são os melhores, depende da situação. A carregar num rápido, sim não convém ir muito acima de 80%, mas isso depende do carro. Há carros que começam a limitar antes dos 80%, enquanto que outros talvez ainda compense ir um pouco mais de 80%. Também convém estar atento se o posto é rápido ou ultrarrápido.Shiseido Escreveu: 07 nov 2021, 16:32 Uma questao sobre os carregamentos no exterior, o ideal sera sempre carregar em postos rapidos e no max ate os 80% (pois a partir dai é muito mais lento e €€€€) , certo?
Carregamentos lentos nos shopings ou supermercados so para o desenrasca e por pouco tempo (embora tb carregue pouco)?
Nos carregamentos lentos depende do posto e do carro. Por exemplo, os postos de carregamento lento do Continente têm um preço muito atrativo. Nos outros, da rede pública, tem que ver se a potência do seu carro se adequa ao posto, se sim, em princípio há-de ficar mais barato que um rápido.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 52 000 kms
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Shiseido
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Re: Duvidas " eletricas"
Ok, aqui a duvida seria sobre o meu carro, o Mazda...
- rnlcarlov
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Re: Duvidas " eletricas"
Fui investigar, e a curva de carga do Mazda é bastante má. Surpreende-me como um carro lançado há pouco tempo tenha uma curva que até os Nissan leaf24kW superam.

Logo não ir acima de 55% nas cargas rápidas e mesmo assim nem chega aos 40kW. Para os nossos PCRs ao minuto não é nada bom, mas mesmo assim existem PCNs piores, logo ver sempre as simulações na miio.

Logo não ir acima de 55% nas cargas rápidas e mesmo assim nem chega aos 40kW. Para os nossos PCRs ao minuto não é nada bom, mas mesmo assim existem PCNs piores, logo ver sempre as simulações na miio.
Re: Duvidas " eletricas"
Sempre optaste pelo Mazda MX-30?
Nesse caso o carregamento rápido vai sempre ficar mais caro do que o normal, porque está limitado a 37kW. A redução de potência não sei a que % ocorre. No carregamento lento está limitado a 6,6kW, por isso se conseguires arranjar postos perto dessa potência ou menos és capaz de conseguir um bom preço, dentro do possível. Na rede do Continente mesmo a essa potência consegues um preço muito bom.
Como o rnlcarlov disse simula na miio (esqueci-me de dizer antes).
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Re: Duvidas " eletricas"
Sim foi o Mazda, já o tenho na 3a feira.
Estive a ver na app da miio e no meu carro carregar numa PCR 50kw até os 80% demora 24m fica p 10€ e no mesmo local a 6.6kw demora 2 h e tal e fica por 26€!
Portanto além de ser muitoooo mais rápido fica mais barato a 50kw.
Ou estou a fazer algo mal?!?
Estive a ver na app da miio e no meu carro carregar numa PCR 50kw até os 80% demora 24m fica p 10€ e no mesmo local a 6.6kw demora 2 h e tal e fica por 26€!
Portanto além de ser muitoooo mais rápido fica mais barato a 50kw.
Ou estou a fazer algo mal?!?
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rjspedition
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Re: Duvidas " eletricas"
Não,
Sendo no mesmo local a variável referente ao custo do posto (pagamento ao minuto) é a mesma, logo recebe a mesma energia mas de forma mais lenta: Mais caro.
Não há geralmente vantagem em carregar em AC em postos rápidos.
Sendo no mesmo local a variável referente ao custo do posto (pagamento ao minuto) é a mesma, logo recebe a mesma energia mas de forma mais lenta: Mais caro.
Não há geralmente vantagem em carregar em AC em postos rápidos.
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Shiseido
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Re: Duvidas " eletricas"
Mas então não percebo pois vendo o exemplo q dei fica muito mais barato e rápido em 50kw do que em 6.6 no mesmo local.

Re: Duvidas " eletricas"
Quando diz no mesmo local está a falar de carregar em CCS e AC no PCR? Se for isso, sim, AC no PCR é para esquecer. Isso só compensa mesmo para Zoes com AC 43kW. Se está a falar num PCN, como disse, tem que ver qual a potência que o posto debita. O comum é serem de 22kW e cobrados ao minuto, o que para um carro limitado a 6,6kW provavelmente vai sair muito caro. Portanto tem que encontrar postos de 7,2kW ou menos.Shiseido Escreveu: 07 nov 2021, 22:40 Sim foi o Mazda, já o tenho na 3a feira.
Estive a ver na app da miio e no meu carro carregar numa PCR 50kw até os 80% demora 24m fica p 10€ e no mesmo local a 6.6kw demora 2 h e tal e fica por 26€!
Portanto além de ser muitoooo mais rápido fica mais barato a 50kw.
Ou estou a fazer algo mal?!?
Edit: Já agora diga quais são os postos, sff.
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