Re: autonomia zoe
Enviado: 17 jun 2015, 00:10
Aqui fica um tópico interessante do fórum francês sobre a perda de capacidade da bateria nos Zoe.
http://renault-zoe.forumpro.fr/t6397-sa ... e-batterie
Quem tem um Zoe pode fazer o teste num concessionário Renault ou usar o programa iCarSoft i907 com o OBD ligado.

São 60.582 km feitos sem aparente perda de capacidade, normalíssimo numa bateria NMC.
O valor 8.065 Kwh deve significar a electricidade retirada da bateria e os 9.470 Kwh a electricidade usada para carregar a bateria. Isto significa uma eficiência de carregamento de aproximadamente 85%. Considerando que a bateria do Q210 tem 22 Kwh utilizáveis, significa que aos 8.065 Kwh retirados da bateria correspondem 366 ciclos completos de carga/descarga.
O carro também gastou da rede eléctrica em média 15,6 Kwh por cada 100 km feitos, para os mesmos 100 km foram em média retirados 13,3 Kwh da bateria.
Considerando um valor arredondado para cima de 0,20€ por cada Kwh, são 3,2€ gastos da tomada por cada 100 km. Nada mau.
No total, foram desperdiçados 1.405 Kwh pelo carregador, que correspondem a 281€.
O R240 terá melhores resultados com o seu motor/carregador mais eficiente.
Gostava de saber a eficiência do carregador interno do Leaf. Deve rondar os 90%.
http://renault-zoe.forumpro.fr/t6397-sa ... e-batterie
Quem tem um Zoe pode fazer o teste num concessionário Renault ou usar o programa iCarSoft i907 com o OBD ligado.

São 60.582 km feitos sem aparente perda de capacidade, normalíssimo numa bateria NMC.
O valor 8.065 Kwh deve significar a electricidade retirada da bateria e os 9.470 Kwh a electricidade usada para carregar a bateria. Isto significa uma eficiência de carregamento de aproximadamente 85%. Considerando que a bateria do Q210 tem 22 Kwh utilizáveis, significa que aos 8.065 Kwh retirados da bateria correspondem 366 ciclos completos de carga/descarga.
O carro também gastou da rede eléctrica em média 15,6 Kwh por cada 100 km feitos, para os mesmos 100 km foram em média retirados 13,3 Kwh da bateria.
Considerando um valor arredondado para cima de 0,20€ por cada Kwh, são 3,2€ gastos da tomada por cada 100 km. Nada mau.
No total, foram desperdiçados 1.405 Kwh pelo carregador, que correspondem a 281€.
O R240 terá melhores resultados com o seu motor/carregador mais eficiente.
Gostava de saber a eficiência do carregador interno do Leaf. Deve rondar os 90%.



