Página 2 de 2

Re: Nissan Leaf 2026

Enviado: 18 jun 2025, 16:00
por cfvp
BrunoAlves Escreveu: 17 jun 2025, 23:45 Muito errado. O meu id3 em ritmo pasteleiro deve chegar aos 400-420km (nunca fiz tanto sem carregar) com consumos um pouco inferiores a isso. E a bateria é de 58kWh.

Teria de fazer menos de 12kWh/100km para isso.
Possível sim, mas difícil...
No site da Nissan diz que o consumo é 14,2kWh/100km, o que é ainda mais estranho.

Re: Nissan Leaf 2026

Enviado: 18 jun 2025, 17:15
por Nonnus
A minha maior curiosidade neste carro é saber o quanto as pessoas tem memória curta e quanto estão dispostas arriscar na compra de um modelo de uma marca que num passado recente deu um tiro nos pés. É certo que em certos países tratou melhor os clientes e o nosso mercado é demasiado pequeno para servir de exemplo. Ainda assim tenho muita curiosidade. O Ariya não vende em Portugal, pode ser que este venda por ser de um segmento mais baixo.

Quanto aos consumos a Peugeot também anuncia 400km para o e2008 com a bateria de 50kWh e ao mesmo tempo diz que a média é de 15.3kWh/100km. São contas engraçadas de se fazer.

Os 15.3kWh/100km são reais, é mais ou menos o que tenho por estes dias. Agora como é que consigo fazer 400km com esta média é que gostava que a Peugeot me explicasse.

Re: Nissan Leaf 2026

Enviado: 20 jun 2025, 20:30
por frankesousa
Nonnus Escreveu: 18 jun 2025, 17:15 A minha maior curiosidade neste carro é saber o quanto as pessoas tem memória curta e quanto estão dispostas arriscar na compra de um modelo de uma marca que num passado recente deu um tiro nos pés. É certo que em certos países tratou melhor os clientes e o nosso mercado é demasiado pequeno para servir de exemplo. Ainda assim tenho muita curiosidade. O Ariya não vende em Portugal, pode ser que este venda por ser de um segmento mais baixo.
...
Diria que muita gente nem sabe o que é a Nissan, Muitos mais nem sabem o que é um leaf e que já existe desde 2011 e muito menos se tiveram problemas e quais.

Ou seja, pouca gente sabe que "genericamente" os leafs dão problemas e não prestam, como eu e tu sabemos e sentimos. Ainda há outras pessoas que sabendo que deu problemas, acreditam que não vão dar todos (ou quase todos), que os problemas são casos isolados e normais. Depois ainda algumas pessoas podem dar o beneficio da dúvida e acreditarem que a Nissan evoluiu e agora terá utilizado baterias melhores.

Em resumo, acho que o historial do leaf pouco ou nada mesmo vai influenciar as vendas deste novo modelo.

Re: Nissan Leaf 2026

Enviado: 20 jun 2025, 21:36
por civic
Vamos ver se com este novo LEAF a Nissan muda a abordagem aos EVs, o Ariya é um caso estranho de falta de vontade de vender. ;)

Re: Nissan Leaf 2026

Enviado: 04 jul 2025, 22:32
por mjr
Sobre o consumo vs capacidade da bateria vs autonomia é preciso ter em atenção que o consumo WLTP é da tomada e não da bateria... ou seja, por exemplo, 14kW.h/100km de autonomia significa que da tomada AC entram 14kW.h, mas na bateria entram obviamente menos kW.h devido às perdas no carregador e na própria bateria (neste caso desprezáveis pois o C rate é baixo).

Se considerarmos 90% de rendimento no carregador AC, os 14.2kW.h transformam-se em 12,8kW.h na bateria, o que para dar 436km necessita de 55kW.h. Ainda não chega mas está mais próximo :-P

Indo ao contrário, os 436km com bateria de 52kW.h necessitam de um consumo da bateria de 11,93kW.h/100km. Para gastar 14.2kW.h/100km da tomada, significa um rendimento do processo de carga de 11.93/14.2 = 84%. Parece-me um valor muito fraco, mas pode ser isso que mostram os dados WLTP.

Nota: Não verifiquei os dados WLTP, só utilizei o que colocaram neste tópico.