Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Enviado: 20 jul 2024, 19:36
Relato da experiência de um francês que veio a Portugal:
https://www.youtube.com/watch?v=vFpCOS9vQj4
https://www.youtube.com/watch?v=vFpCOS9vQj4
Fórum de discussão sobre a Mobilidade Elétrica e Parceiro privilegiado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE
https://www.clubeletricos.com/
Concordo, mas que potência vão conseguir extrair das ligações já existentes aos postes de luz?civic Escreveu: 22 jul 2024, 13:52 Até que enfim, alguém se mexe, não entendo toda a inercia em volta da venda de energia.
https://eco.sapo.pt/2024/07/22/galp-lan ... artilhada/
Vai ter de haver opc e ceme para essas soluções?civic Escreveu: 22 jul 2024, 13:52 Até que enfim, alguém se mexe, não entendo toda a inercia em volta da venda de energia.
https://eco.sapo.pt/2024/07/22/galp-lan ... artilhada/
Estes editoriais e as suas calinadas, o que retenho dessa noticia é ser a GALP a querer fazer uma coisa destas, uma empresa pequena dificilmente consegue entrar neste tipo de contratos, a ideia é usar a potência excedente das instalações de iluminação, onde hoje facilmente convertes um candeeiro que tinha uma potência de 400w para 100W, isto dá uma margem enorme de manobra e dessa força podes instalar carregadores de baixa potência de x em x postes para estacionamentos de longa duração, seja durante a noite em que está a dormir ou de dia enquanto estás no trabalho.cfvp Escreveu: 22 jul 2024, 15:13
Concordo, mas que potência vão conseguir extrair das ligações já existentes aos postes de luz?
Outra coisa que achei estranho foi dizerem "As baterias dos carros elétricos, passados cerca de sete ou oito anos, já não podem ser usadas".![]()
A meu ver, depende do uso e se não tiverem sido muito usadas podem continuar nos carros.
Pois, não faço ideia, mas vendo pelos postos de baixa potência já existentes diria que em Portugal isso será obrigatório.
Sim, estou a ver. Já sabia que em Londres, por exemplo, já faziam isso, mas uma vez ao discutir este assunto disseram que em Portugal a instalação elétrica da iluminação não iria dar. A verdade é que chegaram a instalar um em Oeiras, mas provavelmente foi algo dedicado, como um posto normal.civic Escreveu: 22 jul 2024, 15:58Estes editoriais e as suas calinadas, o que retenho dessa noticia é ser a GALP a querer fazer uma coisa destas, uma empresa pequena dificilmente consegue entrar neste tipo de contratos, a ideia é usar a potência excedente das instalações de iluminação, onde hoje facilmente convertes um candeeiro que tinha uma potência de 400w para 100W, isto dá uma margem enorme de manobra e dessa força podes instalar carregadores de baixa potência de x em x postes para estacionamentos de longa duração, seja durante a noite em que está a dormir ou de dia enquanto estás no trabalho.cfvp Escreveu: 22 jul 2024, 15:13
Concordo, mas que potência vão conseguir extrair das ligações já existentes aos postes de luz?
Outra coisa que achei estranho foi dizerem "As baterias dos carros elétricos, passados cerca de sete ou oito anos, já não podem ser usadas".![]()
A meu ver, depende do uso e se não tiverem sido muito usadas podem continuar nos carros.
Isto já é usado em alguns paises, o que para quem não tem garagem é uma forma de poder entrar também na mobilidade elétrica.
Claro que dá, não podes é meter um carregador por poste, apenas podes colocar conforme a potência instalada, imagina 10 postes com lampadas de 500w precisam de 5000w, se colocares lampadas de 100w sobram-te 4000w para colocar carregadores, simplificando é isto, ou seja, terias um carregador de 16A por 10 postes.cfvp Escreveu: 22 jul 2024, 16:45
Sim, estou a ver. Já sabia que em Londres, por exemplo, já faziam isso, mas uma vez ao discutir este assunto disseram que em Portugal a instalação elétrica da iluminação não iria dar. A verdade é que chegaram a instalar um em Oeiras, mas provavelmente foi algo dedicado, como um posto normal.