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Re: 12. Barra
Enviado: 17 dez 2013, 17:06
por galt
Malm, se poderes apresenta os teus cálculos... para 6 barras apenas.
Qual será a capacidade da bateria em Kwh e percentagem (talvez metade

)
E será que a autonomia será metade ou menos ainda tendo em conta que as células devem armazenar energia com grandes diferenças... (esta deve ser dificil)
Re: 12. Barra
Enviado: 17 dez 2013, 17:18
por ledve
não sei se é possivel, mas o carro pode levar atualizacões se já não as estiver de maneira a não descer de determinada barra para nunca poder ser ativada a garantia.
Re: 12. Barra
Enviado: 17 dez 2013, 17:30
por Malm
Eu há uns dias pensava que cada barra, com exceção da 12ª, valia uns 7 a 8% de degradação. Li isto algures e por isso pensava que 30% de degradação correspondia ao desaparecimento da 10ª barra (com a Nissan Portugal

). Só que o VETL apresentou de seguida uns valores que viu no fórum dos Leaf americanos e cada uma das 12 barras corresponde a um valor diferente de perda de capacidade. Segundo esses valores, tem 70% quando desaparece a quarta barra, ou seja, quando fica com oito.
Ah.......Deg....Bar
65,58...100%....12
55,50....85%....11
51,50....79%....10
48,80....74%....09
46,00....70%....08 Copiado do diário de bordo do VETL
Ainda não encontrei em lado nenhum os valores para as barras abaixo da 8. Mas tentando descobrir um padrão, com 6 barras terá 65% de capacidade e uns 42,6 Ah. Dá para fazer uns 70 km à minha maneira.
Mas abaixo de 9, o habitual é considerar que as baterias já não servem e há que substitui-las. Isso quer dizer que, em Portugal, de seis em seis anos (ou menos) são para trocar.
Re: 12. Barra
Enviado: 17 dez 2013, 17:39
por galt
Excelentes informações...
É compreensível de 6 em 6 anos. O passado tem me provado que troco os carros com menos anos.
Quando a autonomia atingir menos de 80kms já não me agradará.
Re: 12. Barra
Enviado: 17 dez 2013, 17:42
por Malm
ledve Escreveu:não sei se é possivel, mas o carro pode levar atualizacões se já não as estiver de maneira a não descer de determinada barra para nunca poder ser ativada a garantia.
Quando os Leaf foram atualizados com a P3227 pensei nisso, porque foi no verão e os valores de capacidade subiram muito no momento em que ela foi feita. No entanto, os dias seguintes vieram provar que não, já que os valores de capacidade rapidamente desceram para os valores que eram reportados antes da atualização. Agora, pelo contrário, acho que a atualização está a sobrestimar um pouquito a degradação. Penso que a Nissan não irá fazer isso, primeiro porque não estão a dar importância ao que está a acontecer com os Leaf em Portugal e depois, como aqui já se especulou, se calhar vão ser chicos-espertos e apenas substituir uns módulos por outros já usados e assim restituem a 9ª barra e podes ir a tua vida.
Re: 12. Barra
Enviado: 17 dez 2013, 17:47
por Malm
galt Escreveu:Excelentes informações...
É compreensível de 6 em 6 anos. O passado tem me provado que troco os carros com menos anos.
Quando a autonomia atingir menos de 80kms já não me agradará.
Não convém classificá-las como excelentes, são simples suposições, previsões malmonásticas que nem sempre se verificam.
Re: 12. Barra
Enviado: 17 dez 2013, 17:50
por galt
Uma coisa eu tenho a certeza.
O meu Leaf (2011) protege muito as baterias.
Quando tenho 4 barras (2 brancas + 2 vermelhas) a bateria tem quase 50% de carga.
Na minha opinião é muito, muito.
Já alguém disse que o Leaf tem 14 barras e eu confirmo que é verdade. Na versão 2013 penso que é diferente (por isso o aumento da autonomia).
Re: 12. Barra
Enviado: 17 dez 2013, 17:53
por VETL
Acho que é interessante verem a Nissan Leaf Wiki acerca da matéria:
http://www.mynissanleaf.com/wiki/index. ... acity_Loss
Pode ser que com esta informação fiquem mais confundidos

Re: 12. Barra
Enviado: 17 dez 2013, 18:46
por Malm
Já li isso várias vezes e sinceramente, acho que o cenário previsto para Porto e Lisboa é um pouco otimista. Na minha opinião, estamos a ver que a degradação avança no nosso país de forma mais rápida do que eles indicam. Pelo que tenho verificado, é de esperar que ao fim de 5 anos a maioria terá chegado aos 30% de degradação. Mas só o futuro irá confirmá-lo, até porque a P3227 pode estar a dar-nos uma degradação maior e corrigir algo no verão. Nestes dias as temperaturas subiram um pouco, acham que isso se refletiu na taxa de degradação ou não dá para concluir nada?
Re: 12. Barra
Enviado: 17 dez 2013, 18:57
por VETL
Malm Escreveu:... Nestes dias as temperaturas subiram um pouco, acham que isso se refletiu na taxa de degradação ou não dá para concluir nada?
Neste momento não estou em condições de tirar grandes conclusões.
Necessito de mais tempo...