Desculpem continuar, mas a distinção... Bem sabemos que há profissões onde se pode optar à vontade entre ser um trabalhador por conta de outrem ou uma empresa de prestação de serviços, e passar deduzir o IVA de todas as despesas... E aí, como se distingue o que é uso pessoal de uso comercial? A falsa empresa (tal como há falsos recibos verdes em prejuízo do contratado, também há em benefício) todos os dias quando se dirige para o seu local de trabalho usa o seu automóvel profissionalmente, enquanto que um trabalhador por conta de outrem faz o mesmo, mas o carro é pessoal...mjr Escreveu: 14 dez 2018, 15:48 É diferente Bruno... tu és consumidor final por isso não podes deduzir IVA.
Já foi pior. Pelo menos hoje nos carros são apenas os VE. Menos mal.
Mas eu queria falar no Model 3. Fui ali comprar brinquedos ontem (desilusão, não valeu a deslocação), e acabei por dar uma pequena olhada no Model 3.
A minha impressão foi boa. Na realidade, pensei que fosse outra grande banheira à americana e não é. O carro tem um tamanho bastante aceitável. A dimensão do volume da frente é semelhante à do Ioniq, a dimensão do habitáculo é idêntica, a mesma altura, largura, comprimento, e apenas o volume traseiro, da bagageira, é bastante maior, é aí que estão os centímetros extra. É, naturalmente, muito mais vistoso, principalmente naquela cor vermelha de 2700€.
Então, porque é que não reservei um Model 3? E será que hoje, continuo a não reservar? Na maior parte, as minhas razões não são racionais.
- Acima de tudo, eu queria um VE logo. Não queria esperar 2 anos pelo M3 nem mesmo 1 ano pelo novo Leaf. E até fiz mal as contas, não pensei que o novo Leaf ia surgir logo inicialmente a preço de desconto, ao preço que o antigo de saída estava a ser vendido. Um ano teriam sido muitos € de gasolina também.
- A etiqueta dos $35000 (cá, eventualmente, uns 34000€+IVA) pareceu-me que teria sempre algum senão. A Tesla é uma marca com enorme potencial para vender com um premium acima dos concorrentes. Como posso compreender que desbarate esse potencial? Então vemos uma cor atingir 2700€, e o protelar, até eventualmente esse preço não ser assim tão fantástico face à concorrência. Os $35000, a mim e a muita gente, pareceram "too good to be true". Mas compreendo que vai surgir.
- Medo de outros custos escondidos. Não podemos dar tudo no preço de aquisição. Se compramos um carro, convém termos meios de cuidar dele, fazer a manutenção, comprar peças, etc, etc. Como é natural, montes de peças e serviços na Tesla vão ser mais caros do que em marcas mais normais. Não ia querer ser como tantos Mercedes e BMWs que se vêm, que nunca põem os pés na marca porque é cara, e muitas vezes andam por aí com pneus carecas. Tem de haver um equilíbrio.
- Demasiado carro para o meu gosto. Banheira, demasiado vistoso. Eu, como a maior parte dos europeus, prefiro um segmento B ou C se tiver mesmo de ser por causa do espaço. Foi preciso habituar-me ao Ioniq.
- Um argumento que houve, que foi tipo "walk the extra mile" porque depois seria um carro para a vida... Temos tantas indicações de grandes evoluções na tecnologia de baterias no princípio da próxima década, como baterias de estado sólido, a eventualidade de baterias que sofrem muito pouca degradação com o uso.... Essas baterias é que eu quero, por essas é que eu espero. O Model 3, que é um óptimo carro, ainda tem as baterias de hoje.
Não perdi nada, e ando de VE. Estou bastante satisfeito, e neste momento, não trocava. Não seria o desempenho (o VE actual já o tem em excesso), nem mesmo a autonomia adicional. Não seria a longevidade, porque isso não faria sentido.
Se eu me tivesse metido num VE temporário, talvez com um contrato de leasing, eventualmente saía-me mais caro o carro, e talvez tivesse de imputar esse custo adicional à opção que tinha feito.
Daqui a uns 9 anos, quando trocar de carro (ou talvez daqui a 7, quando a minha mulher trocar de carro), todas as opções estão em cima da mesa. Mas sou capaz de olhar com fascínio para o sistema de infotainment e a integração de serviços de um Tesla, e não o desejar para mim. São coisas diferentes.
A minha mulher, não sei... Mas para ela teria de ser o X e para esse não haverá mesmo dinheiro, portanto...