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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Enviado: 04 mai 2020, 21:58
por Nonnus
corrisi Escreveu: 03 mai 2020, 10:59 Para baralhar um pouco as "contas" no que respeita aos leafs de 30kwh e a sua degradação que têm a dizer deste?

Ano :03/2017
Nacional, vendido 0kms em concessionário Nissan.
Odómetro: 48 650
9 barras (SOH +- 71%)
183 QC
839 L1/L2

Todas as 3 revisões anuais realizadas em concessionário oficial Nissan, a última das quais no último mês de Março, e nenhum recall para update de LBC. 🙄😲
Como já referi não tenho nenhuma explicação para a degradação das baterias da Nissan.

Mas há algo nesse carro que me salta a vista. Tão poucos km e tantos carregamentos. 183QC mais 839L1/L2

O meu com mais do dobro dos KM tem apenas 38QC e ~1050L1/L2 (não uso o temporizador).

Mesmo que o carro conte a dobrar os L1/L2 com temporizador, continua a ser muitos carregamentos para tão poucos km, o que me leva a pensar que esse carro foi carregado muitas vezes sem necessidade, ou quem anda no carro tem o pé pesadíssimo, mas isto são contas de quem não conhece o carro e a utilização que teve até aqui.

Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Enviado: 04 mai 2020, 22:00
por frankesousa
Acho também que o SOH é pessimista nos de 40, até a Nissan se lembrar de atualizar o software como fez nos leaf30.

O meu leaf 30 não acho muito desfasado da realidade, pelo menos utilizável, não encontro mais do que os 23kWh anunciados.

Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Enviado: 04 mai 2020, 22:03
por frankesousa
Nonnus Escreveu: 04 mai 2020, 21:58 Como já referi não tenho nenhuma explicação para a degradação das baterias da Nissan.

Mas há algo nesse carro que me salta a vista. Tão poucos km e tantos carregamentos. 183QC mais 839L1/L2

O meu com mais do dobro dos KM tem apenas 38QC e ~1050L1/L2 (não uso o temporizador).

Mesmo que o carro conte a dobrar os L1/L2 com temporizador, continua a ser muitos carregamentos para tão poucos km, o que me leva a pensar que esse carro foi carregado muitas vezes sem necessidade, ou quem anda no carro tem o pé pesadíssimo, mas isto são contas de quem não conhece o carro e a utilização que teve até aqui.
Se não fosse a duvida se os carregamentos foram muito perto dos 100% (que infelizmente no leaf é o que se espera, porque não tem limitador e porque tem pouca autonomia) podíamos dizer que até teve boa vida já que ciclos curtos são melhores para baixar a degradação!

Como é um leaf, diria que teve muitos ciclos de 80-100% ou assim dia após dia, e isso fez aumentar a degradação (e talvez cálculos errados do BMS também).

Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Enviado: 04 mai 2020, 22:10
por corrisi
Nonnus Escreveu: 04 mai 2020, 21:58
corrisi Escreveu: 03 mai 2020, 10:59 Para baralhar um pouco as "contas" no que respeita aos leafs de 30kwh e a sua degradação que têm a dizer deste?

Ano :03/2017
Nacional, vendido 0kms em concessionário Nissan.
Odómetro: 48 650
9 barras (SOH +- 71%)
183 QC
839 L1/L2

Todas as 3 revisões anuais realizadas em concessionário oficial Nissan, a última das quais no último mês de Março, e nenhum recall para update de LBC. 🙄😲
Como já referi não tenho nenhuma explicação para a degradação das baterias da Nissan.

Mas há algo nesse carro que me salta a vista. Tão poucos km e tantos carregamentos. 183QC mais 839L1/L2

O meu com mais do dobro dos KM tem apenas 38QC e ~1050L1/L2 (não uso o temporizador).

Mesmo que o carro conte a dobrar os L1/L2 com temporizador, continua a ser muitos carregamentos para tão poucos km, o que me leva a pensar que esse carro foi carregado muitas vezes sem necessidade, ou quem anda no carro tem o pé pesadíssimo, mas isto são contas de quem não conhece o carro e a utilização que teve até aqui.
Não creio que o número de cargas seja assim tão exagerado, bastando para tal o antigo proprietário ter utilizado o temporizador. O número de QC para o número de kms é discutível, mas isso muitos vezes até favorece o SOH e não o contrário.
O que está para trás é difícil de adivinhar, mas tudo leva a crer que existiram muitos carregamentos parciais ou incompletos com Dods curtos o que pode ter contribuído para o BMS estimar mal a “coisa“! Se a isto juntarmos carregamentos a 10A, então temos a cereja no topo do bolo.

Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Enviado: 04 mai 2020, 22:41
por Nonnus
corrisi Escreveu: 04 mai 2020, 22:10 Não creio que o número de cargas seja assim tão exagerado, bastando para tal o antigo proprietário ter utilizado o temporizador.
Repara que eu menciono a questão do temporizador e ainda assim o nº é elevado para o nº de kms.

Não quero estar aqui a discutir o sexo dos anjos, até porque a degradação da NIssan parece ser tudo menos transparente aos olhos dos simples mortais.

Como disse não conheço o carro, mas fazendo contas simples, chegas a conclusão que o carro tem mais do dobro dos carregamentos necessários para o nº de km que apresenta. Claro que isto não é linear porque não sabemos como eram feitos esses kms (velocidade, condições atmosféricas, declive etc), para não falar que acerta altura da degradação o nº de carregamentos tem de aumentar inevitavelmente. Ainda assim penso que o nº de carregamentos para o nº de km é algo exagerado. Mas como disse o frankesousa isto se calhar até era um factor benéfico para a bateria, mas vai-se lá saber porquê o carro tem uma degradação brutal.

Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Enviado: 05 mai 2020, 07:03
por corrisi
frankesousa Escreveu: 04 mai 2020, 22:03
Nonnus Escreveu: 04 mai 2020, 21:58 Como já referi não tenho nenhuma explicação para a degradação das baterias da Nissan.

Mas há algo nesse carro que me salta a vista. Tão poucos km e tantos carregamentos. 183QC mais 839L1/L2

O meu com mais do dobro dos KM tem apenas 38QC e ~1050L1/L2 (não uso o temporizador).

Mesmo que o carro conte a dobrar os L1/L2 com temporizador, continua a ser muitos carregamentos para tão poucos km, o que me leva a pensar que esse carro foi carregado muitas vezes sem necessidade, ou quem anda no carro tem o pé pesadíssimo, mas isto são contas de quem não conhece o carro e a utilização que teve até aqui.
Se não fosse a duvida se os carregamentos foram muito perto dos 100% (que infelizmente no leaf é o que se espera, porque não tem limitador e porque tem pouca autonomia) podíamos dizer que até teve boa vida já que ciclos curtos são melhores para baixar a degradação!

Como é um leaf, diria que teve muitos ciclos de 80-100% ou assim dia após dia, e isso fez aumentar a degradação (e talvez cálculos errados do BMS também).
Pelos meus cálculos, e supondo que possa ter usado quase sempre o temporizador, o antigo proprietário faria 90 kms por cada carregamento realizado, metade da autonomia do carro quando novo ou semi-novo, isto arredondado e tendo em conta o relevo cá da terra e o eventual pé mais pesado.
Isto leva-me a pensar e considerando a degradação do veículo, que os muitos carregamentos parciais foram realizados entre os 50-100% de SOC. O facto de não ter limitador nos 80% no leaf de 30kwh pode ter sido decisivo nesta viatura.🙄😐😲

Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Enviado: 05 mai 2020, 09:37
por Nonnus
Estávamos nós ontem aqui a discutir a degradação das baterias e hoje de manhã quando entro no Leaf, pum, mais uma barra que foi a vida. Tem neste momento ~99000km e 10 barras. Não houve tempo para Leaf spy logo a tarde quando chegar a casa, actualizo o meu DB com os dados reportados.

Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Enviado: 05 mai 2020, 09:51
por frankesousa
Nonnus Escreveu: 05 mai 2020, 09:37 Estava-mos nós ontem aqui a discutir a degradação das baterias e hoje de manhã quando entro no Leaf, pum, mais uma barra que foi a vida. Tem neste momento ~99000km e 10 barras. Não houve tempo para Leaf spy logo a tarde quando chegar a casa, actualizo o meu DB com os dados reportados.
O meu também deve estar perto disso! Agora parado e com cargas muito parciais deve descalibrar aquele BMS todo.

Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Enviado: 05 mai 2020, 10:19
por corrisi
Nonnus Escreveu: 05 mai 2020, 09:37 Estávamos nós ontem aqui a discutir a degradação das baterias e hoje de manhã quando entro no Leaf, pum, mais uma barra que foi a vida. Tem neste momento ~99000km e 10 barras. Não houve tempo para Leaf spy logo a tarde quando chegar a casa, actualizo o meu DB com os dados reportados.
Pois, é normal! Com o covid e a paragem forçada das "máquinas" a degradação deve acelerar ou pelo menos, induzir o BMS pela negativa.
Posso estar a fazer confusão com outro user, mas o que estranho Nonnus é tu já teres reportado que tinhas SOH na casa dos 75% e continuares com 11 barras.
Logo mais se puderes atualiza o teu DB para se perceber efetivamente, no teu caso, qual o SOH onde caiu 2a barra. 👍😉

Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Enviado: 05 mai 2020, 10:46
por civic
Nonnus Escreveu: 04 mai 2020, 22:41
corrisi Escreveu: 04 mai 2020, 22:10 Não creio que o número de cargas seja assim tão exagerado, bastando para tal o antigo proprietário ter utilizado o temporizador.
Repara que eu menciono a questão do temporizador e ainda assim o nº é elevado para o nº de kms.

Não quero estar aqui a discutir o sexo dos anjos, até porque a degradação da NIssan parece ser tudo menos transparente aos olhos dos simples mortais.

Como disse não conheço o carro, mas fazendo contas simples, chegas a conclusão que o carro tem mais do dobro dos carregamentos necessários para o nº de km que apresenta. Claro que isto não é linear porque não sabemos como eram feitos esses kms (velocidade, condições atmosféricas, declive etc), para não falar que acerta altura da degradação o nº de carregamentos tem de aumentar inevitavelmente. Ainda assim penso que o nº de carregamentos para o nº de km é algo exagerado. Mas como disse o frankesousa isto se calhar até era um factor benéfico para a bateria, mas vai-se lá saber porquê o carro tem uma degradação brutal.
Pois na minha opinião a Nissan até é a mais transparente nesse aspecto, as outras marcas simplesmente não referem nada em relação a isso.
Por exemplo, a Hyundai nos Ioniq, conheço casos que se nota a degradação e continua a dar 100% de SOH na app Torque, o carro continua a dar a mesma autonomia de sempre e só se nota a degradação quando se utiliza a bateria toda, os ultimos numeros de percentegem cada vez mais descem mais rapido, ou seja, quem não usa a bateria toda só vai saber da degradação muito mais tarde, mas o que fica na fotografia é que as baterias não degradam ou degradam pouco, nesse aspecto prefiro a abordagem da Nissan. ;)
Alem disso, dificilmente vejo alguem que tenha Nissan a referir-se à realidade da autonomia, todos a abordam pelos numeros declarados...