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Re: Diário de bordo - Malm
Enviado: 18 abr 2014, 18:05
por Orlando
lmlr Escreveu:A zero emissões e a zero, ou quase, zero euros

.
https://www.youtube.com/watch?v=MHnHgylVFdE
Re: Diário de bordo - Malm
Enviado: 18 abr 2014, 19:44
por Malm
De volta a casa. Fiquei-me pelas ruínas de Conímbriga, que aquilo é cansativo.
Fica aqui o registo da viagem de regresso de Coimbra (via N110

+ IP3

). Coimbra (carregador de Celas) - Tábua (Choupal)
Duração da viagem - 1:11:46
Distância - 57,5 km
Wh gastos - 8,189
Wh regenerados - 1,728
% de energia regenerada - 21%
Wh efetivamento usados - 6,461
Velocidade média - 48 km/h
Wh/km - 112
Desnível - desfavorável em cerca de 200 metros
Percentagem de SoC usada - 80,5 - 29 = 51,5%
Cheguei com 29% de SoC. 4 barras. Agora vai ficar na rua sem carregar até às 4:00 da manhã. Por um lado, arrefece, que chegou com uns 27º C. Mas o objetivo é que me recalcule o SoC e me resolva dar uma barra extra. Se me der, depois vai parar abaixo dos 3,25 V. Vamos lá ver se tenho sorte.
Re: Diário de bordo - Malm
Enviado: 18 abr 2014, 22:31
por Malm
Há pessoas que sabem viver. O Alohart do myimiev.com vive metade do ano no Havai e metade do ano na Suécia. Claro que o inverno passa no Havai e é lá que utiliza o i-MiEV dele. Mas este verão vem a Portugal e vai cá estar uns 10 dias. Já me esteve a perguntar o que é que eu achava dos sítios que ele pretende visitar. Já percebi que ele está a preparar devidamente a viagem. Se ele quiser vou passar um dia com ele, seja em Lisboa ou no Porto. Pelo menos para intérprete devo servir. Quem sabe não começo eu a juntar uns trocos para ir ao Havai. Uma das coisas que eu gostaria de experimentar, antes de morrer, era sentir o calor da lava acabadinha de sair de um vulcão nas ventas. O Kilauea está em erupção desde 2011.
Re: Diário de bordo - Malm
Enviado: 19 abr 2014, 09:25
por Malm
Nada feito

. Levantei-me às 4:00 para o colocar na garagem. As mesmas 4 barras, os mesmos 29% de SoC

