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Re: Apresentação Sparrow
Enviado: 28 mai 2016, 16:29
por pemifer
Olá, bem vindo!
A unica ajuda que te posso dar, em relação à compra, é que o Orlando ofereceu-me um por um preço mesmo bom.
Duvido que na Europa consigas arranjar por melhor preço.
Pergunta-lhe.
Acabei por optar por importar eu mesmo mas ainda não sei se vou ficar a ganhar ou não.
Re: Apresentação Sparrow
Enviado: 29 mai 2016, 17:49
por sparrow
obrigado a todos.
hoje fui alimentar o "bichinho" a dar uma volta no Leaf do Mafgod!
o carro correspondeu em absoluto às minhas expectativas. com os €€€s que posso gastar vai ter de ser um carro dessa geração que vou adquirir. os MK2 estão muito mais caros do que aquilo que eu posso despender.
@Mafgod Obrigado mais uma vez pelo test drive!
Re: Apresentação Sparrow
Enviado: 03 jun 2016, 20:39
por sparrow
como estou a tentar comprar um carro eléctrico decidi olhar para a instalação eléctrica cá de casa para ver como será depois o carregamento...
aqui parte do quadro principal da casa onde se vê o disjuntor de saída para a garagem...
https://goo.gl/photos/pWXQr7zdYJHNG5yY8
pelo que eu percebo sai 16A para o quadro da garagem.
aqui o quadro da garagem...
https://goo.gl/photos/BiedfKH1xhsPQB3Q7
pelo que eu percebo, quer as tomadas, quer a iluminação está cada elemento protegido por disjuntores de 10A.
Sendo assim o máximo que vou poder usar para carregar o carro será 10A.
Certo?
Agora mais à frente... sabendo que eu na garagem só tenho o motor de abrir o portão e uma luz fluorescente, ambas as coisas normalmente desligadas pelo que não tenho nenhum consumo.... será que podia acrescentar no quadro um disjuntor de 16A e fazer a ligação para uma tomada CEE para carregar o carro a 16A?
Agradece-se opiniões técnicas fundadas!
EDIT: provavelmente até dispensaria a tomada CEE e faria uma wallbox caseira baseada em openevse, ligando um fio directo do quadro da garagem à wallbox.
Re: Apresentação Sparrow
Enviado: 03 jun 2016, 21:04
por BrunoAlves
Em principio terás fio de 2,5mm^2. Dependendo do comprimento, não é muito. Mas é suficiente

Convém é que te certifiques da secção.
Re: Apresentação Sparrow
Enviado: 06 jun 2016, 14:08
por mjr
2.5mm^2 nunca é perigoso a 16A seja qual for a distância. Onde foste buscar essa ideia rdias?
Re: Apresentação Sparrow
Enviado: 06 jun 2016, 14:16
por Apr
Uma alteração simples ao quadro da garagem e ficas com 16A prontos a consumir, por isso tens boas condições. Agora tens que escolher o carro que queres para ver se é possivel ter mais o se está bem assim.
Re: Apresentação Sparrow
Enviado: 06 jun 2016, 16:49
por sparrow
O carro em princípio será um Nissan Leaf MK1
pelo que eu tenho lido o máximo que carrega é mesmo os 16A. por outro lado, aumentar para 32A também me levaria a ter de aumentar a potência contratada à EDP, pois tenho 6,9kVA o que não chega para os 32A.
por isso a minha ideia é mesmo acrescentar um disjuntor para 16A que ficava exclusivo para uma tomada CEE onde ligaria o EVSE.
Re: Apresentação Sparrow
Enviado: 06 jun 2016, 18:11
por BrunoAlves
Mas se conseguires comprar um EVSE de 32A regulável podes carregar por ex a 24A e aproveitar praticamente toda a tua potência instalada, manter a casa a trabalhar (desde que não ligues o forno enquanto carregas o carro

) e carregar o carro 1,5x mais depressa que a 16A

Re: Apresentação Sparrow
Enviado: 06 jun 2016, 18:49
por sparrow
Mas o Nissan Leaf MK1 não carrega só a 16A?
Re: Apresentação Sparrow
Enviado: 06 jun 2016, 18:56
por BrunoAlves
Não sei

mas estava a assumir que pudesses carregar até 32. O meu só carrega a 16A mas tudo o que fizer e comprar será sempre a pensar no futuro
