Página 2 de 2
Re: Carregar mk1 a 6kw.
Enviado: 09 out 2015, 00:23
por pafi
Orlando Escreveu:Quais são essas mais simples?
Seguindo o conteúdo do blog e olhando para a conclusão/comentário que o autor apresenta, simplificar significa colocar ao alcance dos proprietários uma solução para carregar "rapidamente" a 11 ou 22kW. Até recentemente não sabia dos carregadores "trifásicos->chademo". O que tem aparecido na net parece-me perfeitamente possível em ser adaptado para estar no carro, de modo a que o utilizador possa ligar apenas um cabo a uma tomada trifásica. Sejamos práticos: a 11kW de potência disponível (a maior parte das tomadas trifásicas que tenho dado conta...) consegue-se meia carga em uma hora; a 22kW (que também se vêem bastantes tomadas trifásicas de 32A) consegue-se meia carga em meia hora. Enfim, do meu ponto de vista (de utilizador ansioso por pcr - gigantes e caros), acho que a solução trifásica é bem mais prática e simples, pois os tempos de meia hora ou uma hora são perfeitamente razoáveis. Apenas isso.
Obviamente, este "artesanato tecnológico" da brusa é complexo e inacessível ao comum dos mortais, mas demonstra a possibilidade de o Leaf se tornar mais rápido nos seus carregamentos e em muito mais locais, pois a rede trifásica existe (hoje) e está praticamente a pedir para ser usada.
E nesta onda de modificações, em breve vou ter a mota a carregar a quase 0,5C, (carregar a 30A num pack de 70Ah)

Não é para ser todos os dias, mas durante as peregrinações elétricas dará imenso jeito! Há um record de quatrocentos e tal km que precisa de ser batido...

Re: Carregar mk1 a 6kw.
Enviado: 09 out 2015, 00:43
por pafi
E não é verdade que é bem mais prático que o Leaf? Fiquei esclarecido na Pesqueira.
A Nissan que apareça com a geração 3 equipada com o carregador de 6,6kW e vai ver o que lhe acontece.
Já para não falar que até hoje não me lembro de ver tomadas monofásicas de 32A, tirando algumas caixas EVSE que o pessoal pode adquirir.
Re: Carregar mk1 a 6kw.
Enviado: 09 out 2015, 00:48
por Fil
É essencial os próximos modelos carregarem a 22kW + Dc. Para mim nem faz sentido outra coisa, mesmo que não tenhamos quase postos nenhuns a 22kW, mais tarde ou mais cedo, todos serão a 22kW ou superiores.
Já começam a aparecer postos a 32A, mas com a mennekes. Também tenho uma monofásica de 32A em casa, colocada especialmente para carregar um futuro modelo, até lá faço-lhe cócegas; )
Re: Carregar mk1 a 6kw.
Enviado: 10 out 2015, 02:53
por mikexilva
Há coisa de 1 semana fui ao continente (do c.c colombo) e estava lá um BMW i8 a carregar tentei carregar na tomada do lado mas o sistema dizia que estava ocupada e realmente a luz da tomada livre estava vermelha, será que o i8 estava a puxar o que seria possivel usar em 2 tomadas e o sistema não deixa usar a outra?
[img]
https://lh3.googleusercontent.com/VTNYz ... 3-h1926-no[/img]
Re: Carregar mk1 a 6kw.
Enviado: 10 out 2015, 09:29
por pafi
Se o sistema indicava "ocupado" poderá ter alguém retirado o seu cabo enquanto carregava e não terminou a sua sessão com o cartão.
Ou então, esse i8 vem com software de fábrica que permite indisponibilizar o posto ao lado

Re: Carregar mk1 a 6kw.
Enviado: 11 out 2015, 10:19
por labutess
[quote="VETL"]«Eu tenho imensa pena é que não apareça ninguém que instale um sistema de arrefecimento do pack.
Se não desse para colocar o permutador e a ventoinha la dentro como na E-NV200, fazia-se como tem o Kia Soul-eV com esses acessórios fora mas mantendo na mesma o circuito do ar fechado permitindo de igual forma a estanquicidade do pack.»
Tens algumas fotos de como o Kia eV faz esse arrefecimento da bateria?
já tenho uma ideia como fazer ao meu,mas gosto de ver outras possiblidades
Re: Carregar mk1 a 6kw.
Enviado: 24 out 2015, 13:38
por meira78
mikexilva Escreveu:Há coisa de 1 semana fui ao continente (do c.c colombo) e estava lá um BMW i8 a carregar tentei carregar na tomada do lado mas o sistema dizia que estava ocupada e realmente a luz da tomada livre estava vermelha, será que o i8 estava a puxar o que seria possivel usar em 2 tomadas e o sistema não deixa usar a outra?
[img]
https://lh3.googleusercontent.com/VTNYz ... 3-h1926-no[/img]
No Vasco da Gama aconteceu o mesmo.
O espaço ao lado estava vazio e referia estar ocupado...