. Estou a ver que tenho de o deixar muito mais tempo parado para que ele recalcule.
É teimoso. Desta venceu-me. Tem lá 34% mas só me mostra 29%. Escondeu teimosamente aqueles 5%. Mas eu não sou parvo e pensei, se tens 34% em vez de 29%, sempre quero ver como é que vais chegar aos 100%. Deixei o Canion ligado todo o carregamento e hoje de manhã fui ver o gráfico da variação do SoC.
https://www.dropbox.com/s/7su5t6zypfgpc ... ndidos.png
Querem melhor prova que ele tinha escondido 5%? Deviam ser umas 6:30 da manhã, chega aos 86% e deteta que tem mais carga do que pensa e num instante passa de 86% para 91%. Como se me dissesse, tens razão Malm, desculpa, estou realmente a esconder-te 5%. Dou-tos então agora, não consigo escondê-los mais tempo. Virei-me para ele e pensei, agora?? Agora já não me interessa, eu queria-os era lá mais em baixo para te ver um célula a menos de 3,20V.
Não me venham dizer que foi a aplicação que parou na altura ou coisa do género. Eu não fui lá reiniciar nada.
Re: Diário de bordo - Malm
Enviado: 19 abr 2014, 11:21
por RJSC
Já antes acontecia saltar de 95% para 100%.
Parece que só recalcula com SOC elevados.
Re: Diário de bordo - Malm
Enviado: 19 abr 2014, 17:07
por Malm
RJSC Escreveu:Já antes acontecia saltar de 95% para 100%.
Parece que só recalcula com SOC elevados.
Só que já o vi fazer isso nos mais variados valores de SoC. De 40 para 45%, por exemplo.
Ontem de noite foi dos 29% aos 100%. Carregou 10,42 kWh. Isso quer dizer que dos 0 aos 100% seriam 14,67 kWh. Bate certo com o valor que eu calculei dos 0 aos 100%, que foi 14,66 kWh.
Re: Diário de bordo - Malm
Enviado: 19 abr 2014, 19:25
por Malm
É verdade, pack de 12,75 kWh. Nenhuma novidade quanto a esse aspeto. Isto quer dizer que ele assumiu, vou repeti-lo mais uma vez, 20% de degradação.
Confesso que me custa ter de considerar esses 20%. Isso significa 12,75 kWh para gastar, mas chegar ao fim desses 12,75 kWh e olhar para as células e encontrar energia disponível é frustrante.
Tantas vezes que eu fui visitar os 2,75V, que saudades. Ninguém conhece, no mundo inteiro, quem pare e volte a parar nos 0,0%. Nem num carro que diariamente recalcula a sua capacidade isso acontece (Leaf). De um momento para o outro um carro que carregava 15,7 kWh carrega agora só 14,66 kWh. É como se tivesse degradado 7% de um dia para o outro.
Teria mais lógica parar aos 2%, não que não tivesse essa energia total em média por célula para andar, mas porque existe desequilíbrio entre as células, e considerava a degradação de 15%. Era mais justo. Afinal, porque tenho de ser o único no mundo a parar a 0,0% SoC.
Gostaria muito que ele me devolvesse esses 5%, mas sinceramente, não acredito que tal venha a acontecer.
Re: Diário de bordo - Malm
Enviado: 19 abr 2014, 20:00
por mjr
Achas então que terão alterado a tensão em que é considerado 0% de SOC para os 3,25V como suspeitei? Ou que ele assume uma determinada capacidade de 100% até 0%, e que neste momento para a 3,25V, mas que conforme se for degradando irá baixar até aos 2,75V?
Re: Diário de bordo - Malm
Enviado: 19 abr 2014, 20:26
por VETL
mjr Escreveu:Achas então que terão alterado a tensão em que é considerado 0% de SOC para os 3,25V como suspeitei? Ou que ele assume uma determinada capacidade de 100% até 0%, e que neste momento para a 3,25V, mas que conforme se for degradando irá baixar até aos 2,75V?
O Malm defende a segunda tese, mjr...
Re: Diário de bordo - Malm
Enviado: 19 abr 2014, 20:31
por Malm
mjr Escreveu:Achas então que terão alterado a tensão em que é considerado 0% de SOC para os 3,25V como suspeitei? Ou que ele assume uma determinada capacidade de 100% até 0%, e que neste momento para a 3,25V, mas que conforme se for degradando irá baixar até aos 2,75V?
Primeiro, e aqui sei que é uma opinião bastante discutível, mas é o que acho. Ninguém alterou o carro, foi ele que fez o recálculo da sua capacidade sozinho. E arrisco que foi no dia 1 de março (só fui à revisão no dia 6 ou 7). Digo isto porque já andava a reparar, nesses primeiros dias de março, que as barras me estavam a desaparecer mais depressa (pensei que era porque estava a andar mais depressa

). Como eles me pedem no dia da revisão para levar o carro com poucas barras, de véspera gastei 10 e saí de manhã com 6 convencido que mais de quatro não gastava. Tantas vezes fiz eu a viagem e nunca me tinha usado mais de 3. Então não é que ainda me faltavam uns 3 km para chegar e já tinha gasto 4. Comecei a ficar muito preocupado, porque pensava que o carro me podia parar ainda com uma barra, até, quem sabe com duas. Não levava o Canion, pois não queria que eles soubessem que eu o usava. Parei o carro dentro das instalações com uma barra, quando pelas minhas contas teria chegado com 3. Já se tinha atualizado, eu é que ainda não me tinha apercebido.
Eu estou convencido que se trata da segunda. Assumiu 12,75kWh de capacidade dos 100% aos 0%.