Pelo que tenho visto a corrente que o carro puxa é um pouco variável com a tensão da rede.
Quando tenho a tensão no EVSE abaixo dos 220V, vejo a corrente a roçar e por vezes passar os 10A (tipo 10,2A), quando a tensão vai lá para cima (245V ou mais por vezes) já baixa quase para os 9.
De qualquer modo eu tinha um Sonoff POW ligado à maquina de lavar loiça, que puxa 16A durante apenas alguns minutos e aquilo estava quase a derreter, portanto, aconselho ao uso desses equipamentos apenas para até 10A (ou pouco mais).
papacurvas Escreveu: 24 nov 2019, 23:09
Franksousa obrigado pelo testemunho.
Pedro obrigado pela info, se olharmos aos mesmos Amperes o sabonete da Nissan parece me mais eficiente que o tem EVSE.
Isso não será bem verdade. Qualquer diferença será "culpa" do carro ou erro de medida.
Os evse / "sabonetes" não têm "eficiência". Aquilo não passa de 1 contactor que liga diretamente os 230V AC no carro e apenas informam o carro da corrente disponível.
Eficiência só existe nos PCR e nos onboard charger dos carros
Tenho também feito algumas medições e tirei algumas conclusões pessoais.
As diferenças de eficiência em termos de custo são pequenas, não vale a pequena ter grande preocupação com isto.
De qualquer forma apanhei variações de eficiência (Relação entre o que entra medido pelo EVSE e o que fica na bateria indicado pelo LeafSpy) entre os 80% e os 92%..
As minhas conclusões são as seguintes:
- Obtemos melhor eficiência carregando com SoC mais baixos e correntes mais elevadas;
- Carregar a 10A com o EVSE da Nissan ou outro é a mesma coisa
Carrego habitualmente a 24A com cargas entre os 30% e 60% de Soc e obtenho um eficiência próxima dos +/-90%
Nissan Leaf 40 N-Connecta Solid Red, entregue em 5 de julho de 2019. 5300km em 01-11-2019
Cálculos de eficiência usando os dados da energia que entra no carro são tudo menos exatos. O sensor de corrente do Leaf é muito ruidoso o que leva a uma série de erros, a começar na estimação da autonomia restante, SOC, SOH, etc.
Teste realizados por um laboratório americano com instrumentos de precisão na saída do carregador indicam que a eficiência máxima dos mk1 anda por volta dos 90% nos 10A@230VAC, sendo ligeiramente (1%) menor a 16A. Já nos mk2 com carregador de 6,6kW a eficiência máxima é na corrente máxima.
Isso está aqui algures no fórum, já coloquei várias vezes esse estudo.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
papacurvas Escreveu: 24 nov 2019, 23:09
Franksousa obrigado pelo testemunho.
Pedro obrigado pela info, se olharmos aos mesmos Amperes o sabonete da Nissan parece me mais eficiente que o tem EVSE.
Foi a mesma conclusão que eu tirei quando olhei para os dados, mas não será a conclusão correta...
A medição com o EVSE da Nissan não foi feita no mesmo dia.
É provável que a tensão não fosse a mesma e daí a diferença de valores.