Página 2 de 3
Re: Preços dos BEV à venda em Portugal
Enviado: 27 jan 2020, 18:23
por Nerusonu
pemifer Escreveu: 27 jan 2020, 18:11
rimsilva Escreveu: 27 jan 2020, 17:31
pemifer Escreveu: 27 jan 2020, 16:38
Mas afinal o carro é um vw ID3 ou não?
Apesar das questões já referidas, das despesas, descontos, etc.... A informação é interessante, no entanto eu excluiria da lista carros "fantasma" ou seja, carros em que toda a gente sabe tudo, mas ninguém sabe nada... Ainda estão no limbo, são um tipo de compra em que ainda não se comprou nada, não sei se perceberam
Basicamente sem configurador e preço no final, não vale a pena estar nesta lista, digo eu...
Excelente sugestão!
Retirado o carro "fantasma" da lista!
Melhor ainda.
Mas já agora veja se não há por lá mais desses(sem configurador, preços sem IVA e afins), mais vale poucos mas certos, que muitos com incerteza.
Re: Preços dos BEV à venda em Portugal
Enviado: 27 jan 2020, 22:40
por migle
pemifer Escreveu: 27 jan 2020, 15:30
Os preços do ficheiro e da imagem foram retirados dos sites constantes do ficheiro e do post.
Qualquer duvida, por favor, consultem o respetivo site.
Ok, mas sites diferentes, critérios diferentes. Talvez um aviso à navegação...
Obrigado pelo esforço, de qualquer modo.
Há umas descidas de preços interessantes!
Re: Preços dos BEV à venda em Portugal
Enviado: 31 jan 2020, 00:25
por caz
Excelente contribuição. Felizmente os BEV já não são somente Leaf, ZOE e TM3...
Contudo, ainda existe um ponto muito relevante para a venda de VE. Os preços da maioria dos modelos estão claramente inflacionados relativamente aos "equivalentes" a CI.
Senão vejamos:
Zoe:a partir de 23 690 € (com aluguer de bateria); a partir de 31 990 € (compra com bateria)
Clio: ZEN a partir de 15 700 €
Peugeot 208:
CI: A partir de 15 200 € c/IVA
Elétrico: A partir de 30 350 € c/IVA
VW UP:
CI: A partir de 14 921,00 €
Elétrico: Preço a partir de 22.763€
Hyundai Kauai:
CI: Valor desde 20 606,46 €
Eletrico: Valor desde 38 505,16 €
Por isto é que as vendas de elétricos se concentram no Leaf e no TM3:
Leaf: A PARTIR DE 26.880 €
Mercedes Classe A (modelo mais vendido do segmento): a partir de 27 000 €
Renault Megane CI: MEGANE a partir de 22 649,99 €
Peugeot 308: A partir de 20 937 €
VW Golf: a partir de 25 800€
TM3: 48.900 €
BMW 3: A partir de 45.000,00€
Mercedes C: A partir de 45.000,00€
Audi A4: A partir de 47.202,00 EUR
Eu sei que aqui no fórum se discute muito o tipo de bateria, a capacidade da mesma, a eficiência energética do motor, ...
mas o consumidor "normal" não percebe nada disso. O que ele vê é:
1) Preço vs alternativas -> elétrico é muito mais caro do que a versão normal - quantos km preciso de fazer para pagar a diferença ???
2) Autonomia ???
3) Onde carrego ???
Chega aos concessionários e os vendedores fazem o resto para convencer que o melhor é CI...
Vamos ver quando chegam os veículos chineses para começar a guerra de preços...
Re: Preços dos BEV à venda em Portugal
Enviado: 31 jan 2020, 08:18
por Apr
caz Escreveu: 31 jan 2020, 00:25
Eu sei que aqui no fórum se discute muito o tipo de bateria, a capacidade da mesma, a eficiência energética do motor, ...
mas o consumidor "normal" não percebe nada disso.
É verdade, há users que por aqui escrevem que já tem um elétrico nas mãos há quase uma década. Há uma altura em que as discussões evoluem e deixam de ser CI vs VE e passam a ser VE vs VE. Pessoalmente CI já não me suscita qualquer questão ou sequer interesse, nem que os pintassem de ouro e os oferecessem nas feiras.
Re: Preços dos BEV à venda em Portugal
Enviado: 31 jan 2020, 08:50
por Filipe
++1
Re: Preços dos BEV à venda em Portugal
Enviado: 31 jan 2020, 11:46
por rimsilva
caz Escreveu: 31 jan 2020, 00:25
Excelente contribuição. Felizmente os BEV já não são somente Leaf, ZOE e TM3...
Contudo, ainda existe um ponto muito relevante para a venda de VE. Os preços da maioria dos modelos estão claramente inflacionados relativamente aos "equivalentes" a CI.
