Página 13 de 38

Leaf - Odivelas

Enviado: 11 nov 2013, 17:28
por galt
Na semana passado reportei várias vezes o estado da bateria:

Dia 5 de Novembro à Noite depois das viagens diurnas:
Imagem

Dia 8 de Novembro à Noite imediatamente depois da carga terminar:
Imagem

Dia 9 de Novembro final da tarde imediatamente depois da carga terminar:
Imagem

Ontem dia 10 de Novembro após 40 horas de descanso propositado (coisa rara):
Imagem
Após fazer este levantamento voltei a colocar o carro à carga e posso dizer-vos que esteve mais de 2 horas a carregar.

Re: Leaf - Odivelas

Enviado: 11 nov 2013, 17:32
por galt
Concluo o seguinte:
Como o carro anda durante o dia e carrega depois da meia-noite, as baterias quase não chegam a repousar após o carregamento.

O carregamento pára quando uma bateria atinge o limite máximo. Quer dizer que depois de o carro estar parado 2 dias com carga completa, ele voltou a receber carga durante mais de 2 horas, após estarem mais equilibradas (não consegui medi-las após o 2 carregamento completo).

Penso que para equilibrar as baterias o carro deve repousar uma vez por mês mais de 30 horas. :roll:

Também se pode verificar que os amperes têm subido.

Re: Leaf - Odivelas

Enviado: 11 nov 2013, 18:21
por Malm
Isso quer dizer que o carro em repouso, sem estar ligado, equilibra o pack.

Re: Leaf - Odivelas

Enviado: 11 nov 2013, 18:44
por mjr
Como já disse, nos 20 minutos (ou próximo disso) subsequentes ao término de uma carga, o LBC mantém-se ligado. Isto pode ser comprovado com o Leaf spy pois com o carro desligado continua a atualizar os valores. Após esse tempo o LBC desligasse (o Leaf spy deixa de atualizar). Não se deve realizar medições logo a seguir ao fim de carga pois mesmo sem qualquer balanceamento as células vão baixar ligeiramente a tensão. Eu espero sempre 20 a 30 minutos, o tempo suficiente para o LBC se desligar (tenho de ligar o carro, mas sem o pé no acelerador para não ligar o conversor CC/CC e perturbar a medição) .

Re: Leaf - Odivelas

Enviado: 11 nov 2013, 18:52
por VETL
mjr Escreveu:...(tenho de ligar o carro, mas sem o pé no acelerador para não ligar o conversor CC/CC e perturbar a medição)...
Era travão que queria dizer. Certo?

Re: Leaf - Odivelas

Enviado: 11 nov 2013, 20:54
por mjr
:D Claro que era travão. Foi um ato falhado, devia estar com pressa quando escrevi acelerador ;)

Re: Leaf - Odivelas

Enviado: 12 nov 2013, 21:49
por galt
Os carros elétricos andam por aí...

À cerca de 20 minutos quando cheguei junto do meu carro que estava à carga num posto de público em Sto. António dos Cavaleiros, Loures, nem imaginam o meu espanto quando me aproximei do carro e percebi que não estavam 2 carros, mas sim 3 carros elétricos. Destes 3 carros, 2 em carregamento e 1 em espera. Como é normal usei o Carwings para saber o estado da bateria, tendo chegado 3 minutos antes do carro terminar a carga.

Não conheço os donos destes veiculos, mas o Fluence escuro está ali com alguma regularidade. O Fluence cinza claro foi uma novidade e tinha a indicação de Município de Lisboa.

Se os donos se identificarem, para a próxima posso mandar um SMS a informar que o posto está livre. Pelo que percebi no passado o Fluence escuro não tem cabo para carregar na tomada CEE Azul, apenas cabo Menekes.

Aqui fica a foto (Telemóvel):
[IMG]http://s24.postimg.cc/6qui0kqqd/IMG_20131112_210752.jpg[/IMG]

Em breve o problema da falta de sinalização está resolvido, mas levanta-se outro... será que o posto está livre? :roll: e a que horas ficará livre? será que chega outro depois deste sair? :roll: :roll: :roll:

Re: Leaf - Odivelas

Enviado: 12 nov 2013, 22:31
por Orlando
Em breve, impõe-se uma plataforma entre utilzadores com reconhecimento atv de matrícula...

Re: Leaf - Odivelas

Enviado: 12 nov 2013, 22:59
por galt
Orlando Escreveu:Em breve, impõe-se uma plataforma entre utilzadores com reconhecimento atv de matrícula...
E quanto custará? com tantos serviços disponíveis o preço final, carregamento, estacionamento, aluguer do posto físico, carwings à Nissan, aluguer de baterias, reconhecimento atv de matrícula, etc vai custar mais que andar a gasóleo. :roll: :lol:

E quando chegar o carregamento por indução... nem quero imaginar o preço de utilização... ui ui...
Uma simples tomada em casa soluciona quase todos.

Re: Leaf - Odivelas

Enviado: 20 nov 2013, 11:38
por galt
Ando a ficar preocupado com uma bateria do meu Leaf.

Final do dia (19h) em que o último carregamento tinha sido à 2 dias
[IMG]http://s10.postimg.cc/6fpg6p9qh/2013_11_16_18_56_32.png[/IMG]

Ainda com muita carga na bateria, mas demasiado desequilibradas :(
[IMG]http://s2.postimg.cc/d2l45i2ih/2013_11_18_21_52_06.png[/IMG]

Ontém à noite depois de uma viagem de 111kms.
[IMG]http://s10.postimg.cc/7ykubogax/2013_11_19_19_32_51.png[/IMG]

A bateria 27 e a 28 por arrastamento estão quase sempre em baixo em relação à média.