Página 2 de 3

Re: Inspecção Periódica Obrigatória

Enviado: 09 jun 2015, 16:02
por joelfmachado
Hoje fui fazer a inspeção ao meu Leaf que é de 1 junho 2011.
Tudo rápido e normal.
O melhor foi depois porque tive a oportunidade de experimentar na mesma manhã o kia sool e o Tesla P85D. Obrigado Filipe pela experiência.

Re: Inspecção Periódica Obrigatória

Enviado: 16 nov 2015, 18:31
por Flyer
Fiz hoje a ipo; Primeiro VE a fazer em Azeitão, e do ponto de vista técnico correu tudo bem e passou sem problemas.
Ia chumbando por um detalhe, que confesso não saber se é válido, mas do qual tenho sérias dúvidas: onde se encontra o número do chassis?
Tanto quanto sei, está no tablier do lado do condutor junto ao vidro; acho que é onde a lei manda pôr. É.... só que não aceitaram, porque dizem que tem de estar gravado na chapa do veículo.
Procurámos, procurámos e nada...às tantas tinha seis inspectores e dois policias (que estavam a fazer o ipo a uma viatura), junto do carro e quase já a pensarem desmontar o carro.... :D
Telefonei para a Renault que confirmou o sitio do vidro. Finalmente lá descobriram e deixo aqui o aviso aos próximos, caso apareçam mais inspectores destes: o número está gravado na chapa do chão do carro, por detrás do banco do pendura. Existe um corte quase imperceptível na carpete, levanta-se e tem mais uma espécie de tampa que se levanta e...milagre, o dito número.

Re: Inspecção Periódica Obrigatória

Enviado: 16 nov 2015, 18:47
por pcdefl
Chassis number ou VIN é a mesma coisa, certo?
Mas que grande cegada.
Quando trouxe um bm de bruxelas para cá teve que se desmontar uma tampa por baixo do carro, foi uma bela chatice. Ou seja: os fabricantes colocam visível para facilitar, a lei complica para complicar...
Parabéns por ter passado, depois desse susto.

Re: Inspecção Periódica Obrigatória

Enviado: 16 nov 2015, 20:53
por mjr
No Leaf o técnico também demorou alguns minutos a encontrar. Normalmente há vários sítios no chassis onde está marcado o VIN. E é importante que assim seja.

Re: Inspecção Periódica Obrigatória

Enviado: 17 nov 2015, 10:05
por rnlcarlov
O VIN dos clones é facil. No porta bagagens temos uma tampa de plástico do lado direito, e lá dentro está gravado o VIN. O compartimento ainda tem algum espacito, pelo que até o uso para guardar a minha extensão de 10m (fica um bocado a abarrotar, mas pronto ;)

Re: Inspecção Periódica Obrigatória

Enviado: 17 nov 2015, 10:21
por lmmr74
Levei o Ampera à inspecção em Outubro e correu bem, fiquei inclusivé surpreendido pela positiva, pois estavam preparados para fazerem a vistoria num carro pouco comum. A única nuance que me deixou com a "pulga atrás da orelha" foi terem-me pedido para ligar o AC no máximo e quando perguntei qual a razão, responderam-me que era para a máquina captar a rotação do motor eléctrico :shock: . Passou sem qualquer anotação.

Re: Inspecção Periódica Obrigatória

Enviado: 17 nov 2015, 10:30
por Flyer
lmmr74 Escreveu:Levei o Ampera à inspecção em Outubro e correu bem, fiquei inclusivé surpreendido pela positiva, pois estavam preparados para fazerem a vistoria num carro pouco comum. A única nuance que me deixou com a "pulga atrás da orelha" foi terem-me pedido para ligar o AC no máximo e quando perguntei qual a razão, responderam-me que era para a máquina captar a rotação do motor eléctrico :shock: . Passou sem qualquer anotação.
Não estão já a inventar um bocado?... o que é a rotação do motor eléctrico tem a ver com a segurança? faz-me lembrar à uns anos atrás que quiseram chumbar-me um carro que tinha importado e que tinha uma ligeira amolgadela do pára-choques, mas sem consequências de maior...

Re: Inspecção Periódica Obrigatória

Enviado: 17 nov 2015, 10:31
por Flyer
rnlcarlov Escreveu:O VIN dos clones é facil. No porta bagagens temos uma tampa de plástico do lado direito, e lá dentro está gravado o VIN. O compartimento ainda tem algum espacito, pelo que até o uso para guardar a minha extensão de 10m (fica um bocado a abarrotar, mas pronto ;)
Se calhar é ignorância minha, mas eu achava que o VIN só tinha de estar visível junto ao vidro. pelos vistos estou enganado.

Re: Inspecção Periódica Obrigatória

Enviado: 17 nov 2015, 10:32
por mjr
LOL que ignorantes... Acham que o AC dos VEs funciona como os pré-históricos CI, através de uma correia acoplada ao veio do motor. Enfim...

Sobre o VIN, além do vidro também está gravado mecanicamente no metal do chassis em vários sítios, alguns conhecidos, outros secretos. Uma das razões é para identificar carros roubados...

Re: Inspecção Periódica Obrigatória

Enviado: 17 nov 2015, 10:38
por Flyer
mjr Escreveu:LOL que ignorantes... Acham que o AC dos VEs funciona como os pré-históricos CI, através de uma correia acoplada ao veio do motor. Enfim...

Sobre o VIN, além do vidro também está gravado mecanicamente no metal do chassis em vários sítios, alguns conhecidos, outros secretos. Uma das razões é para identificar carros roubados...
Compreendo. Mas a questão é : se eles não encontrassem oVIN na chapa podiam chumbar o carro? legalmente não sou obrigado a conhecer os lugares onde o fabricante possa esconder o número.