rimsilva Escreveu: Ontem por exemplo,num postos de 22 kW o meu carro estava a carregar a 6,6 kW.
Isso pode ter a ver com o facto de o posto de 22kW só ter uma das fases disponível (logo 7,2kW), há imensos assim actualmente.
Mas como o i3 carrega 3x16A ou 1x32A, no caso de um posto de 22kW (3x32A) faria sentido que ele escolhesse a ligação trifásica
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
Embora tenha de fazer mais testes para me familiarizar com os tempos de carregamento do I3. Continuo com a seguinte dúvida? Estava a pensar comprar uma wallbox regulável de 7.4kW, mas assim não vale a pena o investimento.
Dado que tenho disponível 30A monofásico no sitio da green up, ficava satisfeito se pudesse carregar a 6.6kW. Será realista este pressuposto
rimsilva Escreveu: Ontem por exemplo,num postos de 22 kW o meu carro estava a carregar a 6,6 kW.
Isso pode ter a ver com o facto de o posto de 22kW só ter uma das fases disponível (logo 7,2kW), há imensos assim actualmente.
Mas como o i3 carrega 3x16A ou 1x32A, no caso de um posto de 22kW (3x32A) faria sentido que ele escolhesse a ligação trifásica
É o primeiro modelo do i3, só carrega a 7.4kW no máximo.
Spin Escreveu:Embora tenha de fazer mais testes para me familiarizar com os tempos de carregamento do I3. Continuo com a seguinte dúvida? Estava a pensar comprar uma wallbox regulável de 7.4kW, mas assim não vale a pena o investimento.
Dado que tenho disponível 30A monofásico no sitio da green up, ficava satisfeito se pudesse carregar a 6.6kW. Será realista este pressuposto
Sim, esse carro pode usar os 30A monofásicos na totalidade, não necessita de uma wallbox, apenas de uma tomada e um evse apropriado. Com um evse tem a possibilidade de usar no exterior/interior, a wallbox só no local onde for instalada.
Pessoalmente não vejo necessidade de uma wallbox para um i3 de primeira geração.
Tenho contratado 6,9 kva de potência e carrego durante as 7h do bi-horário com o EVSE, neste período carrego ~80% da bateria.
O "investimento" numa walbox vai depender da necessidade de carregar mais rápido, para uma emergência, talvez.
Uma alternativa muito recomendada por aqui será um EVSE regulável até aos 32A que seria um 2 em 1, mais potência para carregar em casa, possibilidade de o levar para fora e mais barato do que uma walbox
A wallbox tem como vantagem ser mais confortável de colocar o carro a carregar numa garagem (liga e desliga), não precisa de ter a preocupação do "tirar e pôr" no carro.
Obrigado a todos. Para não me precipitar na compra, vou optar por efetuar mais carregamentos. Bem, para as emergências tenho o ICE.
As dúvidas são como as cerejas.
De quanto em quantos carregamentos se devem fazer até aos 100%.
1. Sempre.
2. De 5 em 5.
3. É indiferente. O que interessa é carregar.
4. Outra.
Pode usar o evse como wallbox, basta que esteja na parede, é só ligar e desligar. Só o coloca no carro quando fizer viagens maiores.
Spin, o ideal é carregar uma vez por semana a 100%, ou no mínimo de 15 em 15 dias, para as células equilibrarem. O número de cargas pelo meio é menos relevante, na minha opinião.
Fil Escreveu:Pode usar o evse como wallbox, basta que esteja na parede, é só ligar e desligar. Só o coloca no carro quando fizer viagens maiores.
Spin, o ideal é carregar uma vez por semana a 100%, ou no mínimo de 15 em 15 dias, para as células equilibrarem. O número de cargas pelo meio é menos relevante, na minha opinião.
Uma vez que este tópico fala sobre carregamentos e "optimização" do estado da mesma, coloco em anexo uma informação que está no manual do i3 e que considero importante.
rimsilva Escreveu:Uma vez que este tópico fala sobre carregamentos e "optimização" do estado da mesma, coloco em anexo uma informação que está no manual do i3 e que considero importante.
O i3 descarrega a bateria quando parado, tipo Tesla?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt