Re: Troca de Bateria - Condições da Nissan
Enviado: 09 nov 2016, 12:00
Aquelas células mais fracas são as que apresentam o shunt ativo, razão pela qual eu sou levado a pensar que é o carro que as anda a descarregar erradamente.
Tal como acontecia no meu mk1 antes de lhes dar um tratamento adequado.
A minha teoria na altura era que elas seriam as células mais fracas, com mais resistência interna e portanto as que tinham maior subida de tensão no final do carregamento, fazendo com que o carro as descarregasse por pensar que estavam com mais energia que as outras.
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... 680#p32974
A solução que encontrei na altura, foi deixar repousar o carro pelo menos 30 minutos com a menor carga possível que garantisse que a célula mais fraca atingia os 4v (na altura 80 a 85% SOC). Isso permitiu que nesse período o carro pudesse calcular corretamente as células a descarregar sem a influência da tensão mais elevada naquelas células com mais resistência interna.
Sou também levado a concluir que esse carro é carregado sempre e desde sempre a 100%, ficando depois a repousar até voltar a andar.
Se o carro fosse meu e se fosse possível, eu faria o teste de carregar sempre até aos 80% (colocar as células todas com mais de 4v) e depois só o voltaria a carregar imediatamente antes de saír para nova viagem.
Tal como acontecia no meu mk1 antes de lhes dar um tratamento adequado.
A minha teoria na altura era que elas seriam as células mais fracas, com mais resistência interna e portanto as que tinham maior subida de tensão no final do carregamento, fazendo com que o carro as descarregasse por pensar que estavam com mais energia que as outras.
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... 680#p32974
A solução que encontrei na altura, foi deixar repousar o carro pelo menos 30 minutos com a menor carga possível que garantisse que a célula mais fraca atingia os 4v (na altura 80 a 85% SOC). Isso permitiu que nesse período o carro pudesse calcular corretamente as células a descarregar sem a influência da tensão mais elevada naquelas células com mais resistência interna.
Sou também levado a concluir que esse carro é carregado sempre e desde sempre a 100%, ficando depois a repousar até voltar a andar.
Se o carro fosse meu e se fosse possível, eu faria o teste de carregar sempre até aos 80% (colocar as células todas com mais de 4v) e depois só o voltaria a carregar imediatamente antes de saír para nova viagem.