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Re: Diário de bordo - Malm
Enviado: 04 mar 2014, 14:59
por Malm
Não, os pack são todos iguais (só nos peugeot de 14,5 kWh existe a diferença de faltarem lá os 2 conjuntos de 4 células centrais). Nos quadrados de 40 células, os sensores de temperatura devem estar por baixo das células (ao contrário do que acontece nos dois conjuntos de 4 células separados dos restantes), tal como a nossa fonte misteriosa de calor, e por isso não se consegue ver nesse vídeo.
Re: Diário de bordo - Malm
Enviado: 04 mar 2014, 15:02
por VETL
Re: Diário de bordo - Malm
Enviado: 04 mar 2014, 15:09
por Malm
Muito bem observado, é nas zonas dos pés (mas entre os pés e as tais duas fontes de calor estão as baterias). Coincidências.
Re: Diário de bordo - Malm
Enviado: 04 mar 2014, 15:29
por mjr
Não há o manual de serviço como no Leaf? Lá tem de estar desenhado tudo o que passa pelo pack.
Re: Diário de bordo - Malm
Enviado: 04 mar 2014, 15:34
por Malm
mjr Escreveu:Não há o manual de serviço como no Leaf? Lá tem de estar desenhado tudo o que passa pelo pack.
Nunca ouvi falar em tal coisa. Repara que descobrimos a disposição das células por nós, não apareceu ninguém, no myimiev.com, com uma imagem do manual com a mesma. O que se passa no interior daquele pack é segredo, ninguém o abre. Está uma célula estragada, pack novo. Se não fosse um conjunto limitado de carros acidentados comprados por curiosos que o abrem, saberíamos muito menos.
Re: Diário de bordo - Malm
Enviado: 04 mar 2014, 16:36
por Malm
rdias Escreveu:Será que e algum material para proteger os pés e que agora tem um efeito de acumulador de calor que não era esperado.
Isto e complicado porque lê se tanta coisa em tanto lado sobre tantos modelos mas penso que li qualquer coisa sobre uns pack s no imiev que tinham células Toshiba e que fariam muito mais ciclos do que outras. No entanto o formato e estrutura do pack deve ser igual. Não sei.
Rdias, vamos com calma, essa do material para proteger os pés que tem um efeito de acumular calor nem eu me lembraria

. Isso de ficar por baixo dos pés é apenas uma coincidência, nada mais (na minha opinião). O meu I-MiEV tem baterias iguais às dos outros todos. Tão certo como o Benfica vir a ser campeão este ano. O Canion não engana, os padrões que se formam nos gráficos são iguais para toda a gente, seja num i-MiEV australiano com um volante do lado contrário, num Peugeot Francês ou num daqueles mais largeirões dos EUA. Eu fui o primeiro a referir no myimiev.com o padrão persistente em M que se vê muitas vezes no gráfico de temperaturas do Canion. Toda a gente agora conhece e identifica no seu carro esse padrão.
Re: Diário de bordo - Malm
Enviado: 04 mar 2014, 21:44
por mjr
Espero que o Malm esteja certo em relação ao Benfica
Vi no myimiev alguém a dizer o seguinte:
There is also a coolant reservoir under the rear motor cover in the hatch. This is the coolant loop for the charger/DC-DC converter, motor drive inverter, and the motor itself. This circulates coolant to a small radiator in the front of the i-MiEV. On hot days, the fan up front may come on. I believe it was mentioned earlier in this thread.
A minha questão é, por onde passam os tubos desde a parte de trás do carro até ao radiador na frente? Se for como no Leaf de 2011, passam mesmo por cima da bateria, aquecendo-a.
A thread é esta:
http://myimiev.com/forum/viewtopic.php? ... 2&start=30
Re: Diário de bordo - Malm
Enviado: 04 mar 2014, 23:07
por Malm
Estou convencido que passam por fora do pack, mas não tenho certezas quanto a isso.
Re: Diário de bordo - Malm
Enviado: 04 mar 2014, 23:29
por mjr
No Leaf também passa naturalmente fora do pack, por cima da armadura metálica que envolve o pack, mas é suficiente para aquecer alguns sensores que estão junto à armadura.
Re: Diário de bordo - Malm
Enviado: 05 mar 2014, 01:44
por Malm
http://www.youtube.com/watch?v=N-pK5lCEmEA
Observando com atenção o vídeo cheguei à conclusão que nas fiadas de 8 células dos quadrados de 40 células as BMS estão laterais. Olhando de frente para trás, no quadrado da frente, as placas com os circuitos que integram a BMS (e muito provavelmente os sensores) ficam do lado esquerdo de cada fiada de 8 células. Já no conjunto de 40 detrás ficam do lado direito. Só no caso da fiada de células de 1 a 8 e da fiada de células do 45 ao 52 é que as células não estão, simultanemente, ensanduichadas entre duas BMS e as barras de cobre que fazem a ligação elétrica dos vários conjuntos de 8 células. De facto, o conjunto da 45 à 52 apresenta pouca degradação, e o conjunto da 1 à 8 também é dos que apresenta menos degradação. Parece-me então que a posição dos sensores faz com que sejam sensíveis ao calor que resulta da passagem da corrente nas barras de cobre que fazem a ligação dos conjuntos de 8 células (daí uma imediata subida de temperatura logo no início do carregamento). A posição dos sensores e o local de passagem das barras de cobre, que se repete lateralmente para cada fiada de oito células, da direita para a esquerda no conjunto da frente, faz com que apareça aquele padrão repetitivo de aquecimento. No conjunto de 40 células detrás, o raciocínio é o mesmo sem que o padrão aparece agora detrás para a frente e da direita para a esquerda (no CaniOn o padrão fica igual porque a numeração das células é já rodada em 180º em relação ao conjunto da frente).
Chego então à conclusão que no início dos carregamentos a subida da temperatura detetada pelos sensores 2,3,8,9,14, 15,... se deve à sua proximidade em relação às tiras de cobre que fazem a ligação entre os conjuntos de 8 células.