Viagem de Guimarães a S.João da Pesqueira, coisa de "loucos" surgia no meu pensamento inicial, porque pontos de carga nos montes vinhateiros parecia coisa impossível...
Mas o impossível, tornou-se possível com muita facilidade. Saída de Guimarães até S. João da Pesqueira, passando por Felgueiras, Lixa, Amarante e Régua, percurso com acentuadas subidas e descidas.
Carga a 100%, 120km de autonomia e 109km para percorrer segundo o Navigator, percorrido a uma velocidade de 50 a 60 km/h um dia solarengo com algum vento. Subida máxima 800m, com descida bem proveitosa, em modo ECO PRO + recupero cerca de 30km, que me diverti ao acelerar no percurso à beira rio entre a Régua e o Pinhão. O final do percurso fez-se com a subida até à Pesqueira, chegando ao 21º encontro de VE com 10km de autonomia, (se não fosse o abuso abeira rio chegava com mais)
Carga a 100% com a ajuda do amigo pafi, pois pernoitar nestas terras só mesmo com uma ficha "amiga" da mobilidade eléctrica.
No dia seguinte, visita ao miradouro para apreciar a paisagem e a barragem, almoço e retorno a casa. Visita de reconhecimento do Pinhão, Régua e subida até Vila Real. Aqui mais descansado, pois os postos de carga são mais abundantes. Lanche ajantarado até aguardar a carga de 65km de autonomia, remarco no Navigator o destino de casa e ai surge a ansiedade. Destino 95, autonomia 65, e com uma elevação aos 1070m estando Vila Real cerca dos 600m, faltam me 30km na bateria, LOUCURA...
Continuando em modo ECO PRO +, Inicio a subida a 50km/h por ser o limite mínimo permitido, e a autonomia vai caindo aos poucos. Chegado ao topo, o meu desejo é que se revele a maior característica deste veiculo a sua REGENERAÇÂO. Km a Km recupera vantagem, e nas fortes descidas o seu factor faz-se sentir.
Ainda a mais de 40km de casa a diferença de percurso para percorrer e a autonomia existente é zero. Começo a levar vantagem a cada km que desço, e à chegada a casa a boa notícia de ainda ter bateria para mais 13km... Finalizando com uma regeneração de 43km... Fantástico.
Na verdade, os percursos são diferentes, um mais lento e mais curto, com alguma regeneração. O outro mais longo, rápido e com a sua máxima regeneração.
Cada km que percorro, mais reconheço o carro e mais ele me reconhece.
A mobilidade eléctrica é uma realidade e não tem limitações. Um dia, teremos a rede bem distribuída e certamente vão sorrir ao pensar que não podíamos visitar terras montanhosas...
334km percorridos, com 1 carga e 1/4. (no i3 não tem arvores, tem estradas lisas)
