Página 115 de 245
Re: Diário de bordo - Malm
Enviado: 26 mar 2014, 19:22
por Malm
Sim rdias. Tens razão. O click que era necessário, está dado.
Re: Diário de bordo - Malm
Enviado: 26 mar 2014, 19:51
por Filipe
Orlando Escreveu:RJSC Escreveu:Orlando Escreveu:Mas é suposto ser surpresa?
Qualquer bateria sofre disso!
Mas nas de lítio, nenhuma sofre tanto como as LiMn que estão em uso nos carros que não Tesla e Chevrolet Spark EV (que nunca mais se comercializa) neste momento.
Qualquer química sofre com calor, todas têm degradação (chumbo, Lifepo4, nimh, nicd, etc).
Claro que estamos a falar das LiMn, certo. Mas seria ingénuo da nossa parte não acreditar no inevitável: todas sofrem e sofrerão, mesmo com o + avançado sistema de proteção. Só que aí o efeito será minimizado.
Cabe-nos a nós, descobrir como diminuir esse efeito e como surge.
Parece-me que a degradação pode não acontecer nas baterias de chumbo ( há quem diga que pertence ás teorias de conspiração ), Mr. Bedini tem baterias de chumbo a trabalhar há mais
50 ANOS.
Re: Diário de bordo - Malm
Enviado: 26 mar 2014, 23:21
por mjr
Malm Escreveu:
MJR, eu não me admiraria nada, afinal noutros tempos era carro para parar com 14,5% de SoC. Eu estou capaz de apostar como consigo. Um jantar naquele restaurante em que almoçámos no encontro de VE no Porto, junto à casa da música, alinhas? Só preciso que me dês uma semana.
Não sou pessoa de apostas
Mas que seria um erro crasso da engenharia, lá isso seria.
Se vieres ao Porto numa data em que esteja disponível teria todo o gosto em pagar um lanche. Almoço ou jantar já é mais complicado de convencer a patroa...

Re: Diário de bordo - Malm
Enviado: 27 mar 2014, 00:03
por Malm
É pena, mesmo que perdesse era dinheiro bem gasto.
Re: Diário de bordo - Malm
Enviado: 29 mar 2014, 22:09
por lmlr
Malm, ando a pensar comprar o OBD para usar com o CaniOn, que já descarreguei. Conheces algum mais barato ou qual recomendas?
Re: Diário de bordo - Malm
Enviado: 29 mar 2014, 23:02
por Malm
Eu não me arrependo da escolha que fiz. Até hoje tem funcionado às mil maravilhas.
Re: Diário de bordo - Malm
Enviado: 30 mar 2014, 11:45
por Malm
Mais um domingo, mais uma viagem a Aveiro. Agora com o meu i-MiEV novo de 12.75 kWh. Gastei qualquer coisa como 6.5 kWh. 1:45 de viagem. 80 km. Menos de 100 W/km (é por isso que o Tesla S fica em casa). Na verdade, hoje terei feito o melhor consumo de sempre no que diz respeito a este percurso. Hoje faria facilmente 140 km e parava num RBI de Gaia. Ou, se calhar, aproveitava aquele SoC dos 0 aos - 5% e só parava no Porto. Pena que ninguém (a não ser uns quantos engenheiros japoneses) imagine sequer o que eu sei sobre o carro. Aproveitem que as lições são de borla.
Re: Diário de bordo - Malm
Enviado: 30 mar 2014, 12:26
por Orlando
E será que o teu I-Miev antigo era de 16kwh,,,,,,,ou de 17/18kwh?
Re: Diário de bordo - Malm
Enviado: 30 mar 2014, 14:33
por lmlr
Malm Escreveu:Eu não me arrependo da escolha que fiz. Até hoje tem funcionado às mil maravilhas.
Qual é o que tens?
Re: Diário de bordo - Malm
Enviado: 30 mar 2014, 16:36
por Malm
Comprei-o aqui:
http://batman.homelinux.com/blog/stn117 ... i-adapter/
Com correio e alfândega, ficou por uns 120€. Que 120€ mais bem gastos. Só por o que eu me diverti hoje, valeria a pena. Vocês sabem que o meu carro já andou sem tartaruga, parava com 14,5% de SOC. Mas esse era o i-MiEV de 16 kWh, este novo é de 12,75 kWh. Bem, hoje ainda faltava uma subida de 3 km mais 2 km no plano para chegar a casa e desaparece a última barra. Foi (não podia ser de outra maneira) aos 12% de SoC. A minha mulher já se torcia por tudo quanto era lado, deu-me um sermão de todos os tamanhos e foi os 3 km da subida a ordenar-me para eu encostar de imediato, porque o carro estava na eminência de parar. Os 4 últimos km foram feitos em tartaruga. Eu a olhar para o Canion, sempre para o Canion, à procura de um joelho que tardava em aparecer. Tinha uma confiança cega que ele não me iria parar antes dos 4%. E assim cheguei a casa. 6% de SoC e com 316 de voltagem total. 3.555 V para a célula mais fraca. Eu tinha tudo programado na minha cabeça, hoje poderia ser o meu primeiro teste de assalto aos valores de SoC negativos, e um susto aos ocupantes

.