Página 14 de 30

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Enviado: 05 abr 2018, 17:52
por RNM

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Enviado: 05 abr 2018, 20:30
por mjr
A limitar a menos de 30kW, e não tem a ver com o SOC elevado. Antes no filme na mesma carga ao fim de 14m ainda só tinha colocado 7kW.h com um SOC de 60%. A diferença para o Leaf é que para ver a temperatura é preciso uma câmara térmica...

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Enviado: 05 abr 2018, 20:50
por migle
cfvp Escreveu:então como vai ser no verão em Portugal, com temperaturas ambiente de 40ºC?
Bem, felizmente não estamos no Arizona, nem em Córdova, temperaturas de 40 são a excepção, a regra é mais 30... Estamos só na Califórnia e a maior parte de nós no norte. Haja é sombra para estacionar!

E agora até a possibilidade de tempestades é desculpa para cortar árvores....

Continuo a achar que a potência é um bocado para geeks... E é preciso entender que a potência nominal do PCR só pode ser atingida num instante. A questão aqui é a pessoa sentir-se defraudada. "No manual diz 40' e demorou x". O tempo é suficiente para isso acontecer. No caso do Ioniq estão sempre a aparecer... Normalmente canadianos que se põem a carregar numa tomada de 120V com o carro estacionado fora da garagem... Depois vêm dizer que no manual diz que carregava em 24h e só ganhou x de SoC...

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Enviado: 05 abr 2018, 23:06
por cfvp
migle Escreveu:
cfvp Escreveu:então como vai ser no verão em Portugal, com temperaturas ambiente de 40ºC?
Bem, felizmente não estamos no Arizona, nem em Córdova, temperaturas de 40 são a excepção, a regra é mais 30... Estamos só na Califórnia e a maior parte de nós no norte. Haja é sombra para estacionar!

E agora até a possibilidade de tempestades é desculpa para cortar árvores....

Continuo a achar que a potência é um bocado para geeks... E é preciso entender que a potência nominal do PCR só pode ser atingida num instante. A questão aqui é a pessoa sentir-se defraudada. "No manual diz 40' e demorou x". O tempo é suficiente para isso acontecer. No caso do Ioniq estão sempre a aparecer... Normalmente canadianos que se põem a carregar numa tomada de 120V com o carro estacionado fora da garagem... Depois vêm dizer que no manual diz que carregava em 24h e só ganhou x de SoC...
Sim, se fizermos uma média por dia há-de andar por volta de 30ºC ou até menos, mas isso não quer dizer que temperaturas a rondar os 40ºC não sejam comuns a certas alturas do dia, especialmente na cidade onde vivo, que é Coimbra. Lembro-me do ano passado de olhar para a temperatura da parte da tarde e era muitas das vezes para cima de 35ºC. Por isso pode não ser como o Arizona, mas também não são temperaturas que possamos simplesmente ignorar.

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Enviado: 06 abr 2018, 08:45
por migle
Sim, um carro estacionado fica bem acima de 40. Já com este tempo já começa a estar bem quente. E aí não há TMS... só os Teslas gastam bateria com o arrefecimento durante o estacionamento.

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Enviado: 06 abr 2018, 12:50
por cfvp
migle Escreveu:Sim, um carro estacionado fica bem acima de 40. Já com este tempo já começa a estar bem quente. E aí não há TMS... só os Teslas gastam bateria com o arrefecimento durante o estacionamento.
Nesse caso todos os carros eléctricos deviam ter um sistema semelhante aos dos Teslas. Isto partindo do princípio que a bateria poderia atingir temperaturas elevadas com o carro estacionado. Não acha?
Bem mas ter algum tipo de TMS apenas no carregamento ou quando se circula já é melhor que nada. Se calhar já é o suficiente, não sei. Contudo não colocar nenhum tipo de TMS é que não entendo...

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Enviado: 06 abr 2018, 13:02
por RNM
migle Escreveu:Sim, um carro estacionado fica bem acima de 40. Já com este tempo já começa a estar bem quente. E aí não há TMS... só os Teslas gastam bateria com o arrefecimento durante o estacionamento.
A temperatura do habitáculo não tem NADA a ver com a temperatura da bateria, num Leaf.
Já se debateu isso aqui e até já houve quem testasse.

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Enviado: 06 abr 2018, 14:13
por jasmim
Exatamente RNM.
As baterias, paradas, estarão à mesma temperatura ambiente ou um pouco mais pela emanação do calor proveniente do solo e nunca do habitáculo

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Enviado: 06 abr 2018, 18:52
por migle
RNM Escreveu:Já se debateu isso aqui e até já houve quem testasse.
Desculpem! Ainda não li o fórum todo.
Faz sentido. Até provavelmente são eliminados picos de temperatura, e ser mais influenciado pela temperatura média.

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Enviado: 09 abr 2018, 09:00
por Erbium
cfvp Escreveu:Contudo não colocar nenhum tipo de TMS é que não entendo...
Não? É simples, um Leaf sem TMS custa X€, um Tesla com TMS custa Y€. ;)