Regulamento da Mobilidade Elétrica

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
caz
Mensagens: 416
Registado: 28 ago 2018, 13:30
Data de Aquisicao: 15 ago 2018
Capacidade bateria: 40 Kwh
Localização: Lisboa

Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica

Mensagem por caz »

mjr Escreveu: 14 set 2019, 12:52 Esse efeito é automático pois sendo uma atividade regulada pela ERSE, todos os custos são conhecidos. Ao aumentar a utilização da rede esses custos serão diluídos e o custo será menor por utilizador.

Infelizmente o carregamento de VEs, especialmente cargas rápidas tem picos muito grandes de potência, com variações rápidas (segundos) que não são as ideais para a gestão da rede.

Não é fácil a ERSE (diria que é impossível) aceitar uma coisa dessas. Até porque duvido que os outros utilizadores da rede fossem nessa proposta.

Se a rede fosse privada (caso da Optimus) e não partilhada (pública), esse modelo poderia fazer sentido.
As telecomunicação também é uma atividade regulada e os custos são conhecidos pelo regulador que impõe tarifas máximas e tarifas de interligação, que muitas vezes os operadores não estão de acordo. A diferença é a forma como os custos são considerados em cada negócio.

Relativamente aos outros consumidores de energia, não faz sentido levantar essa questão, pois trata~se de um perfil de consumo diferente para uma atividade específica. Já existem tarifas diferentes consoante o perfil de utilização e tipo de energia fornecida.
caz
Mensagens: 416
Registado: 28 ago 2018, 13:30
Data de Aquisicao: 15 ago 2018
Capacidade bateria: 40 Kwh
Localização: Lisboa

Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica

Mensagem por caz »

Mas o exemplo é só para ajudar na argumentação
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9982
Registado: 04 jan 2011, 14:55
Data de Aquisicao: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica

Mensagem por mjr »

Com milhares de milhões de Euros a ir para a REN e EDP Distribuição todos os anos não me parece exequível isso. O custo marginal das telecomunicações é reduzido mas no transporte de energia é muito elevado pois além dos gastos com a manutenção é preciso pagar as várias dezenas de milhar de milhões de Euros investidas na rede. São zeros a mais.

De alguma maneira temos de confiar nos tipos da ERSE, já andam lá há muito tempo.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 18:39
Data de Aquisicao: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica

Mensagem por FullElectric »

mjr Escreveu: 13 set 2019, 22:59 Palavras fortes. Todo o articulado da ME é basicamente anterior a 2014, sendo que a génese do modelo parece ser de 2009-2010. A quem te referes em particular?

Deixo aqui um documento de 2015 da EDP Distribuição sobre a proposta de RME nesse ano:

http://www.erse.pt/pt/consultaspublicas ... 2/EDPD.pdf

Curiosamente nesse ano não me recordo de haver grande discussão sobre o assunto nem aqui nem em lado nenhum.
mjr, a discussão sobre esta regulamentação de 2015 foi lançada aqui mesmo neste forum
viewtopic.php?f=29&t=4767&p=58682#p58682
na altura as pessoas é que não estavam tão despertas para o assunto e isto passou em claro, tu mesmo dizes não te recordares de alguma vez isto ter sido abordado aqui
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9982
Registado: 04 jan 2011, 14:55
Data de Aquisicao: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica

Mensagem por mjr »

Sim, eu lembro-me disso. Como disse, não houve grande discussão. O que é normal, era tudo gratuito e havia poucos utilizadores. Depois do modelo começar a funcionar e dar problemas é mais fácil haver ideias e críticas.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 18:39
Data de Aquisicao: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica

Mensagem por FullElectric »

mjr Escreveu: 14 set 2019, 15:00 Com milhares de milhões de Euros a ir para a REN e EDP Distribuição todos os anos não me parece exequível isso. O custo marginal das telecomunicações é reduzido mas no transporte de energia é muito elevado pois além dos gastos com a manutenção é preciso pagar as várias dezenas de milhar de milhões de Euros investidas na rede. São zeros a mais.

De alguma maneira temos de confiar nos tipos da ERSE, já andam lá há muito tempo.
Na ERSE eu confio, não confio é em quem comanda os cordelinhos da ERSE. Já assistimos a elementos do governo serem afastados por tentarem mexer em "mordomias" da EDP
Todos sabemos quem comanda a ERSE
caz
Mensagens: 416
Registado: 28 ago 2018, 13:30
Data de Aquisicao: 15 ago 2018
Capacidade bateria: 40 Kwh
Localização: Lisboa

Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica

Mensagem por caz »

So que na mobilidade elétrica o grande beneficiário é a EDP, pois é a EDP que tem grande parte da produção e distribuição.

Os OPC são apenas quem faz o final loop.

Os OPC têm a vantagem para a EDP e sector elétrico em geral, pois vêm permitir uma maior capilaridade do que se a EDP investisse sozinha.

Se fosse sozinha não tinha acesso a determinados locais que estão em pontos estratégicos
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9982
Registado: 04 jan 2011, 14:55
Data de Aquisicao: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica

Mensagem por mjr »

Não se esqueçam que há muitas EDPs, que nem sempre estão se acordo. A EDP comercial já disse claramente que queria um modelo liberalizado com venda direta pelos OPC, de modo a ter um controlo total sobre a sua rede.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
caz
Mensagens: 416
Registado: 28 ago 2018, 13:30
Data de Aquisicao: 15 ago 2018
Capacidade bateria: 40 Kwh
Localização: Lisboa

Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica

Mensagem por caz »

No actual regulamento a EDP comercial deveria estar impedida de ser OPC. Pois tem condições concorrenciais diferentes de todos os outros players.

Para a EDP comercial pagar taxas de ligação e termo fixo à EDP distribuição é tirar do bolso esquerdo e colocar no bolso direito. Para os outros OPC é saída efectiva de dinheiro.
Última edição por caz em 15 set 2019, 23:28, editado 1 vez no total.
caz
Mensagens: 416
Registado: 28 ago 2018, 13:30
Data de Aquisicao: 15 ago 2018
Capacidade bateria: 40 Kwh
Localização: Lisboa

Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica

Mensagem por caz »

Isto é mais uma razão que defendo que não deveriam existir termo fixo nem taxa de ligação. Desta forma a EDP comercial já poderia concorrer como OPC sem limitações de posição dominante
Responder

Voltar para “Carregamento”