alexmol Escreveu:
Há que ter em conta que muitas das reservas não se vão traduzir em encomendas efectivas, seja por surgirem outras alternativas credíveis mais cedo, seja pelo facto de muitas pessoas apenas quererem demonstrar que concordam com o que a Tesla está a fazer e mais tarde vão pedir a devolução da reserva.
Repara, mesmo considerando um total de apenas 300.0000 reservas reais APÓS o 2º evento de apresentação - um cenário relativamente pessimista, hoje são 325.000 e o valor vai continuar a aumentar. Com a apresentação do 2º evento do Model 3 no próximo ano, e se tudo correr bem, não é complicado prever que as reservas irão facilmente aumentar ainda mais.
Mas mesmo este número é cerca de 2X mais do que aquilo que a Tesla planeava. Não há hipótese alguma que este facto não seja disruptivo.
alexmol Escreveu:
Se o número de reservas excedeu o previsto, e a Tesla não mudar os planos que tinha, não vem grande mal ao mundo (da Tesla).
A fila de espera será maior, mas o modelo de negócio poderá ser o mesmo e até poderá vir o tal cash flow positivo pelo qual os investidores tanto anseiam.
A questão para os gestores é se é preferível investir mais agora e correr maior risco no futuro, ou investir menos e possivelmente perder clientes que entretanto vão para outras marcas por não poderem esperar.
Não é bem assim. A Tesla tem que mudar os planos e para os mudar vai precisar de aumentar o investimento.
Mantendo o plano actual (sem mexer nada) e supondo que o Model 3 está em produção em final de 2017, e considerando apenas as tais 300.000 reservas, estas iriam demorar pelo menos até 2020 a serem entregues e satisfeitas (segundo o plano actual). Nos EUA há um "problema" que a Tesla precisa de gerir com muita atenção, que é o nº total de carros que permite ter acesso aos incentivos federais e do estado (cerca de $10.000) e que se situa nas 200.000 unidades por marca. Depois de atingido este número, o valor destes incentivos diminuem progressivamente - "apenas" 50% se forem adquiridos no primeiro semestre do momento que a marca chegar aos 200.000 e 25% no 2º semestre.
Prevê-se que a Tesla chegue a este valor (contando apenas o mercado americano ) algures entre 2017 e 2018 o que significa que, se tudo correr bem (e continuo a dizer que este é um grande "se"), será também no auge da produção do Model 3 com o S e o X a serem produzidos previsivelmente na máxima capacidade possível também. Por esta razão irá haver uma grande corrida pelo acesso a estes créditos e não tenho dúvidas que será num ápice que a Tesla chegará às 200.000 unidades. Vai ser também um momento que irá deixar vários (muitos?) clientes "insatisfeitos" por não conseguirem ter acesso ao incentivo. E aliás, grande parte das reservas actuais são de pessoas que querem garantir um lugar na fila dos incentivos a 100%....
A seguir a esse momento, haverá muita gente que provavelmente irá considerar outras marcas de forma a obter os créditos a 100%. Será também numa altura que deverá haver mais oferta no mercado, o que irá colocar a Tesla com uma tremenda desvantagem e por isso, para conseguir resistir, a Tesla precisará de conseguir encontrar "outras armas" para lutar no mercado americano.
Ou seja, se a Tesla quiser que o Model 3 seja mesmo um sucesso vai ter que garantir que consegue que o máximo de clientes deste modelo consigam obter os incentivos. Não sei como fará depois em relação à distribuição destes entre os Model S/X e o 3 mas alguma forma terá também que existir.
A implicação imediata deste facto, é que isto também significa que haverá prioridade máxima para o mercado americano até a Tesla atingir as 200.000 unidades...o que significa que o Model 3 na Europa e nos outros mercados poderão demorar ainda mais tempo para chegar. Isto se entretanto não existirem alternativas, como a criação de mais fábricas para satisfazer as encomendas. Mas, mais fábricas implicam mais dinheiro...e tempo. Duas coisas que a Tesla não tem muito...
Por isso a Tesla não poderá ficar quieta de forma absolutamente nenhuma sob o risco de ver as outras marcas a aproveitarem-se destas fragilidades e ver fugir clientes do Model 3 tanto no mercado americano com nos outros mercados por consequência.
alexmol Escreveu:
Eu continuo a achar que a rede supercarregadores só vai ser grátis para os modelos premium da Tesla (S e X) ou para quem compre essa opção como extra.
Sim, neste momento já é a minha opinião também. Não a era anteriormente e acredito até que quando o Elon Musk referiu que a os SC eram "standard" era com a intenção de serem "free". Mas quando viram o número de reservas a aumentar para este níveis, preferiram ser cautelosos e repensar toda a situação (daí também a mudança na página da Tesla para os SC e a referência apenas de "Capable").
Ou seja, a confirmar-se estes nºs teremos uma grande quantidade de clientes do Model 3 a virem a usar a rede de SC até 2020 e se já há problemas de sobrelotação em alguns SC nos EUA (assim como alguns "abusos"), o problema iria naturalmente piorar por uma ou várias ordens de grandeza se a sua utilização fosse sem custos.
Por isso, acho que a melhor forma de controlar o uso será através do custo de utilização. E tenho algumas dúvidas sobre se este custo terá a forma de uma "flat free" e ser um "extra" como foi como o S60. É que se for assim, não tenho dúvidas que irá haver uma grande quantidade de clientes que mesmo assim irão optar por adquiri-lo e isso continuará a não permitir controlar a utilização da rede.
Se o objectivo for controlar o uso, faz mais sentido que cada carga tenha um custo associado. Talvez até um custo de carga "dinâmico" para ser possível, por exemplo, aumentar o preço quando um SC for muito "popular" e estiver mais vezes lotado do que outros numa determinada área. Ou o custo incrementar consoante a utilização do mesmo SC num determinado período de tempo.