Gestão das baterias - como fazer?!

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
mafgod
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Re: Gestão das baterias - como fazer?!

Mensagem por mafgod »

É uma APP para IPhone e Android.

Permite-te ver as entranhas do carro.
Ficas a saber mais que os mecânicos da Nissan :-)

Por exemplo, estas são duas das vistas da APP (Versão PRO)

Com esta APP ficas a saber o estgado de cada célula, a temperatura da bateria, alarmes levantados no carro com a possibilidade de os eliminar, a capacidade de carga, a potência de carregamento....
Anexos
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CASM
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Re: Gestão das baterias - como fazer?!

Mensagem por CASM »

mjr Escreveu: 10 jun 2018, 20:39 Olá, bem vindo!

Perder a primeira num 30kW.h após menos de 2 anos não é normal. Quais são as seguintes condições habituais:
  • km/dia
  • carga ao fim do dia antes de carregar
  • Tipo de carga habitual (rápida ou normal)
  • Onde passa a mariolar parte do tempo, na rua ou em garagem fechada
  • Se em garagem fechada, qual a temperatura média no inverno e no verão
É até possível que a degradação seja fictícia, e o carro estar a estimar mais degradação que a real. Isto geralmente acontece quando nunca se dá a conhecer toda a amplitude da bateria, por exemplo por nunca deixar a bateria ir abaixo de 30% de SOC (estado de carga),

Parece que está a ser mais normal do que pensas, eu também perdi a 12º barra com quase dois anos, com todos os cuidados, excepto em Agosto, que fiz algumas cargas rápidas com temperatura elevada.
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mjr
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Re: Gestão das baterias - como fazer?!

Mensagem por mjr »

Concordo com os colegas que dizem que o problema será o facto de o carro só estar a ver uns 40% da energia do pack. Isto leva a que ele comece a achar que a capacidade será menor que a real.

Também não é muito positivo o estado de carga estar sempre tão elevado. Para a longevidade da bateria era preferível fazer ciclos de 80%-40% em vez de 100%-60%.

CASM, há vários casos de pessoas com 2 anos e muitos km no Leaf 30, com muitas CR, e ainda longe de perder a primeira barra. O problema acaba sempre por ser o mesmo, a bateria raramente é descarregada para perto de 0% e assim o LBC começa a subestimar a capacidade.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
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Re: Gestão das baterias - como fazer?!

Mensagem por RJSC »

Circula por aí um estudo que confirma que a bateria de 30kWh está a degradar mais rapiadamente que a de 24kWh, que já é do conhecimento da Nissan que não desmentiu. E corre o rumor que foi por causa disso que abusaram tanto da limitação de carregamento rápido na bateria de 40kWh.
https://insideevs.com/nissan-issues-sta ... gradation/
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mafgod
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Re: Gestão das baterias - como fazer?!

Mensagem por mafgod »

RJSC Escreveu: 11 jun 2018, 16:50 Circula por aí um estudo que confirma que a bateria de 30kWh está a degradar mais rapiadamente que a de 24kWh, que já é do conhecimento da Nissan que não desmentiu. E corre o rumor que foi por causa disso que abusaram tanto da limitação de carregamento rápido na bateria de 40kWh.
Se tal for verdade, prevejo que até ao fim da garantia, uma enorme percentagem de baterias serão mudadas.
Temos de começar a andar menos com os carros lol
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Re: Gestão das baterias - como fazer?!

Mensagem por RJSC »

A larga maioria dos Leafs de primeira geração são de 24kWh.
Os de 30kWh não estiveram muito tempo à venda.
Será por isso que a Nissan não quer fazer upgrades de 24kWh para 30kWh? (mais baterias para trocar em garantia)
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Re: Gestão das baterias - como fazer?!

Mensagem por jfr2006 »

Esse estudo vale 0, niente, népias...

A forma como foi feito e com base em dados do LeafSpy.... :naughty: :naughty:

eu posso meter-te aqui uma imagem do LefSpy do meu com 94% de SOH e amanhã já te arranjo uma com 98% :lol:
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Re: Gestão das baterias - como fazer?!

Mensagem por mjr »

Estes estudos com dados estimados pelo carro têm zero de base científica.

Por outro lado, estando o carro a subestimar a capacidade isso será bom para mais tarde exigir uma bateria nova. Conheço casos em que o SOH real era (bem) acima dos 66% (patamar para as 8 barras) e o carro levou bateria nova na mesma. Estou a falar de mk1.
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Re: Gestão das baterias - como fazer?!

Mensagem por pemifer »

Há boas noticias!
Contate a Nissan para fazer uma atualização ao seu carro para passar a determinar corretamente o estado da bateria.
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Re: Gestão das baterias - como fazer?!

Mensagem por AJLeaf1 »

Boa tarde,

Fui à Nissan na passada semana e o relatório que fizeram "acusou", "carga frequente quando a carga da bateria já se encontra elevada".
Na verdade eu punha a carregar todos os dias independentemente da percentagem da carga que tinha.

Informaram-me de que apenas deveria colocar o veículo a carregar, quando a percentagem da carga estivesse abaixo dos 50%.
Outros colegas, disseram-me para carregar apenas até 85% da capacidade, a não ser que necessite dos 100%.

Ora, tudo isto é novo para mim e nunca o concessionário que referiu cuidados a ter com o veículo e muito menos com as cargas!

O que eu ando a fazer neste momento é carregar apenas até 85% e só carrego quando preciso ou quando a bateria está abaixo dos 50%.

Mas apetece-me continuar a fazer sem cuidados nenhuns, para ver se "rebento" com quatro barras antes do período da garantia, que penso que serão 8 anos! Assim pode ser que receba umas baterias novas!

Ângelo
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