Bateria Leaf 2 40kW.h

Discussão sobre a segunda geração do Nissan Leaf (2017-2018)
lmlr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2483
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de Aquisicao: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Mensagem por lmlr »

Eu prefiro proteger o pack e esperar mais uns minutos.
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9980
Registado: 04 jan 2011, 14:55
Data de Aquisicao: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Mensagem por mjr »

Mas é uma proteção estúpida porque se começar a 23C, ao fim de 40m de carga o pack vai estar a 45C, porque vai carregar o tempo todo (ou até atingir os 60% de SOC) a 125A, independentemente da temperatura atingida. Se começar a 30C, carrega a 90A (+/-) e na hipotética carga de 5kW.h iria subir apenas uns 4C. Só tempo perdido e nenhuma proteção. Na carga que começou mais fria iria terminar mais quente.

A solução é apenas atualizar o software do BMS.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
lmlr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2483
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de Aquisicao: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Mensagem por lmlr »

Tipo Renault :D
Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 05 jan 2011, 23:22
Data de Aquisicao: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Mensagem por Orlando »

mjr Escreveu:Mas é uma proteção estúpida porque se começar a 23C, ao fim de 40m de carga o pack vai estar a 45C, porque vai carregar o tempo todo (ou até atingir os 60% de SOC) a 125A, independentemente da temperatura atingida. Se começar a 30C, carrega a 90A (+/-) e na hipotética carga de 5kW.h iria subir apenas uns 4C. Só tempo perdido e nenhuma proteção. Na carga que começou mais fria iria terminar mais quente.

A solução é apenas atualizar o software do BMS.
Já foi criado algum abaixo assinado para isso?
Viste que no manual dizem para não fazer + do que 1 cr por dia....será coincidência...?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de Aquisicao: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Mensagem por migle »

O problema é que actualizações com resultados profundos assim.... Ainda que seja só software, o problema é o impacto. Normalmente, faz-se um novo modelo... Tenho pouca esperança.

Essa de dizer que é 1 CR por dia é curiosa. É dizer que o carro tem uma quilometragem diária máxima, pode fazer 400km/dia @120km/h, uns 560km/dia @100km/h e para cima de 600 em cidade. Para Uber está óptimo.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem
ruramos
Mensagens: 586
Registado: 07 jul 2017, 16:22
Data de Aquisicao: 13 jan 2019
Capacidade bateria: 64kWh

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Mensagem por ruramos »

No facebook na página Nissan LEAF Owners Group, existe uma pessoa a conduzir o leaf no arizona, com temperaturas ambiente de 20-25º ja teve o 2º carregamento rápido a 16kW.
Estou reticente como se portará no verão, e como será a degradação destas baterias comparando com as de 30kWh.
Started out driving strictly at night with 60% battery. Was already at top of temp gauge by 25%. Took an hour to get to 75%. 20-22 kW.
Second charge was at 23%, took about an hour to get to 65%. 16 kW.
I'm wondering whether this is Rapidgate Arizona Edition or a more serious issue.
Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de Aquisicao: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Mensagem por migle »

Orlando Escreveu:Já foi criado algum abaixo assinado para isso?
Viste que no manual dizem para não fazer + do que 1 cr por dia....será coincidência...?
Eu só encontrei o manual em inglês. No manual diz que pode mesmo fazer mais do que 1 CR por dia, mas que a potência de carregamento pode ser limitada (por causa da temperatura, já não me lembro).
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9980
Registado: 04 jan 2011, 14:55
Data de Aquisicao: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Mensagem por mjr »

nightshade Escreveu:No facebook na página Nissan LEAF Owners Group, existe uma pessoa a conduzir o leaf no arizona, com temperaturas ambiente de 20-25º ja teve o 2º carregamento rápido a 16kW.
Estou reticente como se portará no verão, e como será a degradação destas baterias comparando com as de 30kWh.
Started out driving strictly at night with 60% battery. Was already at top of temp gauge by 25%. Took an hour to get to 75%. 20-22 kW.
Second charge was at 23%, took about an hour to get to 65%. 16 kW.
I'm wondering whether this is Rapidgate Arizona Edition or a more serious issue.
Do que vi a temperatura ambiente era de 33C. Acho que numa das fotos o indicado no mostrador está nos vinte e picos Celsius porque ele tinha lavado o carro.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 05 jan 2011, 23:22
Data de Aquisicao: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Mensagem por Orlando »

nightshade Escreveu:No facebook na página Nissan LEAF Owners Group, existe uma pessoa a conduzir o leaf no arizona, com temperaturas ambiente de 20-25º ja teve o 2º carregamento rápido a 16kW.
Estou reticente como se portará no verão, e como será a degradação destas baterias comparando com as de 30kWh.
Started out driving strictly at night with 60% battery. Was already at top of temp gauge by 25%. Took an hour to get to 75%. 20-22 kW.
Second charge was at 23%, took about an hour to get to 65%. 16 kW.
I'm wondering whether this is Rapidgate Arizona Edition or a more serious issue.
Isso só quer dizer uma coisa: no Arizona ninguém vai perder barras :-)

Só quero realçar 3 coisas
1- A Nissan é a única a ter barras de saúde baterias (outros olham para os kms de autnomia e fazam futurologia)
2- A Nissan é a única a ter barras de temperatura (outros ouvem ventoinhas ou ventos do além e pensam ter a bateria fria)
3- A Nissan é a única a mostra a potência de carga (Leaf 2)
Agora digam-me, quem é honesto?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9980
Registado: 04 jan 2011, 14:55
Data de Aquisicao: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Mensagem por mjr »

A Tesla também mostra a potência ou corrente de carga, mas não me lembro de mais nenhuma marca que o faça. Já disse várias vezes isso Orlando, ninguém pode acusar a Nissan de esconder alguma coisa, está tudo às claras.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Responder

Voltar para “Leaf segunda geração”