Página 125 de 155

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Enviado: 20 jul 2024, 19:36
por cfvp
Relato da experiência de um francês que veio a Portugal:

https://www.youtube.com/watch?v=vFpCOS9vQj4

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Enviado: 20 jul 2024, 21:05
por Nonnus
Eu não vi tudo, fiquei-me pelo: "isto faz um preço desmasiado". :lol: :lol: :lol:

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Enviado: 20 jul 2024, 21:54
por civic
Como até estou com tempo de sobra vi o video todo, e tirando as bacoradas que o senhor diz, tendo EV à 4 anos em França e estar tão mal informado nestas coisas só posso dizer que o sistema por lá deve funcionar muito bem, mas retenho algumas coisas que concordo com ele:
- Os preços estão carissimos.
- Ele sendo emigrante e já preparado com a app da Miio teve os problemas que teve, ora um turista nestas andanças passa um inferno em Portugal.
- A inoperacionalidade é uma coisa que até a app da Miio falha à bruta, temos muitos postos que simplesmente continuam a verde na app e já estão desligados à meses, sei que a Miio só regista o que a Mobie-e declara, por isso a culpa é do dono do sistema, penso eu.

De resto esperemos que o governo veja o video e mude as coisas.... :lol:

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Enviado: 22 jul 2024, 13:52
por civic
Até que enfim, alguém se mexe, não entendo toda a inercia em volta da venda de energia.

https://eco.sapo.pt/2024/07/22/galp-lan ... artilhada/

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Enviado: 22 jul 2024, 15:13
por cfvp
civic Escreveu: 22 jul 2024, 13:52 Até que enfim, alguém se mexe, não entendo toda a inercia em volta da venda de energia.

https://eco.sapo.pt/2024/07/22/galp-lan ... artilhada/
Concordo, mas que potência vão conseguir extrair das ligações já existentes aos postes de luz?

Outra coisa que achei estranho foi dizerem "As baterias dos carros elétricos, passados cerca de sete ou oito anos, já não podem ser usadas". :shock:
A meu ver, depende do uso e se não tiverem sido muito usadas podem continuar nos carros.

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Enviado: 22 jul 2024, 15:25
por ruramos
civic Escreveu: 22 jul 2024, 13:52 Até que enfim, alguém se mexe, não entendo toda a inercia em volta da venda de energia.

https://eco.sapo.pt/2024/07/22/galp-lan ... artilhada/
Vai ter de haver opc e ceme para essas soluções?

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Enviado: 22 jul 2024, 15:58
por civic
cfvp Escreveu: 22 jul 2024, 15:13
Concordo, mas que potência vão conseguir extrair das ligações já existentes aos postes de luz?

Outra coisa que achei estranho foi dizerem "As baterias dos carros elétricos, passados cerca de sete ou oito anos, já não podem ser usadas". :shock:
A meu ver, depende do uso e se não tiverem sido muito usadas podem continuar nos carros.
Estes editoriais e as suas calinadas, o que retenho dessa noticia é ser a GALP a querer fazer uma coisa destas, uma empresa pequena dificilmente consegue entrar neste tipo de contratos, a ideia é usar a potência excedente das instalações de iluminação, onde hoje facilmente convertes um candeeiro que tinha uma potência de 400w para 100W, isto dá uma margem enorme de manobra e dessa força podes instalar carregadores de baixa potência de x em x postes para estacionamentos de longa duração, seja durante a noite em que está a dormir ou de dia enquanto estás no trabalho. ;)
Isto já é usado em alguns paises, o que para quem não tem garagem é uma forma de poder entrar também na mobilidade elétrica.

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Enviado: 22 jul 2024, 15:59
por civic
ruramos Escreveu: 22 jul 2024, 15:25

Vai ter de haver opc e ceme para essas soluções?
Pois, não faço ideia, mas vendo pelos postos de baixa potência já existentes diria que em Portugal isso será obrigatório.

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Enviado: 22 jul 2024, 16:45
por cfvp
civic Escreveu: 22 jul 2024, 15:58
cfvp Escreveu: 22 jul 2024, 15:13
Concordo, mas que potência vão conseguir extrair das ligações já existentes aos postes de luz?

Outra coisa que achei estranho foi dizerem "As baterias dos carros elétricos, passados cerca de sete ou oito anos, já não podem ser usadas". :shock:
A meu ver, depende do uso e se não tiverem sido muito usadas podem continuar nos carros.
Estes editoriais e as suas calinadas, o que retenho dessa noticia é ser a GALP a querer fazer uma coisa destas, uma empresa pequena dificilmente consegue entrar neste tipo de contratos, a ideia é usar a potência excedente das instalações de iluminação, onde hoje facilmente convertes um candeeiro que tinha uma potência de 400w para 100W, isto dá uma margem enorme de manobra e dessa força podes instalar carregadores de baixa potência de x em x postes para estacionamentos de longa duração, seja durante a noite em que está a dormir ou de dia enquanto estás no trabalho. ;)
Isto já é usado em alguns paises, o que para quem não tem garagem é uma forma de poder entrar também na mobilidade elétrica.
Sim, estou a ver. Já sabia que em Londres, por exemplo, já faziam isso, mas uma vez ao discutir este assunto disseram que em Portugal a instalação elétrica da iluminação não iria dar. A verdade é que chegaram a instalar um em Oeiras, mas provavelmente foi algo dedicado, como um posto normal.

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Enviado: 22 jul 2024, 17:44
por civic
cfvp Escreveu: 22 jul 2024, 16:45
Sim, estou a ver. Já sabia que em Londres, por exemplo, já faziam isso, mas uma vez ao discutir este assunto disseram que em Portugal a instalação elétrica da iluminação não iria dar. A verdade é que chegaram a instalar um em Oeiras, mas provavelmente foi algo dedicado, como um posto normal.
Claro que dá, não podes é meter um carregador por poste, apenas podes colocar conforme a potência instalada, imagina 10 postes com lampadas de 500w precisam de 5000w, se colocares lampadas de 100w sobram-te 4000w para colocar carregadores, simplificando é isto, ou seja, terias um carregador de 16A por 10 postes.