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Re: LEAF 30 - atualização ao firmware do LBC

Enviado: 13 jan 2019, 20:17
por PedroDuarte
Não, não acontece com a regeneração a 30 kw.

Não é uma travagem brusca, estou em plano e a travagem que faço é leve.

Re: LEAF 30 - atualização ao firmware do LBC

Enviado: 13 jan 2019, 21:17
por jfr2006
O que acontece e não é exclusivo dos Leaf (já o meu Prius faz o mesmo) é quando durante a travagem se apanha alguma irregularidade, o sistema ABS/ESP deve entrar em funcionamento e a travagem deve comutar de regenerativa para mecânica.

Durante esses ms (seja lá quanto for o tempo) fica a ideia que o carro deixa de travar.. É perfeitamente normal, dado o tempo de comutação entre um sistema e o outro.

Creio que no Leaf de 40kWh, com o e-pedal tal não deve ser tão notório, porque o e-pedal combina travagem regenerativa com mecânica.

Re: LEAF 30 - atualização ao firmware do LBC

Enviado: 14 jan 2019, 09:08
por Erbium
PedroDuarte Escreveu: 13 jan 2019, 12:20 Boas,

Gostaria de saber se alguém aqui do fórum tem o mesmo problema que eu.

Fiz o update do firmware em meados de Outubro em Benfica. Nos finais de Novembro, comecei a notar que quando travo em modo D, não é ligado a regeneração, então passei para o modo B, e reparo que a frequência é menor da ausência de regeneração mas continua a acontecer.
A situação embora não seja o separado não era relevante para mim, até que chegou a altura em que na estrada estamos a travar e o carro deixa de regenerar e sofre uma aceleração do nada, que me quase faz bater no carro da frente. Esta situação já me aconteceu pelo menos 4 vezes. A última foi hoje frente ao Colombo, tinha uma carrinha Mercedes a minha frente que estava a parar no sinal, coloco pé ao travão (modo B) e não faz nada, até que coloco mais o pé ao travão e ele derrapa, não bati por pouco.
Acontece isto com mais alguém?

Em Dezembro liguei para a Nissan que marcou me uma ida a oficina para dia 16, espero não bater até lá.


Obrigado
Os pneus estão em bom estado?

Re: LEAF 30 - atualização ao firmware do LBC

Enviado: 03 nov 2024, 19:00
por Nonnus
Hoje numa resposta sobre outro assunto recebi isto:
Laboratório Baterias EVs Acecitec
eles deviam ser obrigados a trocar a bateria pelo HX e não pelo SOH
A actualização que receberam deixo de usar o isolamento como métrica para determinar o SOH !!!!!
Pedi para desenvolver a teoria
Laboratório Baterias EVs Acecitec
Como deve calcular, já são alguns anos a trabalhar neste ramo, inclusive com aptidão académica na área.
O problema é que muita coisa não pode ser dita publicamente!
Não precisamos de mais processos em tribunal.
Cumprimentos

Re: LEAF 30 - atualização ao firmware do LBC

Enviado: 04 nov 2024, 09:09
por frankesousa
Isso confirma a minha experiencia com o leaf 30, em que o Hx está em 30% ou assim (ainda com SOH de 60%), e em determinadas situações (muitas) só consigo efetivamente tirar pouco mais que 30% da capacidade original :)

Ainda ontem ao fim de 35km estava com a tartaruga ligada, e com 8% de bateria a piscar tudo. Numa situação normal mais valia parar.
Mas depois veio a descida, cheguei a casa passados 10km com 44% de bateria :lol:

Já é difícil saber o que é verdade e o que é mentira naquele BMS, imagina que nem a Nissan soube fazer um software capaz de perceber o real estado da bateria!

O Hx baixo, no meu caso, faz com que tanto consiga "tirar" 15kWh da bateria, como na vigem seguinte (com mais subidas) já só consigo tirar 10kWh, e isso é inadmissível na minha opinião, a resistência interna e perdas por aquecimento é "monstruosa" no meu learf com HX de 30%

Re: LEAF 30 - atualização ao firmware do LBC

Enviado: 04 nov 2024, 11:50
por civic
No meu caso o Hx desce se andar pouco com ele. e basta fazer uns ciclos maiores que ele volta a subir, a questão aqui é que ninguém devia ver esses valores, se o Leafspy não existisse apenas teriamos a barra para saber essas coisas.
O que devia acontecer era um teste de estrada e a marca ser razoável em aceitar ou nao a queixa do cliente, tal como num CI a marca aceitar ou não mudar uma embraiagem, por exemplo, não existem valores para definir que foi o cliente que a destruiu ou se foi peça defeituosa, prevalece o bom senso.
A Nissan foi das primeiras marcas de EVs a anunciar a criação de oficinas para reparar baterias, hoje isso foi anulado? Ou é só no caso do LEAF 1ª geração que não querem mexer?