Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9980
Registado: 04 jan 2011, 14:55
Data de Aquisicao: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por mjr »

Supostamente não. Ao entrar na rede da ME a potência utilizada para carregar o VE é descontada da potência contratada. Aqui é um problema com a EDP Distribuição e os contadores que dão diagramas de carga de 15 minutos posteriormente interpolados pela Mobi.e para os momentos onde terminam os carregamentos.

O objetivo da solução da EDP comercial é cativar mais clientes para o seu produto principal que é vender eletricidade. É expectável que os concorrentes apresentem propostas semelhantes em breve pois este é um negócio com grandes perspetivas de crescimento.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
caz
Mensagens: 416
Registado: 28 ago 2018, 13:30
Data de Aquisicao: 15 ago 2018
Capacidade bateria: 40 Kwh
Localização: Lisboa

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por caz »

ok. Então na verdade isto é uma oferta de OPC/CEME para condomínios.
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9980
Registado: 04 jan 2011, 14:55
Data de Aquisicao: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por mjr »

A versão que estão a comercializar quando o CE (comercializador de eletricidade) é a EDP comercial não é como OPC/CEME. É como já disseram aqui anteriormente apenas um sistema de repartição de custos pelos condóminos, o que não é considerado revenda de eletricidade, sendo a eletricidade vendida pelo CE EDP Comercial.

Se nesta situação for necessário um aumento de potência então o condomínio terá de definir como esse custos serão repartidos. A meu ver esse diferencial deveria ser repartido entre os condóminos que usufruem dos carregamentos, mas em condomínios grandes esta diferença pode ser pequena o suficiente para os condóminos aceitarem uma simples repartição por permilagem.

Há então duas possibilidades: entrada na rede da ME, não pagando o incremento na potência mas potencialmente pagando tarifas OPC e EGME, ou repartição de custos entre condóminos. Isto é tudo em espaços de acesso privado, claro.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
bpedrosa
Mensagens: 267
Registado: 25 out 2018, 10:04
Data de Aquisicao: 22 jan 2019
Capacidade bateria: 120 Ah

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por bpedrosa »

Mais um tiro...

Governo vai entregar gestão da rede Mobi.e a privados até ao final do ano

https://eco.sapo.pt/2019/10/24/governo- ... 1571911976
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6635
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de Aquisicao: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves »

Acho que a notícia está mal escrita. A gestão da rede continua a ser feita pela MobiE (para grande tristeza minha). Será a entrega dos postos aos OPC, nada a ver com a gestão da rede.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D
Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de Aquisicao: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por rimsilva »

Só o titulo é que é um pouco enganador, grande parte das pessoas ainda não percebeu o que se passa na ME e por isso acabam por confundir as coisas e atribuir à mobi.e o papel de um operador.

Dizem-se coisas de forma sensacionalista, como se isto não fosse mais uma promessa por parte do ministro do Ambiente, algo que já que deveria ter sido feito há muito tempo.

Para mim o mais interessante até são as promessas da EDP para o alargamento da rede, que inclui a instalação de um posto ultra-rápido junto ao Estádio da Luz, provavelmente será o primeiro ainda antes da tão falada Ionity!
Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3702
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de Aquisicao: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus »

Também deu uma reportagem sobre isso na SIC antes da reportagem do preço das baterias da Nissan.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
caz
Mensagens: 416
Registado: 28 ago 2018, 13:30
Data de Aquisicao: 15 ago 2018
Capacidade bateria: 40 Kwh
Localização: Lisboa

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por caz »

Acho que são boas notícias... mas nada de novo. Estava prometida a liberalização total até ao final do ano.

De facto as notícias novas são da EDP.
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6635
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de Aquisicao: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves »

A Nissan também ia ter 100 PCR até ao fim deste ano. O ano ainda não acabou :mrgreen:
Acredito vendo...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D
Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de Aquisicao: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por migle »

bpedrosa Escreveu: 24 out 2019, 13:44 Governo vai entregar gestão da rede Mobi.e a privados até ao final do ano

https://eco.sapo.pt/2019/10/24/governo- ... 1571911976
É incompetent news...
A Mobi.e é uma empresa privada, e já gere a rede pública...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem
Responder

Voltar para “Carregamento”