Diário de bordo - 2Rs

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
renateves
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Re: Diário de bordo - 2Rs

Mensagem por renateves »

renateves Escreveu: 14 dez 2024, 09:42 Vamos lá ver se não transformei a sucata (como é chamado pela minha mulher) num carro digno do nome! :lol:
Nopes... voltou a ser sucata! :lol:
Voltou aos 32% de SOH e voltaram os erros de DTC. Opahhh... estava a ser feliz!

Aproveitei a tarde e dei-me ao trabalho de... dar banho. Ainda não tinha tido oportunidade de lhe dar uma banhoca... aquelas portas parecem que nunca foram limpas!! Chiça, que enganavam bem.
Anexos
Depois de quase 4h de atenção
Depois de quase 4h de atenção
IMG_20241214_164948.jpg (21.14 KiB) Visto 17752 vezes
Não havia branco! Já tenho as borrachas para colocar.
Não havia branco! Já tenho as borrachas para colocar.
IMG_20241214_164738.jpg (37.93 KiB) Visto 17752 vezes
Depois
Depois
IMG_20241214_153107.jpg (27.6 KiB) Visto 17752 vezes
Antes
Antes
IMG_20241214_152849.jpg (28.59 KiB) Visto 17752 vezes
Que boca suja!!
Que boca suja!!
IMG_20241214_150641.jpg (28.81 KiB) Visto 17752 vezes
# Ion 2012
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Re: Diário de bordo - 2Rs

Mensagem por renateves »

Novidades de hoje... voltei a ter carro!! :shock: Vamos ver até quando!

Ontem voltei a aplicar a ementa do SOH mas desta vez mais conservador e realista: 65% (SOH) e 55% (Hx). Tinha visto um anúncio de um da mesma altura e tinha 8 barras (66.25% to 60% = 8 bars).
Hoje, já ao final da tarde (de sol), peguei no dito para validar se ainda se mantinha e... aguentou os novos dados! Embora então para a rua e tentar ir ao "fundo"... sendo que até hoje o fundo era o 1º andar (3.6v).

Depois de andar uns kms às voltas, já sem nada apresentar no quadrante, mas estranhamente sem aparecer a tartaruga (que anteriormente já estaria em ação), fui para a garagem antes que o teste desse para o torto... ainda está na memória a história fresca do reboque :oops:
Chegada à garagem
Chegada à garagem
IMG_20241215_170644.jpg (69.65 KiB) Visto 17608 vezes
Liga ar condicionado, liga aquecimento (24º), liga todos os faróis e...deixa estar (a sacar 2,3kw com 356.4V e com 8 GIDs!!). Depois de 35min ali a extrair, entretanto apareceu a tartaruga, o dono já estava aborrecido e cortei o teste no seguinte estado:
Fim do teste
Fim do teste
Messenger_creation_891133033188696.jpeg (21.63 KiB) Visto 17608 vezes
Finalmente consegui ver o estado real da degradação das células. Diferença de 246 mV
Gráfico células
Gráfico células
GraficoCelulas SOC0.jpg (46.37 KiB) Visto 17608 vezes
Daqui a pouco já o vou por a carregar... está o clone a carregar (prioritário).
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Re: Diário de bordo - 2Rs

Mensagem por renateves »

Sendo que:
BMS cuts off power when any cell gets below 2,6V.
Ainda está ali um (pequeno) buffer para extrair, certo? Isto com objetivo do bms atinar-se das ideias e atualizar-se! :roll:

EDIT:
Liguei o carro e neste momento tenho:
Min: 3.439V
Avg: 3.554V
Max: 3.646V
Total: 341.16V

E abriu o contactor ou lá como se chama o dito: que impede de andar. Já o vou por à carga.
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Re: Diário de bordo - 2Rs

Mensagem por BrunoAlves »

Esse carro é mk1 ou mk2? De janeiro de 2014 não tenho bem a certeza, mas acho que ainda deve ser mk1

Nesses não é 2,6V o corte, muito mais. Se for mk1 acho que é 3V, mk2 2,8V ou coisa que o valha.
De qualquer forma a energia remanescente nessas tens é muito baixa, tem mais a ver com o equilíbrio das células a chegar aos limites do que com o valor absoluto desse limite (ainda que seja fundamental saber qual é ele - sobretudo se andas a mexer com essa liberdade toda nos SoH e Hx)

Com essa bateria deves ignorar qualquer indicação do LS (GIDs, capacidade restante etc) à exceção da tensão das células. Tudo o resto são cálculos do BMS que, como lhe deste a martelada, estão totalmente fora. Só a tensão das células vale. O resto ele acabará por entender com os kms feitos.

