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Re: Bateria Leaf 2 40kW.h
Enviado: 19 mar 2018, 14:16
por Orlando
Ok, 3.1v tartaruga e para nos 2,7v?
Re: Bateria Leaf 2 40kW.h
Enviado: 19 mar 2018, 16:19
por mjr
Não faço ideia, mas seria uma tartaruga muuuito grande se parar nos 2,7V.
Re: Bateria Leaf 2 40kW.h
Enviado: 30 mar 2018, 08:33
por migle
mjr Escreveu:Gostava de perceber qual é o critério para fazer reset a essa limitação, se é tempo ou temperatura. Faltam mais testes. E também se ao desligar a bateria de 12V essa histerese é perdida...
Aí no ioniqforum.com, alguém avançou com a hipótese de ser a temperatura no início do carregamento. Imaginemos... a curva condicionada à partida pela temperatura no momento em que se ligou o carro ao PCR.
Os dados que tem confirmam ou desmentem esta teoria?
Re: Bateria Leaf 2 40kW.h
Enviado: 30 mar 2018, 09:34
por mjr
Os dados comprovam essa teoria, como já escrevi no FB. Começa a limitar para uma temperatura inicial de 23C e quanto maior for essa temperatura maior será o limite. Não faz sentido e vão ter de corrigir isso.
Re: Bateria Leaf 2 40kW.h
Enviado: 30 mar 2018, 12:16
por FullElectric
A hipótese de esse input entrar no algoritmo faz sentido, isso justifica esse comportamento nas CR.
Ao fazer a gestão da curva de carga com base na temperatura inicial por um lado será bastante limitativo para o utilizador, os tempos de carga vão ser muito diferentes de carga para carga, mas em contrapartida a Nissan conseguirá dessa forma garantir melhor que as temperaturas não ultrapassarão valores críticos.
A falta de um TMS obriga a alguns condicionalismos.
Re: Bateria Leaf 2 40kW.h
Enviado: 30 mar 2018, 12:23
por mjr
Mas limitar a carga a menos de 40kW para uma bateria a 30C para não faz sentido. O que deviam fazer seria limitar a carga progressivamente quando a temperatura estivesse acima dos 45C, por exemplo. Nos mk1/mk2 a limitação começa pelos 51-52C na célula mais quente. Eu aceitava começar a limitar mais cedo, tipo 45C, e mais progressivamente. Mas nunca pela temperatura inicial, sempre pela temperatura em tempo real. Se têm um problema de hotspots na bateria a solução seria obviamente colocar mais sensores de temperatura.
Imaginemos que só preciso de carregar 5kW.h no Verão para chegar ao destino, se o pack estiver a 35C, o que é fácil no Verão, vou ter de esperar mais alguns minutos pela carga e a limitação foi para nada porque os 5kW.h só iriam aumentar uns 5C a temperatura da bateria a 125A. Só perda de tempo.
Mas louvo a coragem de colocar a potência de carga em tempo real no CB. Noutros carros esta limitação ficaria mais escondida.
Re: Bateria Leaf 2 40kW.h
Enviado: 30 mar 2018, 12:45
por FullElectric
Concordo plenamente. O problema é que não tendo um sistema que faça baixar a temperatura rapidamente, a temperatura começando a subir vai por aí acima.
Eu também preferiria ter o carro com o mesmo comportamento do 30 mas há prós e contras e começamos já a ver alguns casos de 30kWh com degradações acentuadas.
Re: Bateria Leaf 2 40kW.h
Enviado: 30 mar 2018, 12:47
por Orlando
mjr Escreveu:Os dados comprovam essa teoria, como já escrevi no FB. Começa a limitar para uma temperatura inicial de 23C e quanto maior for essa temperatura maior será o limite. Não faz sentido e vão ter de corrigir isso.
E como vão atualizar?
Re: Bateria Leaf 2 40kW.h
Enviado: 30 mar 2018, 12:49
por Orlando
FullElectric Escreveu:Concordo plenamente. O problema é que não tendo um sistema que faça baixar a temperatura rapidamente, a temperatura começando a subir vai por aí acima.
Eu também preferiria ter o carro com o mesmo comportamento do 30 mas há prós e contras e começamos já a ver alguns casos de 30kWh com degradações acentuadas.
O de 30 é uma besta, parece o Ioniq a carregar....aprenderam....ponham gelo....ou então voltar ao truque que fiz há uns 4 anos....ligar AC e encaminhar para o pack com uma mangueira.

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h
Enviado: 30 mar 2018, 12:50
por Orlando
Orlando Escreveu:Ok, 3.1v tartaruga e para nos 2,7v?
Então temos um pack protegido por baixo, voltaram ao algoritmo do mk1?