civic Escreveu: 02 out 2019, 08:20
É irrelevante na tua opinião, mas como isto não é um monologo... Uma coisa é falar do ridiculo que é esta situação com a Nissan criada em torno deste valor dado por um concessionário, outra coisa é dizer que as outras marcas é que são boas sem acrescentar valores nenhuns, isso é desinformação, portanto acho muito relevante para esta discussão, sim, esclarecer esses pontos que não são verdade.
Alem de que a Nissan é a primeira a ter EVs fora da garantia, nada nos diz que se optar por este caminho que os outros não a sigam, um pouco à semelhança dos CIs, ninguem questiona comprar um motor novo na marca, eu pelo menos não conheço ninguém que alguma vez o tenha feito. Por isso sim, é relevante juntar outras marcas à discussão mas com dados não com desinformação, pois este problema pode não sere um problema Nissan mas um problema EV.
civic acho que escreves mais pela emoção do com a razão e isso é mau. A realidade que conheces não quer dizer que seja a verdade absoluta. Trabalho numa empresa que representa a Toyota e New Holland e temos clientes que optam comprar motores na nossas instalações, e posso-te dizer que não são motores de 5000€.
Pelas discussões que já tivemos anteriormente sabemos que achas o sistema do Nissan Leaf bom, o rapidgate etc e tal, e eu até concordo contigo que em 90% dos casos serve perfeitamente, ainda para mais num país como o nosso, mas dai querer passar a ideia que o sistema é tão bom ou melhor que um sistema com arrefecimento activo, isso é que é desinformação.
Todos sabemos que as células acima dos 40º sofrem bastante e basta ver os DB´s de pessoas que fazem Lisboa - Porto - Lisboa no mesmo dia que a bateria rapidamente chega aos 50º, o que não acontecia com um sistema activo de arrefecimento, logo nunca podes querer comparar os dois sistemas. Dizer que o pack do Leaf esta tão bem isolado que a temperatura é uniforme dentro do pack é uma mais valia também não vem provar nada, alias, só vem dizer que todas as células vão sofrer de igual modo e que em vez degradação ser apenas num modulo vai ocorrer em todo o pack. Onde é que isto pode ser considerado uma mais valia?
Os motores a combustão quando foram criados era arrefecidos a AR, hoje em dia são todos com refrigeração liquida. Achas que é só porque sim (se quiseres posso explicar como funciona) ? Basta perceber um bocadinho de física para perceber as vantagens, e mesmo que não se perceba nada de física (que penso que não é o teu caso), basta perceber que se todas a marcas optaram por este sistema porque é melhor que o anterior. Mesmo a Nissan dotou a ENV200 com refrigeração. Porquê, senão tem vantagens?
Comparar o sistema da Tesla com o da Nissan Leaf não faz qualquer sentido. Podes ter lido muito, e até ter visto muitos videos, mas garanto-te que no dia que sejas tu a ter a experiência inloco de um Tesla a carregar, vais ver o quanto o sistema da Tesla é mais avançado, e quem diz da Tesla, diz de todos os carros com sistema de arrefecimento activo da bateria.
A maneira como queres defender a tua ideia vai contra a tudo aquilo que esta mais que estudado e do ponto de vista cientifico não faz qualquer sentido, dai eu dizer que escreves pela emoção e não com a razão. O Leaf é um bom VE (tenho um

), mas existem melhores e existem piores.
Ultimo exemplo. Quando estas em casa numa noite de verão com 30º (aqui no Alentejo acontece) o que é que arrefece melhor a casa? Abrir as janelas (sistema passivo) ou ligares o AR condicionado (sistema activo)? Acho que até os meus filhos percebem isto.