Re: Leaf performance auto-estrada
Enviado: 07 mar 2018, 00:03
Havendo ferramentas simples e baratas para saber o consumo da climatização, o estado real da bateria, etc, este tipo de testes para mim não valem nada.
Da minha experiência com o Leaf 2 quando o SOC indicado baixa dos 50% ele começa a indicar progressivamente menos SOC em relação ao real indicado pelo LS. Por exenplo, o aviso de bateria fraca aparece aos 10% de SOC, quando na verdade o SOC real é de 20%. Mesmo quando indica 20% o SOC real é de 30% e acima disso começa progressivamente a aproximar-se do real. Com temperaturas muito negativas essa diferença pode ser maior ainda (ou não). Quando o carro indica 2%, segundo o LS ainda tem 5kW.h disponíveis na bateria, ou seja mais de 10% de SOC real. E não é invenção do LS, a tensão das células ainda estava bem acima do joelho e a energia continuava a descer com o esperado dos km percorridos. Já os últimos 2% de SOC reportados pelo carro parece que nunca mais acabam. Por várias razões não quis ir até à tartaruga, mas quando tiver o meu vai ser das primeiras coisas. Isto para confirmar que o indicado pelo LS é o real até ao fim.
O que eu sei é que nos 120km do Porto a Coimbra onde a velocidade média foi de 120km/h e com picos de 148km/h (reais), a energia gasta pelo Leaf 2 foi menos de 60% do total (56,5%) segundo o Leaf Spy. Extrapolando daria para mais de 200km a 120km/h. É claramente outro campeonato.
O Leaf 2 continua a tradição da Nissan de ser muito conservadora na energia que indica disponível ao condutor, para evitar surpresas desagradáveis. Acho que já li por aqui alguém a queixar-se que quase ficava apeado com o Ioniq porque ele sobre estimou a energia restante no pack. Alguém confirma?
Da minha experiência com o Leaf 2 quando o SOC indicado baixa dos 50% ele começa a indicar progressivamente menos SOC em relação ao real indicado pelo LS. Por exenplo, o aviso de bateria fraca aparece aos 10% de SOC, quando na verdade o SOC real é de 20%. Mesmo quando indica 20% o SOC real é de 30% e acima disso começa progressivamente a aproximar-se do real. Com temperaturas muito negativas essa diferença pode ser maior ainda (ou não). Quando o carro indica 2%, segundo o LS ainda tem 5kW.h disponíveis na bateria, ou seja mais de 10% de SOC real. E não é invenção do LS, a tensão das células ainda estava bem acima do joelho e a energia continuava a descer com o esperado dos km percorridos. Já os últimos 2% de SOC reportados pelo carro parece que nunca mais acabam. Por várias razões não quis ir até à tartaruga, mas quando tiver o meu vai ser das primeiras coisas. Isto para confirmar que o indicado pelo LS é o real até ao fim.
O que eu sei é que nos 120km do Porto a Coimbra onde a velocidade média foi de 120km/h e com picos de 148km/h (reais), a energia gasta pelo Leaf 2 foi menos de 60% do total (56,5%) segundo o Leaf Spy. Extrapolando daria para mais de 200km a 120km/h. É claramente outro campeonato.
O Leaf 2 continua a tradição da Nissan de ser muito conservadora na energia que indica disponível ao condutor, para evitar surpresas desagradáveis. Acho que já li por aqui alguém a queixar-se que quase ficava apeado com o Ioniq porque ele sobre estimou a energia restante no pack. Alguém confirma?