Re: Eficiencia de carga, Hack do EVSE e outras coisas
Enviado: 21 dez 2015, 23:03
Mercedes Classe B Electric Drive também carrega trifásico.VETL Escreveu:Acho que só o Tesla e o ZOE carregam em trifásico.
Os outros só usam uma fase.
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Mercedes Classe B Electric Drive também carrega trifásico.VETL Escreveu:Acho que só o Tesla e o ZOE carregam em trifásico.
Os outros só usam uma fase.
Deste gostava muito de ver uma foto, pois não é simples de fazer como os outros. O que eu tenho é um "produto artesanal" e só o consegui testar num quadro (no Glicíneas) com duas tomadas: a trifásica de 4 pinos + uma outra normal. Na primeira, 3 fases + terra = 4 pinos. Na segunda, retira-se o neutro em falta e liga-se tudo numa tomada trifásica de 5 pinos. É confuso, mas neste tópico a coisa melhora: https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... start=1280beme83 Escreveu:(...)Tenho agora mandar fazer uma 16a trifásico de 4 pernos para 16a monofasico

Não sou da área elétrica....nem sabia que ia ser tão complicado....estou a ver que vai ser um desafio para a empresa....pafi Escreveu:Deste gostava muito de ver uma foto, pois não é simples de fazer como os outros. O que eu tenho é um "produto artesanal" e só o consegui testar num quadro (no Glicíneas) com duas tomadas: a trifásica de 4 pinos + uma outra normal. Na primeira, 3 fases + terra = 4 pinos. Na segunda, retira-se o neutro em falta e liga-se tudo numa tomada trifásica de 5 pinos. É confuso, mas neste tópico a coisa melhora: https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... start=1280beme83 Escreveu:(...)Tenho agora mandar fazer uma 16a trifásico de 4 pernos para 16a monofasico
Entre muitas das imagens, cá está ele em ação:
Boa sorte com isso, e quando estiver pronto, toca a mostrá-lo!
A questão da eficiência não tem a ver com as baterias em si mesmas mas com o carregador. Tipicamente os carregados incorporados nos EV's são mais eficientes à potência máxima para a qual foram desenhados, e isso significa normalmente que carregar a 16A é mais eficiente que a 10A.cgecastro Escreveu:Ainda não tenho o Leaf e já ando com a cabeça à roda
Li nalgum sitio não sei onde que é mais eficiente a carga a 16A relativamente a 10A e isto leva-me às perguntas...
Qual é a corrente de carga mais eficiente para carga das baterias em termos de kWh consumidos na tomada vs kWh armazenados na bateria?
Este exemplo aproveita uma tomada trifásica de 4 pinos para uma tomada trifásica de 5 pinos. Também seria possível para apenas uma tomada, mas aí estaria um "desperdício" (ou "não aproveitamento") das outras duas fases.beme83 Escreveu:(...)Não sou da área elétrica....nem sabia que ia ser tão complicado....estou a ver que vai ser um desafio para a empresa....
Mas mesmo de trifásica para monofásica é necessário o piloto?
FullElectric Escreveu:Atenção. Quem não está à vontade com o tema e não tem certezas do que está a fazer que não se ponha a fazer estes truques.
Fica o alerta pois basta enganarem-se e trocar o neutro pela fase para estoirarem com o carro.
Prefiro a designação "coleção"beme83 Escreveu:FullElectric Escreveu:Atenção. Quem não está à vontade com o tema e não tem certezas do que está a fazer que não se ponha a fazer estes truques.
Fica o alerta pois basta enganarem-se e trocar o neutro pela fase para estoirarem com o carro.
Por essa mesma razão fui a uma casa da área que me montaram todas os adaptadores que pedi e que já me deram muito jeito fico é que com uma mala cheia de cabos.....