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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
Enviado: 17 jun 2014, 22:27
por RJSC
Apr Escreveu:O que acho interessnte é que pensei que quanto maior as potencias envolvodas maior era o ruido associado, mas o Leaf quebrou este mito. Já alguem comparou o ruido dos varios VE's de 4 rodas?
É mesmo mito... Um Tesla Model S a puxar com 320 kW é silencioso.
o Ruído depende da forma com são aplicadas as correntes no motor:
- com transições bruscas (controladores de onda quadrada/trapezoidal) provocam flutuações de binário muito intensas e então vibração e ruído.
- com controladores de onda sinuisoidal ou Field Oriented Control / Vector Control o binário é constante e portanto não há vibrações.
A moto o MRider fazia barulho com um controlador de onda quadrada e agora com um de Field Oriented Control é silenciosa.
No que toca aos VE de 4 rodas mais comuns que pude presenciar (Leaf, Fluence ZE, iMiev e clones) são todos silenciosos no que toca o motor. O que pode variar é o ruído dos pneus e do vento a alta velocidade.
Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
Enviado: 17 jun 2014, 22:41
por Apr
Eu digo isto de porque observo os VE's à minha volta e o ruido elétrico do alfa pendular parece maior que o metro e por sua vez maior que os eletricos da zona antiga de lisboa e a seguir devia vir o leaf... mas não... vem a minha fly

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
Enviado: 30 jun 2014, 00:16
por Apr
Hoje viagem Coimbra - Unhais da Serra
Tudo pronto para documentar a viagem de Leaf, o meu android, com custom ROM e totalmente despido de todas as aplicações desnecessárias e apenas com o Leaf Spy decidiu falhar de forma épica. o Leaf spy parecia estar em perfeitas condições durante a viagem, mas parece que não recolheu dados nenhuns, até o reboot fez entrar o telemovel em modo recovery. Resultado: não tenho nada para mostrar....
Mas quero deixar o apontamento que nunca o indicador de autonomia me stressou tanto. o GOM, que até tinha em boa consideração, falhou tanto que até os passageiros (leigos) se aperceberam.
Carro com mala cheia e + 5 passageiros.
Achei que conseguia fazer sem carga intermédia, mas o GOM infuenciou-me de tal maneira que tive que parar a meio para arranjar carga. No final até dava.... tinha ainda 5,4kWh disponiveis segundo o Leaf Spy (entretanto chicoteado).
O melhor é fazer como o outro e meter um autocolante à frente do GOM para não chatear
edit: consumo médio desta viagem: 13,7 kWh/100Km
Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
Enviado: 30 jun 2014, 00:35
por RJSC
O GOM é tramado com subidas.
Quando fui buscar o carro saí com 80 km indicados porque era estrada sinuosa para fazer a menos de 50 km/h e +/- plana. Depois começaram as subidas, mesmo a 50 km/h caiu logo para 42 km...
Em unhais como carregaste para voltar? Ponto de acesso privado, suponho?
Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
Enviado: 30 jun 2014, 17:57
por Apr
Ainda nao regressei
Estou numa especie de "deserto de postos de carregamento", aqui na Covilhã merecia um posto, os mais proximos são Guarda ou Castelo Branco. Nem eu nem o GOM estamos habituados a estas subidas, mas as descidas são simplesmente deliciosas, só preciso de travar qundo é mesmo para parar. É uma montanha russa de emoções

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
Enviado: 02 jul 2014, 21:38
por Apr
Regresso de Unhais para Coimbra
Estava a pensar que a descida da Serra ia carregar o carro ao máximo pois não foi bem assim... condução muito moderada, e desta vez chegámos com bastante folga na autonomia.
A descida da Serra regenerou 5%.
Aqui fica o consumo médio aos 100Km vs o que o Leaf spy mostra: Razoável, com a carro a tender para o pessimismo.
De facto as versões mais antigas do leaf com consumos em kWh/Km deixam os condutores completamente às escuras. 0,1 tanto pode ser ótimo se for 0,11 ou péssimo se for 0,17. Se quiserem enviar um abaixo assinado a pedir à Nissan o consumo como o do Leaf de 2013 têm a minha assinatura.
Algumas notas que vale a pena referir:
- Zero travões: só usei os travões nas raras vezes que tive que parar.
- Zero enjoos: Demorámos mais ~30 minutos que na mesma viagem com um CI 2 anos antes. Desta vez ninguém teve enjoos.
Declaro esta viagem LEAF Compliant, numa condução muito poupada, especialmente na ida. Exceto se levar a Sogra

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
Enviado: 02 jul 2014, 23:07
por RJSC
Apr Escreveu:
Declaro esta viagem LEAF Compliant, numa condução muito poupada, especialmente na ida. Exceto se levar a Sogra

As declarações de viagens LEaf compliant têm que vir com um prazo de validade....
Leaf compliant até X anos de idade...

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
Enviado: 02 jul 2014, 23:52
por Malm
Um carro de 4 lugares também tem essa vantagem, normalmente a sogra não cabe. Noutros tempos eu tb faria esses 120 km sem problemas, entre 40 a 50 km/h. Agora ele já não está para isso, mas é pack mais encolhidinho do que degradado, se é que me entendem.
Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
Enviado: 03 jul 2014, 00:15
por Apr
Ha! se me tivesses dado esse argumento quando andava a sondar imiev's e primos não me teria precipitado para o Leaf...
Estes 120Km não são nada fáceis, tenho a sensação que mesmo no regresso com declive muito favorável, se fosse despreocupado como num CI podia correr o risco de não chegar.
Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
Enviado: 03 jul 2014, 00:19
por VETL
Apr Escreveu:Regresso de Unhais para Coimbra
Estava a pensar que a descida da Serra ia carregar o carro ao máximo pois não foi bem assim... condução muito moderada, e desta vez chegámos com bastante folga na autonomia.
A descida da Serra regenerou 5%.
Aqui fica o consumo médio aos 100Km vs o que o Leaf spy mostra: Razoável, com a carro a tender para o pessimismo.
De facto as versões mais antigas do leaf com consumos em kWh/Km deixam os condutores completamente às escuras. 0,1 tanto pode ser ótimo se for 0,11 ou péssimo se for 0,17. Se quiserem enviar um abaixo assinado a pedir à Nissan o consumo como o do Leaf de 2013 têm a minha assinatura.
Algumas notas que vale a pena referir:
- Zero travões: só usei os travões nas raras vezes que tive que parar.
- Zero enjoos: Demorámos mais ~30 minutos que na mesma viagem com um CI 2 anos antes. Desta vez ninguém teve enjoos.
Declaro esta viagem LEAF Compliant, numa condução muito poupada, especialmente na ida. Exceto se levar a Sogra

Como é que com100km tinhas 9,8kw na bateria e com 120km já só tinhas 6kw?