Página 2 de 4
Re: Temperatura Vs Carregamento a 100%
Enviado: 08 jul 2016, 12:53
por Braveleda
Bom dia Manuel, é isso, carrega no trabalho. Vou experimentar os 80% e de manhã.
Re: Temperatura Vs Carregamento a 100%
Enviado: 13 jul 2016, 10:21
por PauloDias
Boas Braveleda, vou usar aqui o teu tópico para tirar a dúvida se faço bem os meus carregamentos....
A distancia que percorro diariamente é entre 105 / 115 kms e o que tenho feito de carregamentos é da seguinte forma, carrego durante a noite dentro do parqueamento do prédio, e não dentro da garagem mesmo, pois ainda não consegui arranjar forma de colocar o carro a carregar na rua com uma extensão a partir da garagem. A temperatura dentro da garagem nestes dias rondam os 25/28 graus. Como tenho bi-horário tenho programado para começar a carregar deste 22h10 até aos 80% que termina sempre por volta das 3h depois tenho programado para começar a carregar de novo a partir das 5h até sair de casa, que é sempre por volta das 6h30, quando me levanto a partir de casa abro a porta para o exterior da garagem para entrar fresco durante algum tempo.... não deve fazer quase nada mas..... quando chego ao trabalho tenho de SOC mais ou menos entre 63 a 69 %, depois da viagem para casa chego quase sempre com entre 30 a 35 %.
Não posso ficar só com os 80% pois isso implicava que tinha que tentar carregar no trabalho e para isso tem que ser ao sol....

por isso só quando é MESMO necessário!!
Por estes dias não tenho conseguido ficar com as 5 barras da temperatura, está sempre com 6.....
Estou a fazer mal ? que possibilidades tenho para minimizar o estrago ?
Re: Temperatura Vs Carregamento a 100%
Enviado: 13 jul 2016, 10:55
por mjr
Qual é a temperatura no parqueamento do prédio? É ao ar livre?
Num Leaf novo as 6 barras começam nos 23-24C e terminam já perto dos 40C. É completamente diferente a nível de degradação. Ainda não tens o Leaf Spy, para saber a temperatura real da bateria?
Re: Temperatura Vs Carregamento a 100%
Enviado: 13 jul 2016, 11:13
por PauloDias
Re: Temperatura Vs Carregamento a 100%
Enviado: 13 jul 2016, 12:20
por mjr
Não está mau. O meu nos dois primeiros anos esteve bem pior que isso no Verão.
A estratégia de carga usada em fazer uma carga inicial até aos 80% e depois 1h30m de carga até aos 100% parece-me bastante acertada. Suponho que quando chega ao carro de manhã ainda esteja a carregar (muito lentamente), correto?
Re: Temperatura Vs Carregamento a 100%
Enviado: 13 jul 2016, 12:31
por PauloDias
Sim ainda está sempre a carregar.... Como tenho lido que quando é para carregar mais de 80% convém sair logo com o carro, é por isso que faço isto desta maneira....
Re: Temperatura Vs Carregamento a 100%
Enviado: 14 jul 2016, 22:59
por Braveleda
Boa noite Paulo, o meu também tem andado nos últimas semanas com as 6 barras de temperatura. Será difícil andar mais fresco!
Boa noite Manuel, pela experiencia desta semana, noto que consigo que a bateria atinja menos vezes a casa dos 30 graus, mas entro quase todos os dias no aviso de bateria fraca, que ocorre aos 18% felizmente é por pouco tempo.
Re: Temperatura Vs Carregamento a 100%
Enviado: 14 jul 2016, 23:08
por sparrow
O que é melhor?
Fazer cargas mais curtas a 16A ou mais longas a 10A?
De que maneira se tem a bateria mais fresca?
Isto pensando em carga a 80% a iniciar por volta da meia-noite.
Re: Temperatura Vs Carregamento a 100%
Enviado: 14 jul 2016, 23:36
por BrunoAlves
Hoje o carro ficou em casa (mas na rua), à sombra e, mesmo assim, às 19h tinha 6 barras e 26,5º média. É impossível manter temperaturas baixas nestes dias, só impossível...
Eu diria 16A: muito menos tempo a carregar e menos perdas no carregador.
Re: Temperatura Vs Carregamento a 100%
Enviado: 14 jul 2016, 23:44
por Braveleda
Segundo a experiencia desta semana, carregamento a 80% com 16A.
No meu caso a temperatura baixa cerca de 2 graus (média durante o dia).