Era importante perceber a tensão das células no momento exatamente antes e depois do contactor abrir. Não sei se o LS tem alguma função de log para ficheiro?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D
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Re: Diário de bordo - 2Rs

Mensagem por renateves »

BrunoAlves Escreveu: 15 dez 2024, 23:20 Esse carro é mk1 ou mk2? De janeiro de 2014 não tenho bem a certeza, mas acho que ainda deve ser mk1
Mk1, versão 2 (supostamente com nova química na bateria).
BrunoAlves Escreveu: 15 dez 2024, 23:20 Era importante perceber a tensão das células no momento exatamente antes e depois do contactor abrir. Não sei se o LS tem alguma função de log para ficheiro?
Tem e é com ele (os logs) que tenho feito os gráficos... está tudo logado :D
O contactor abriu com as voltagens que referi no fim. Depois de ter estado umas 4h em repouso, quando o liguei eram essas voltagens registadas e ouvi o contactor a abrir. Depois foi colocar em carga e ir tentar dormir... :lol:

Parecia um garoto no dia de natal a descer para ver as pren.... o LSpy! :dance: Ora bem, 103kms de estimativa e 14kwh (170 GIDs) estimados. :D
Parece-me bem... mesmo muito bem! Acho que o almoço vai ser a rolar na estrada ;)
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Re: Diário de bordo - 2Rs

Mensagem por renateves »

Novidades... jeitosas :lol:

Teste de almoço deu para fazer 50kms em trajeto de autoestrada (70/80kms) pelo menos a metade do percurso. Já só aparecia "---" na estimativa.

Fim da tarde, com voltagens a rondar os 3.8v, siga para segunda parte do teste... quando bateu o alerta de bateria muito fraca, nos 3.6\3.7v, deu-se um calafrio e... siga para casa. Siga a 30 kms\h sem chatear o transito, e aparece a tartaruga com 3% de SOC do LSpy. Será que chegou?!
Nahhhh... 300m do PCR mandou-me para o "N", tive apenas tempo e reflexo de encostar a uma casa, naquela de pedir uns Watts (tinha o evse na mala).
Resumindo, apesar de tudo, tive azar e sorte: a casa do senhor não tem terra e o evse não funciona. :shock: Sorte, é eletricista e vai criar uma tomada com terra!! :o
Amanhã vou levar os outros 2 carregadores que andam por aqui a ver se algum será menos esquisito. :pray:

E pronto, mais um teste que fez reviver a primeira vez... tenho que ir com mais calma e definitivamente não olhar para as voltagens mas sim para as estimativas do carro.
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Re: Diário de bordo - 2Rs

Mensagem por civic »

Nunca li em lado nenhum que a quimica entre o 24 e o 30 se tivesse alterado, só mesmo no 40 é que passou de LMO para NMC.
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Re: Diário de bordo - 2Rs

Mensagem por renateves »

Pois, tens razão... tenho cometido o erro de referir uma "outra química". Mas segundo sei\li, a bateria era menos pior que os mk1.
Agora não encontro nada mas segundo a (divina) inteligência: :lol:
Em 2013, o Nissan Leaf passou a utilizar uma nova química de bateria que melhorou a eficiência e a durabilidade em comparação com as versões anteriores. Enquanto as baterias do modelo original de 2010 eram baseadas em uma química de lítio-ion com um tipo específico de cátodo, a atualização introduziu uma nova formulação que melhorou a resistência à degradação e ao aquecimento.

As alterações específicas na química de bateria incluem a utilização de materiais que aumentaram a estabilidade térmica e a capacidade de retenção de carga, além de melhorias no gerenciamento térmico, que ajudam a manter a bateria em temperaturas ideais de operação. Essas mudanças resultaram em uma maior longevidade da bateria e um desempenho mais consistente ao longo do tempo.
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Re: Diário de bordo - 2Rs

Mensagem por renateves »

Uihh... passou meio ano desde a última vez!
Sim, o carro ainda anda (andou)... não o "despachei", nem o atirei por uma ribanceira! :lol:

No entanto, há 2 meses começou o projeto da segunda parte da vida para este carro, em vez de ir para a sucata aka casas de abate\peças... já lá estão muitos (em perfeitas condições de estética).
História e fotos para breve... ;)

Neste momento está na fase final para voltar à rua... espero eu! :roll:

Leak:
Dia do começo do projecto
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Re: Diário de bordo - 2Rs

Mensagem por BrunoAlves »

Estamos muito interessados em saber o que aí vem ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D
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