Ainda mais questões, e quanto mais procuro mais confuso fico.
Graças ao Nonnus fui rever novamente os preços dos Kia/Hyundai de 64kWh, e acredito que exista hipótese.
Dentro do par do costume (Kauai / Niro) cá em casa gostamos bem mais do Kauai principalmente pelo desenho do interior, no entanto um dos extras (raro) que valorizo bastante aparece mais nos Niro (Bola de reboque) e são, efetivamente mais espaçosos. Tem também o bónus de uma garantia mais generosa face ao Hyundai (7 vs 5 anos, garantia europeia).
O problema, e existe sempre um, é que quanto mais procuro informação sobre os problemas destes carros, mais os rolamentos (a chamada wheel of fortune quando leio informação do UK/USA) me assustam. Utilizadores a referir que trocaram duas vezes invalida a tranquilidade de ir buscar um carro com largo período de garantia: Se acontece dentro, poderá acontecer novamente após o fim, e o custo não é nada simpático: Li 2000+iva fora da marca?
Tenho um vizinho que me convida sempre para um test drive no ID3 dele, mas pelo que vejo os de 58kWh apesar de não perderem em nada em tempos de viagens longas face aos 64kWh (tenho feito uma tabela de comparação no ABRP), apenas se aproximam do preço dos coreanos nas versões base, e cá em casa ninguém ficou fã, de todo, daquele interior.
Pelas contas que faço, temos uma janela de 5 semanas para decidir, já me custa andar a gasóleo nas pequenas viagens do dia a dia e não queria prolongar muito mais. O problema é que vindo de um Leaf naquele estado e depois de se imaginar (

) a conduzir algo com 64kWh ... baterias mais pequenas vão sempre parecer, pequenas!
Quando disse a mulher que o Kauai vinha com a palavra Kona na traseira arranjei logo um problema.

Agora tenho de a convencer que dá pra tirar a letras e comprar umas a dizer Kauai.
Depois de se ver muitos Kauai na rua, enviei foto de um importado que seguia à frente com o lettering original:
"Qual é esse? O Kona é um Kauai mais pequeno?"
