Poderá antes ser a exposição a SOCs baixos que permite estimar melhor o Hx e não an amplitude dos ciclos? Como disse, o meu passa muito tempo perto dos 10% reais (a minha mulher só se lembra de carregar quando está nas lonas…).
Pois, também pode ser, é nas viagens maiores que ele vai a SoCs mais baixos, de facto.
De qualquer das formas não ligo nada a esses numeros, o que me interessa é mesmo a autonomia real, e de vez em quando gosto de puxar por ele e ver a diferença entre celulas, de resto é andar entre os 30 e os 70% +/-.
Mais de 700mV e muitas células lá em baixo, parado! Não é a puxar por ele como acontece no meu.
Diria que já levou stress e aquecimento até ficar chega, e aquele pedaço da bateria está de rastos
Esse como já passou a garantia nem se poe o problema, mas claramente me parece que o SOH e a verdadeira energia que consegues utilizar deve estar desfasado, bastante mesmo.
Também consigo ver (e não faço parte do grupo, é aberto)
O curioso nessa bateria, além do estado totalmente incompreensível da bateria, é o facto de ter várias células, logo vários módulos, todos desgraçados. Mas também é curioso o facto de serem todos juntos.
É de facto algo que merecia mais contexto e explicação. Nunca vi nada semelhante. 700+mV numa bateria que tem 1,1 a 1,4V de amplitude, está totalmente inutilizável. Até para armazenamento estático era preciso escolher bem os módulos...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
Mais um e nos comentários existe pelo menos mais um que diz que o carro faz o mesmo.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
Vamos vendo estes casos a surgir, mas não sabemos todos os outros que estão sem problemas. Aqui no fórum temos pelo menos 2 já bem acima dos 100mil kms com zero problemas na bateria.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 51 000 kms
A questão não é essa, com o passar do tempo aparecem mais casos deste comportamento no Leaf de 40.
Vamos fazer o inverso. Por haver dois neste fórum com mais de 100000km já serve de amostra, mas ter o relato de "10" carros com este problema não serve?
Consegues explicar esse raciocínio?
Isso já parece quem dá a desculpa - "e quantos carros foram vendidos". Realmente foram muitos, mas com uma percentagem de avaria muito elevada, só não vê quem não quer.
Onde eu trabalho estamos com um problema num processo que faz com que tenhamos uma taxa de rejeição de 30%, se quisermos empurrar o problema com a barriga podemos dizer que ainda sobram 70% e tudo estava bem, mas não está, e não é assim que as coisas funcionam. Quando se faz qualquer coisa a ideia é ter o mínimo de problemas possíveis. Espero que consigas perceber analogia.
Deixou de ser a e tal é um caso, para com o passar do tempo começarmos a ter uma amostra significativa de carros com este problema. Isto não são módulos inchados devido ao aquecimento, isto é degradação/avaria de uma ou mais células.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
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Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024