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Re: Charger 22kw, caro ou barato?
Enviado: 13 dez 2015, 17:50
por RJSC
VETL Escreveu:RJSC Escreveu:Para mim só era um preço aceitável se fosse 11 ou 22kW DC...
Pois eu também acho.
E essas duas letrinhas "DC" são fundamentais enquanto não trocarmos todos os nossos Leaf's por Zoe's ou Teslas.
Insisto nisto porque vejo ultimamente falar-se em postos de 22kw de ânimo leve.
Um posto de 22kw não serve de nada a um leaf se não for DC. Quem diz um leaf dos outro qualquer para além daqueles...
Portanto não percebo para que raio toda a gente reivindica postos de 22kw!
Será que se estão mesmo a referir a carga rápida em DC (CHAdeMO e Combo)?
Os de 22kW dão para ligar 6 carros na mesma tomada mennekes com um adaptador nos encontros como se faz com as CEE trifásicas nos encontros de VE's.

Re: Charger 22kw, caro ou barato?
Enviado: 13 dez 2015, 18:08
por VETL
RJSC Escreveu:VETL Escreveu:RJSC Escreveu:Para mim só era um preço aceitável se fosse 11 ou 22kW DC...
Pois eu também acho.
E essas duas letrinhas "DC" são fundamentais enquanto não trocarmos todos os nossos Leaf's por Zoe's ou Teslas.
Insisto nisto porque vejo ultimamente falar-se em postos de 22kw de ânimo leve.
Um posto de 22kw não serve de nada a um leaf se não for DC. Quem diz um leaf dos outro qualquer para além daqueles...
Portanto não percebo para que raio toda a gente reivindica postos de 22kw!
Será que se estão mesmo a referir a carga rápida em DC (CHAdeMO e Combo)?
Os de 22kW dão para ligar 6 carros na mesma tomada mennekes com um adaptador nos encontros como se faz com as CEE trifásicas nos encontros de VE's.


Re: Charger 22kw, caro ou barato?
Enviado: 13 dez 2015, 23:06
por pnunes
RJSC Escreveu:VETL Escreveu:RJSC Escreveu:Para mim só era um preço aceitável se fosse 11 ou 22kW DC...
Pois eu também acho.
E essas duas letrinhas "DC" são fundamentais enquanto não trocarmos todos os nossos Leaf's por Zoe's ou Teslas.
Insisto nisto porque vejo ultimamente falar-se em postos de 22kw de ânimo leve.
Um posto de 22kw não serve de nada a um leaf se não for DC. Quem diz um leaf dos outro qualquer para além daqueles...
Portanto não percebo para que raio toda a gente reivindica postos de 22kw!
Será que se estão mesmo a referir a carga rápida em DC (CHAdeMO e Combo)?
Os de 22kW dão para ligar 6 carros na mesma tomada mennekes com um adaptador nos encontros como se faz com as CEE trifásicas nos encontros de VE's.

Nem mais!

Re: Charger 22kw, caro ou barato?
Enviado: 14 dez 2015, 02:35
por FullElectric
VETL Escreveu:RJSC Escreveu:Para mim só era um preço aceitável se fosse 11 ou 22kW DC...
Pois eu também acho.
E essas duas letrinhas "DC" são fundamentais enquanto não trocarmos todos os nossos Leaf's por Zoe's ou Teslas.
Insisto nisto porque vejo ultimamente falar-se em postos de 22kw de ânimo leve.
Um posto de 22kw não serve de nada a um leaf se não for DC. Quem diz um leaf dos outro qualquer para além daqueles...
Portanto não percebo para que raio toda a gente reivindica postos de 22kw!
Será que se estão mesmo a referir a carga rápida em DC (CHAdeMO e Combo)?
É uma questão de otimizar a rede e pensar no futuro. A diferença de preço entre um posto de 7,4kW e um de 22kW são peanuts. Se falamos em upgrade para 7,4 o acertado será actualizar para 22kW, disponibilizará o máximo que cada um consegue comer. Quem só come 3,7kW come 3,7, quem consegue comer 22kW mais depressa se alimenta e liberta o posto. Além disso, a evolução será cada vez termos baterias de maiores capacidades e que levarão mais tempo a carregar se não tivermos equipamentos com grandes débitos de carga.
Penso que todos os postos da rede Mobi.e já têm infraestrutura de alimentação elétrica para essa potência, nem por aí é problema.
Re: Charger 22kw, caro ou barato?
Enviado: 14 dez 2015, 07:27
por VETL
FullElectric Escreveu:VETL Escreveu:RJSC Escreveu:Para mim só era um preço aceitável se fosse 11 ou 22kW DC...
Pois eu também acho.
E essas duas letrinhas "DC" são fundamentais enquanto não trocarmos todos os nossos Leaf's por Zoe's ou Teslas.
Insisto nisto porque vejo ultimamente falar-se em postos de 22kw de ânimo leve.
Um posto de 22kw não serve de nada a um leaf se não for DC. Quem diz um leaf dos outro qualquer para além daqueles...
Portanto não percebo para que raio toda a gente reivindica postos de 22kw!
Será que se estão mesmo a referir a carga rápida em DC (CHAdeMO e Combo)?
É uma questão de otimizar a rede e pensar no futuro. A diferença de preço entre um posto de 7,4kW e um de 22kW são peanuts. Se falamos em upgrade para 7,4 o acertado será actualizar para 22kW, disponibilizará o máximo que cada um consegue comer. Quem só come 3,7kW come 3,7, quem consegue comer 22kW mais depressa se alimenta e liberta o posto. Além disso, a evolução será cada vez termos baterias de maiores capacidades e que levarão mais tempo a carregar se não tivermos equipamentos com grandes débitos de carga.
Penso que todos os postos da rede Mobi.e já têm infraestrutura de alimentação elétrica para essa potência, nem por aí é problema.
É quase isso mas não é bem assim, tenho quase a certeza.
Se estiver um Tesla ou um zoe a comer 22kw, já não carrega mais ninguém nas outras tomadas.
Caso contrário os custos com potência passam a ser significativamente diferentes.
Gerir uma situação dessas também não deve ter os mesmos custos (nem nada que se pareça).
Mas sim, ideologicamente seria esse o caminho com todos os carros elétricos a comer em trifásica. Eu pelo menos gostava que o carregador do meu VE fosse trifásico. Até a rede viveria mais equilibrada.
Mas infelizmente essa é de longe a minoria.
Re: Charger 22kw, caro ou barato?
Enviado: 14 dez 2015, 10:29
por FullElectric
rdias Escreveu:O problema é que não se pensa no futuro. Pensa-se pequeno.
100% de acordo.
Para se fazerem Upgrades todos sabemos o quanto é difícil e complicado em termos orçamentais e borocráticos, principalmente em equipamentos públicos. Se andamos a lutar por eles, que seja a pensar no futuro senão daqui a um ou dois anos estamos novamente à rasca a pedir novos upgrades.
A evolução natural dos VE será terem baterias de maior capacidade e poderem carregar a maiores débitos em AC. Aconteceu já timidamente com o Leaf que passou de 3,7 para 6,6kW mas a tendência natural será aumentar, como aliás vemos ser o sonho de todos os utilizadores, meu incusívé.
Os sistemas irão coabitar sempre mas quando todos os VE conseguirem carregar a 22kW AC o DC será usado só em situações de maior necessidade.