Re: Porto - Lisboa em AE
Enviado: 26 mai 2015, 19:52
Aqui deixo a descrição da viagem que fiz Lisboa/Águeda/Lisboa num só dia, aquando do Encontro de Águeda:
"21º Encontro VE´s Águeda – 22 Março 2014
Saída de Lisboa às 5h06m, com 12 barras de energia e 5 barras de temperatura da bateria.
Chegada a Aveiras (PCR da Galp) às 5h 56m, após 45 km, 50 minutos de viagem e com 8 barras de energia (70% da carga segundo o PCR), fiz uma média de 54 km/h, certamente por estar ainda a dormir, pois a estrada estava vazia e tinha carga máxima. Carregou 40 minutos e repus as 12 barras, a temperatura manteve-se nas 5 barras. Partida às 6h 42m.
Chegada a Pombal (PCR da Galp) às 8h 40m, após 121 km, 1h 58m no trajecto e com 2 barras de energia (32% da carga segundo o PCR), fiz uma média de 62km/h, certamente por já ter bebido café. Carregou 37 minutos e repus 11 barras (faltou a última) a temperatura subiu para as 6 barras. No total estava com 166 km percorridos. De referir que o Leaf só ía com o condutor e que a Serra dos Candeeiros assusta, mas só isso, faz-se “apenas” com 68% da carga disponível, mas atenção quem não tiver cuidado não chega lá acima, depois até Pombal é um passeio. Partida às 9h 23m.
Chegada a Águeda às 10h 25m, após 73 km, 1h 02m, com 4 barras de energia e 6 barras de temperatura, fiz uma média de 71 km/h, mais à vontade com a autonomia, até porque em Águeda podia repor a energia para o regresso. No total estava com 239 km percorridos. Carregou na Miranda & Irmão, numa tomada doméstica com o EVSE do Leaf, repus as 12 barras de energia.
Com a “barriga cheia”, eu e o Leaf, saída de Águeda às 17h.
Chegada a Pombal às 17h 55m, após 69 km (na ida fui de Pombal a Águeda pela A1/IP3/IC2 evitando Coimbra, no regresso fiz IC2/Coimbra/A1, menos 4 km mais trânsito), 55minutos de viagem (a experiência conta muito, só aprendemos verdadeiramente, fazendo), com 7 barras de energia (59% de carga segundo o PCR) e 6 barras de temperatura, fiz uma média de 75 km/h, a folga na autonomia permitiu os 1ºs km a 120 km/h. Primeiro e único percalço, em Pombal, direcção norte/sul o PCR estava mudo, com o écran queimado e sem reagir a nada. Falei com a recepção, procedimento “habitual”, passagem pelo túnel de baixo da A1 para o PCR direcção sul/norte, carregamento sem problemas, repus 11 barras (99% de carga segundo o PCR), regresso pelo túnel à direcção norte/sul. Partida às 18h 45m.
Chegada a Aveiras às 20h 37m, após 123 km (+2 km pelo episódio do túnel), 1h 52m no trajecto e com 1 barra de energia (1 aviso de bateria fraca) e 22% de carga segundo o PCR, mantinha as 6 barras de temperatura, à média de 66 km/h. No total já tinha percorrido 431 km. Carregou 20 minutos, repus 9 barras (82% de carga segundo o PCR). Partida às 21h.
Chegada a Lisboa às 21h 30m, após 49 km (na ida fui pelo IC2/A1, no regresso pela A1 directo a Lisboa), 30 minutos no trajecto, com largos períodos a 120 km/h e esporadicamente a 140 km/h, à média de 98 km/h. Cheguei com 4 barras de energia e continuavam as 6 de temperatura. Foto da chegada, já tirada esta manhã, daí as 5 barras de temperatura:
Resumo do dia 22 de Março, 480 km percorridos em 7h 07m a uma média de 67 km/h."
Pode ser que ajude mais alguém a decidir-se.
"21º Encontro VE´s Águeda – 22 Março 2014
Saída de Lisboa às 5h06m, com 12 barras de energia e 5 barras de temperatura da bateria.
Chegada a Aveiras (PCR da Galp) às 5h 56m, após 45 km, 50 minutos de viagem e com 8 barras de energia (70% da carga segundo o PCR), fiz uma média de 54 km/h, certamente por estar ainda a dormir, pois a estrada estava vazia e tinha carga máxima. Carregou 40 minutos e repus as 12 barras, a temperatura manteve-se nas 5 barras. Partida às 6h 42m.
Chegada a Pombal (PCR da Galp) às 8h 40m, após 121 km, 1h 58m no trajecto e com 2 barras de energia (32% da carga segundo o PCR), fiz uma média de 62km/h, certamente por já ter bebido café. Carregou 37 minutos e repus 11 barras (faltou a última) a temperatura subiu para as 6 barras. No total estava com 166 km percorridos. De referir que o Leaf só ía com o condutor e que a Serra dos Candeeiros assusta, mas só isso, faz-se “apenas” com 68% da carga disponível, mas atenção quem não tiver cuidado não chega lá acima, depois até Pombal é um passeio. Partida às 9h 23m.
Chegada a Águeda às 10h 25m, após 73 km, 1h 02m, com 4 barras de energia e 6 barras de temperatura, fiz uma média de 71 km/h, mais à vontade com a autonomia, até porque em Águeda podia repor a energia para o regresso. No total estava com 239 km percorridos. Carregou na Miranda & Irmão, numa tomada doméstica com o EVSE do Leaf, repus as 12 barras de energia.
Com a “barriga cheia”, eu e o Leaf, saída de Águeda às 17h.
Chegada a Pombal às 17h 55m, após 69 km (na ida fui de Pombal a Águeda pela A1/IP3/IC2 evitando Coimbra, no regresso fiz IC2/Coimbra/A1, menos 4 km mais trânsito), 55minutos de viagem (a experiência conta muito, só aprendemos verdadeiramente, fazendo), com 7 barras de energia (59% de carga segundo o PCR) e 6 barras de temperatura, fiz uma média de 75 km/h, a folga na autonomia permitiu os 1ºs km a 120 km/h. Primeiro e único percalço, em Pombal, direcção norte/sul o PCR estava mudo, com o écran queimado e sem reagir a nada. Falei com a recepção, procedimento “habitual”, passagem pelo túnel de baixo da A1 para o PCR direcção sul/norte, carregamento sem problemas, repus 11 barras (99% de carga segundo o PCR), regresso pelo túnel à direcção norte/sul. Partida às 18h 45m.
Chegada a Aveiras às 20h 37m, após 123 km (+2 km pelo episódio do túnel), 1h 52m no trajecto e com 1 barra de energia (1 aviso de bateria fraca) e 22% de carga segundo o PCR, mantinha as 6 barras de temperatura, à média de 66 km/h. No total já tinha percorrido 431 km. Carregou 20 minutos, repus 9 barras (82% de carga segundo o PCR). Partida às 21h.
Chegada a Lisboa às 21h 30m, após 49 km (na ida fui pelo IC2/A1, no regresso pela A1 directo a Lisboa), 30 minutos no trajecto, com largos períodos a 120 km/h e esporadicamente a 140 km/h, à média de 98 km/h. Cheguei com 4 barras de energia e continuavam as 6 de temperatura. Foto da chegada, já tirada esta manhã, daí as 5 barras de temperatura:
Resumo do dia 22 de Março, 480 km percorridos em 7h 07m a uma média de 67 km/h."
Pode ser que ajude mais alguém a decidir-se.