Página 2 de 2

Re: Eficiencia de carga, Hack do EVSE e outras coisas

Enviado: 21 dez 2015, 23:03
por jrochate
VETL Escreveu:Acho que só o Tesla e o ZOE carregam em trifásico.
Os outros só usam uma fase.
Mercedes Classe B Electric Drive também carrega trifásico.

Re: Eficiencia de carga, Hack do EVSE e outras coisas

Enviado: 21 dez 2015, 23:05
por Fil
O smart ed também pode carregar a 22kW.

Re: Eficiencia de carga, Hack do EVSE e outras coisas

Enviado: 21 dez 2015, 23:20
por pafi
beme83 Escreveu:(...)Tenho agora mandar fazer uma 16a trifásico de 4 pernos para 16a monofasico
Deste gostava muito de ver uma foto, pois não é simples de fazer como os outros. O que eu tenho é um "produto artesanal" e só o consegui testar num quadro (no Glicíneas) com duas tomadas: a trifásica de 4 pinos + uma outra normal. Na primeira, 3 fases + terra = 4 pinos. Na segunda, retira-se o neutro em falta e liga-se tudo numa tomada trifásica de 5 pinos. É confuso, mas neste tópico a coisa melhora: https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... start=1280

Entre muitas das imagens, cá está ele em ação:
Imagem

Boa sorte com isso, e quando estiver pronto, toca a mostrá-lo!

Re: Eficiencia de carga, Hack do EVSE e outras coisas

Enviado: 21 dez 2015, 23:26
por beme83
pafi Escreveu:
beme83 Escreveu:(...)Tenho agora mandar fazer uma 16a trifásico de 4 pernos para 16a monofasico
Deste gostava muito de ver uma foto, pois não é simples de fazer como os outros. O que eu tenho é um "produto artesanal" e só o consegui testar num quadro (no Glicíneas) com duas tomadas: a trifásica de 4 pinos + uma outra normal. Na primeira, 3 fases + terra = 4 pinos. Na segunda, retira-se o neutro em falta e liga-se tudo numa tomada trifásica de 5 pinos. É confuso, mas neste tópico a coisa melhora: https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... start=1280

Entre muitas das imagens, cá está ele em ação:
Imagem

Boa sorte com isso, e quando estiver pronto, toca a mostrá-lo!
Não sou da área elétrica....nem sabia que ia ser tão complicado....estou a ver que vai ser um desafio para a empresa....
Mas mesmo de trifásica para monofásica é necessário o piloto?

Re: Eficiencia de carga, Hack do EVSE e outras coisas

Enviado: 23 dez 2015, 13:58
por alexmol
cgecastro Escreveu:Ainda não tenho o Leaf e já ando com a cabeça à roda :-)
Li nalgum sitio não sei onde que é mais eficiente a carga a 16A relativamente a 10A e isto leva-me às perguntas...
Qual é a corrente de carga mais eficiente para carga das baterias em termos de kWh consumidos na tomada vs kWh armazenados na bateria?
A questão da eficiência não tem a ver com as baterias em si mesmas mas com o carregador. Tipicamente os carregados incorporados nos EV's são mais eficientes à potência máxima para a qual foram desenhados, e isso significa normalmente que carregar a 16A é mais eficiente que a 10A.
Já num caso onde seja possível carregar até 32A não estou convicto que a potência máxima seja a mais eficiente.

Mas estamos a falar de diferenças inferiores a 5%. Em vez de gastar 3€ para uma carga poderá gastar 3,15€. Se para carregar a 16A tiver que aumentar a potência contratada poderá não ser relevante a poupança.

Re: Eficiencia de carga, Hack do EVSE e outras coisas

Enviado: 24 dez 2015, 01:36
por pafi
beme83 Escreveu:(...)Não sou da área elétrica....nem sabia que ia ser tão complicado....estou a ver que vai ser um desafio para a empresa....
Mas mesmo de trifásica para monofásica é necessário o piloto?
Este exemplo aproveita uma tomada trifásica de 4 pinos para uma tomada trifásica de 5 pinos. Também seria possível para apenas uma tomada, mas aí estaria um "desperdício" (ou "não aproveitamento") das outras duas fases.

O mais habitual é encontrarem-se tomadas trifásicas de 5 pinos. Há de 16A e de 32A. A diferença física entre as duas é que a de 32A é ligeiramente maior, e desse modo as fichas e tomadas não são compatíveis entre si, e é necessário... adaptadores!

A solução acima é artesanal e até existirá certamente outra mais simples e segura. Daí ter dito que gostaria de ver esse adaptador.

Respondendo à questão, não. Aliás, como já referiste, tens adaptadores trifásicos/monofásicos, que só podem ser ligados de um modo se sem margem de erro. Nas tomadas "normais" é que pode haver surpresas, e para não andar com o busca pólos no bolso, instalou-se a luzinha (que serve o mesmo efeito).

Re: Eficiencia de carga, Hack do EVSE e outras coisas

Enviado: 24 dez 2015, 01:50
por FullElectric
Atenção. Quem não está à vontade com o tema e não tem certezas do que está a fazer que não se ponha a fazer estes truques.
Fica o alerta pois basta enganarem-se e trocar o neutro pela fase para estoirarem com o carro.

Re: Eficiencia de carga, Hack do EVSE e outras coisas

Enviado: 24 dez 2015, 02:29
por beme83
FullElectric Escreveu:Atenção. Quem não está à vontade com o tema e não tem certezas do que está a fazer que não se ponha a fazer estes truques.
Fica o alerta pois basta enganarem-se e trocar o neutro pela fase para estoirarem com o carro.

Por essa mesma razão fui a uma casa da área que me montaram todas os adaptadores que pedi e que já me deram muito jeito fico é que com uma mala cheia de cabos.....

Re: Eficiencia de carga, Hack do EVSE e outras coisas

Enviado: 24 dez 2015, 09:25
por pafi
beme83 Escreveu:
FullElectric Escreveu:Atenção. Quem não está à vontade com o tema e não tem certezas do que está a fazer que não se ponha a fazer estes truques.
Fica o alerta pois basta enganarem-se e trocar o neutro pela fase para estoirarem com o carro.

Por essa mesma razão fui a uma casa da área que me montaram todas os adaptadores que pedi e que já me deram muito jeito fico é que com uma mala cheia de cabos.....
Prefiro a designação "coleção" :lol:
Mas sim, segurança acima de tudo. E assim traz-se dinâmica para o comércio de material elétrico e respetivos profissionais. Outro aspeto da mobilidade elétrica.

Claro, se ainda não tinha dado a entender essa parte - fundamental - aproveito para reforçar agora. Obrigado FullElectric!