Re: O Gás Natural nos Transportes
Enviado: 31 mar 2011, 23:26
Cheguei ao Leaf na busca dissoCarlosOliveira Escreveu:
Batalha, para o próximo ano já tens o Kangoo eléctrico...
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Cheguei ao Leaf na busca dissoCarlosOliveira Escreveu:
Batalha, para o próximo ano já tens o Kangoo eléctrico...
Cerca de 200kg. 300kW.h pesaria então 2500kg. Em 40t nem se nota...batalha Escreveu: Quanto pesam as baterias do Leaf?
Só depende da potência do carregador. Se fosse de 600kW seriam 30 minutos.batalha Escreveu:Quanto seria o tempo de carga?
Será o habitual reboque que reboca pesados. Eles tb avariam e necessitam de reboque por vezes.batalha Escreveu: E o reboque em caso de acabar a bateria?
Como indiquei um pack com 300kW.h deverá custar por volta de 100k€ (330€/kW.h).batalha Escreveu:O preço?
O gasto extra seria a diferença de energia potencial entre as duas altitudes. Energia que seria recuperada na descida. Por cada 1000 metros estamos a falar de aproximadamente 108kW.h (para 40t), recuperáveis na descida (bom, talvez 80% de recuperação).batalha Escreveu: Quanto gastaria um destes pesados para subir uma serra?
Claro que é proporcional. O factor de proporcionalidade é que não será de 1, certamente menor (como mencionei, a velocidades razoáveis o atrito viscoso com o ar é o principal consumidor de energia, completamente independente do peso). Se um veículo CI a velocidade média de 80 km/h consome cerca de 5l/100km e um pesado de mercadorias com 40 t consome cerca de 40l/100, é óbvio que para um aumento de 27 vezes no peso temos apenas um aumento de 8 vezes no consumo! Há alguma razão que o leve a pensar que num VE essa relação será diferente para pior?batalha Escreveu: PS: já vi as suas contas! Mas um pesado de mercadorias faz muito mais km/dia e o rendimento/ton não é proporcinal!