Senão vejamos:
Zoe:a partir de 23 690 € (com aluguer de bateria); a partir de 31 990 € (compra com bateria)
Clio: ZEN a partir de 15 700 €
Peugeot 208:
CI: A partir de 15 200 € c/IVA
Elétrico: A partir de 30 350 € c/IVA
VW UP:
CI: A partir de 14 921,00 €
Elétrico: Preço a partir de 22.763€
.....
Esse tipo de constatação e argumentos já é antiga (hoje em dia com muito maior opções de escolha até), mas no fundo temos de perceber que a mobilidade eléctrica parte muito da vontade de cada um, porque se não quisermos mudar teremos sempre uma desculpa para não o fazer.
O querer mudar, implica que se olhe para um VE vs o CI não apenas pelo valor final, mas por outros aspectos como, por exemplo,o nível de equipamento (que muitas vezes é diferente) e pelo facto de o VE ser um single speed, enquanto o CI de entrada tem caixa manual, etc...
E claro está, mesmo que se deixe de lado o aspecto ambiental, há que fazer contas ao custo de utilização de um VE vs CI e não querer que o sacrifício na compra, seja logo recuperado no primeiro ano de utilização do VE.
Re: Preços dos BEV à venda em Portugal
Enviado: 31 jan 2020, 12:28
por Nonnus
rimsilva Escreveu: 31 jan 2020, 11:46
E claro está, mesmo que se deixe de lado o aspecto ambiental, há que fazer contas ao custo de utilização de um VE vs CI e não querer que o sacrifício na compra, seja logo recuperado no primeiro ano de utilização do VE.
Eu quando comecei a pensar na compra do meu, as minhas contas foram feitas a 8 anos. E perguntam vocês. Porquê a 8 anos? Porque é quando acaba a garantia do parte mais cara do carro. Supondo que o preço de uma bateria é os 7000€ + iva (se forem 30000€ nunca mais na vida) nestes dois primeiros atingi perto desse valor no que poupei, os 6 anos que faltam é para pagar a diferença de preço de um CI e ainda dar lucro. Posto isto, se aos 8 anos tiver que ser eu a por uma bateria já tive o retorno desse dinheiro que dei a cabeça e fico com carro para mais uns bons anos.
Claro que isto para quem gosta de trocar de carro de x em x anos nunca pode ser visto desta maneira.
Re: Preços dos BEV à venda em Portugal
Enviado: 31 jan 2020, 12:43
por BrunoAlves
Eu quando comprei o Leaf em 2016 fiz contas reais a 6 anos. Em 6 anos o carro ia começar a pagar-se, em relação ao preço do ultimo fumarolas que tinha comprado. Da experiência que tive com ele, teria sido menos tempo na realidade.
Entretanto as coisas alteraram-se e a análise financeira já foi à vida

É como diz o Apr, pensar em voltar a comprar um ICE já nem é assunto.
Re: Preços dos BEV à venda em Portugal
Enviado: 31 jan 2020, 12:45
por pemifer
CI? O que é isso?
Há outro tipo de carros sem ser 100% elétrico? Desconheço!
Eu não acordei um dia e cheguei a uma árvore do dinheiro e colhi os euros para comprar um Leaf 40... (na internet até parece que é assim)
A minha história é conhecida, eu importei um Leaf dos EUA, precisamente porque a minha árvore do dinheiro não me deu os euros suficientes, sequer, para comprar um Leaf usado europeu.
Entretanto a poupança foi tal (principalmente porque o meu carro anterior era um cancro mercedes e desperdicei milhares de euros em oficinas) que em 2 anos já pude mudar de um Leaf 24 para um Leaf 40.
Claro que na internet tudo parece fácil e barato, aparece sempre alguém que pergunta, "Porque não compraste um Tesla S P100D?"
Porque razão não podemos começar por passos pequeninos?
O primeiro carro elétrico tem de ser logo um carro novo com uma autonomia que dê para ir de Bragança a Sagres?
Re: Preços dos BEV à venda em Portugal
Enviado: 31 jan 2020, 14:00
por mafgod
Há muito muito tempo, fins do milénio passado, quando os ICEs a gasóleo e as suas manutenções eram bem mais caros que os ICEs a gasolina, havia um "ditado", que se não me engano era:
"Se fizeres mais de 100.000km um ICE a gasóelo compensa a gasolina".
Nas minhas contas, que valem o que valem, digo:
"por cada 100.000km que fizeres com um VE, poupas em relação a um ICE poupadinho o equivalente a 10.000€".
Agora é fazer as contas
Um ICE que custe menos 10.000€ que um VE, ao fim de 100.000km começa a dar prejuizo.