Nunca se deve subestimar o poder e a capacidade da comunidade open-source empenhada.
Existem pessoas que dedicam mais horas de trabalho "comunitário" para um projecto open-source que dedicam na sua carreira profissional, e há quem diga que a motivação de estar a fazer algo de útil para o próprio programador pode ser sinonimo de melhor resultado, e muitas outras pessoas trabalham em projectos open-source a nível profissional, um bom exemplo é o kernel de Linux que hoje em dia é tão abrangente e usado em tantas coisas que nem imaginamos.
Claro que é sempre mais difícil alterar o sistema operativo de um sistema concebido de origem para outro sistema operativo, principalmente se não existirem API's publicos, o que obriga a "reverse engeneering" de forma a estudar o protocolo de comunicação original, e depois implementar o mesmo usando ferramentas abertas.
Mas li algures que um dos donos do Google tem um Tesla e um Volt, e se não estou enganado a tesla vai usar Android no computador de bordo do Model S com um LCD touch-screen de 17", e se a Google desenvolver o Android mais um bocado neste sentido, tendo em conta o espírito aberto do Google , certamente não ficará restrito a uma marca.
No meu ver quando começarem a sair outros Veículos (eléctricos ou não) com o sistema Android a evolução vai ser a um ritmo tão rápido que vai causar muita inveja em todos os actuais compradores do LEAF (e outros carros com sistemas identicos). E como sabem o Android é gratuito, e cada marca tem acesso ao código fonte e alterar de uma forma extremamente flexivel como melhor lhe convém (como acontece hoje com as variantes de Android nos telemóveis).
Veja-se por exemplo um telemóvel que do ponto de vista de hardware saiu com caracteristicas muito acima do que existia na altura
HTC HD2 mas como o software de origem estava longe de se equiparar ao hardware, neste momento existem firmwares feitos pela comunidade de developers com Android capazes de transformar por completo a experiência deste equipamento.
No entanto para a comunidade de voluntários começar a programar um sistema alternativo tem que ter acesso ao equipamento em causa, e infelizmente um LEAF não se compra com a mesma facilidade que um telemóvel (mesmo sendo um telemóvel topo de gama na altura), e pode ser já tarde quando o mundo começar a ver as vantagens literalmente oferecidas pelo Android nos sistemas da concorrencia, pois pode já estar na calha uma nova versão do LEAF ou outro carro mais em conta (Relault Zoe?) e o nosso LEAF pode nunca chegar a ter um sistema completo, pois como disseste e bem, leva muito tempo a desenvolver e testar, ou se dividirmos o tempo pela comunidade que é como se trabalha em open-source é preciso haver muitos beta testers.
Quanto à segurança de versões em teste, penso que o coputador de bordo deve conseguir comandar algumas coisas, mas devem ser sempre filtradas pelo outro sistema que pode ser
VxWorks ou
QNX que em ultima instância controla o motor, e outros equipamentos de segurança. Quando carregas no botão electrónico do travão de mão, não deve ser o windows que vai processar esse request e actuar directamente nos solenoids, etc..
Claro que o ideal era a Nissan abrir (tornar público) o API do interface de comunicação do software do computador de bordo com o resto do carro, e neste caso era muito mais provável que alguém pensasse em dar o primeiro passo.
Provavelmente até dava para ter o sistema todo de origem e ter um cartão SD com o sistema operativo alternativo para quem não queira reprogramar com medo de não conseguir voltar a traz... um pouco semelhante ao que fizeram com um firmware alterado chamado
Magic Lantern para algumas máquinas fotograficas Canon EOS e para muita gente a máquina multiplicou o seu valor varias vezes só com novas funcionalidades que a própria marca não implementou, e
continua a ter evoluções porque existem varias pessoas interessadas que as implementam, mesmo que a marca já tenha abandonado as actualizações porque já lançou novos modelos...