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Re: AJUDA para decisão de comprar NISSAN LEAF
Enviado: 19 mar 2015, 15:00
por sangriaman
mjr Escreveu:A bomba de calor penso que está disponível a partir do Acenta. Basicamente diminui o consumo de eletricidade no aquecimento do habitáculo. Pode facilmente significar mais 20 a 30 km de autonomia no Inverno (no Verão é igual).
Pois, mas os preços dessas versões, já saiem fora do patamar do qual podemos pagar.
Que terá de ser a rondar os 300 euros (valor que gasto actualmente em cobustivel). Talvez um pouco mais, mas não muito.
No verão não faz diferença? Não gasta a arrefecer também?
Re: AJUDA para decisão de comprar NISSAN LEAF
Enviado: 19 mar 2015, 15:03
por sangriaman
Essiemme Escreveu:Não esqueça que, neste tipo de carros, há a questão da degradação.
Peço desculpa estar a falar disto, é sempre o "calcanhar de aquiles" deste tipo de carros, é sempre usado para denegrir a sua imagem mas não é mito. É verdade!
O problema reside na facilidade em se mentalizar disto. É uma coisa nova, pode parecer negativa ao princípio mas há-que pesar e medir esta, aparente, inconveniência em relação aos benefícios.
Para a sua necessidade diária, a 120KM/h, e depois de uma degradação de 100 mil KMs, dependerá muito do tipo de trajeto (subidas, vento frontal, etc).
No meu caso, que faço quase 70 Kms para cada lado, com a degradação de 100 mil Kms, ainda o consigo fazer mas carrego durante metade do dia de trabalho (manhã ou tarde).
Uso a A1, parte da CREL e venho a subir para Sintra.
No princípio, em novo, para vir para Sintra e voltar para casa, não podia passar dos 80 KM/h. Acabei por usar o super-carregador do Estádio da Luz, à tarde quando regressava (infelizmente agora é um dispositivo privado e fechado ao público em Rio de Mouro...).
Resumindo, mesmo depois de bastante usado, o carro continua a ser prático no dia-a-dia, sendo que o principal objectivo é sobejamente atingido: passar dos 300 Euros/mês para 30.
Aconselho o sangriaman a ver os diários de bordo aqui reportados, encontrará as experiências desde o tempo em que os carros eram novinhos em folha até então.
sm

Obrigado. Já estive a espreitar alguns diários. Vou ver mais profundamente.
Porque essa questão parece-me fundamental.
Não quero comprar o carro e ele servir nos três primeiros anos e depois não servir.
Mais uma coisa, espera-se um novo leaf em 2016 com autonomia aumentada. Alguém sabe pormenores?
Re: AJUDA para decisão de comprar NISSAN LEAF
Enviado: 19 mar 2015, 15:04
por Essiemme
O ar condicionado, a fazer frio é (quase) irrisório, comparando com o aquecimento.
sm

Re: AJUDA para decisão de comprar NISSAN LEAF
Enviado: 19 mar 2015, 15:06
por sangriaman
Essiemme Escreveu:O ar condicionado, a fazer frio é (quase) irrisório, comparando com o aquecimento.
sm

Agora fiquei surpreendido.
Bem parece-me que se comprar, vai ser sem essa bomba de calor, terei que levar uma botija de água quente, para aquecer os pés...

Re: AJUDA para decisão de comprar NISSAN LEAF
Enviado: 19 mar 2015, 15:19
por mjr
De manhã tem sempre a hipótese de pré-aquecer o habitáculo usando a energia da rede, de modo a iniciar a viagem com o habitáculo a 25ºC. Penso que isso é possível em todas as versões programando um horário de início do aquecimento do habitáculo, e remotamente a partir da aplicação para telemóvel para as versões que têm Carwings. Faz muita diferença a nível de consumo de energia partir com o habitáculo quente ou ter de gastar 1 kW.h a aquece-lo.
Re: AJUDA para decisão de comprar NISSAN LEAF
Enviado: 19 mar 2015, 16:12
por sangriaman
mjr Escreveu:De manhã tem sempre a hipótese de pré-aquecer o habitáculo usando a energia da rede, de modo a iniciar a viagem com o habitáculo a 25ºC. Penso que isso é possível em todas as versões programando um horário de início do aquecimento do habitáculo, e remotamente a partir da aplicação para telemóvel para as versões que têm Carwings. Faz muita diferença a nível de consumo de energia partir com o habitáculo quente ou ter de gastar 1 kW.h a aquece-lo.
Versão acenta. Mais 4500 euros...
Re: AJUDA para decisão de comprar NISSAN LEAF
Enviado: 19 mar 2015, 16:39
por marcopns
Não ligue muito ao que lê aqui sobre a degradação. É que os Leaf actuais têm baterias com química mais resistente ao calor.
Re: AJUDA para decisão de comprar NISSAN LEAF
Enviado: 19 mar 2015, 16:48
por Fil
Bem vindo! Quem não tem carro eléctrico se desaconselha, é porque é absolutamente desconhecedor.
Com os klms que faz diariamente eu nem pensava duas vezes, no entanto escolhia a versão acenta, pelas razões já descritas, podendo no entanto fazer como o mjr descreveu, aquecer com o carro ligado à tomada.
Já fez o test drive? Aconselho a fazer o percurso que faz para o trabalho, para ver a maravilha que é.
Leia muito aqui no fórum para aprender, porque a maioria dos vendedores sabe pouco.
Se tiver dúvidas, coloque-as aqui, obterá resposta rápida; )
Re: AJUDA para decisão de comprar NISSAN LEAF
Enviado: 19 mar 2015, 17:31
por Essiemme
marcopns Escreveu:Não ligue muito ao que lê aqui sobre a degradação. É que os Leaf actuais têm baterias com química mais resistente ao calor.
Mesmo as "Lizard" têm degradação, mais lenta mas também têm.
É melhor o pessoal mentalizar-se já que isso é normal e não é nenhum "papão" como muitos o fazem, pelo menos enquanto temos esta tecnologia...
sm

Re: AJUDA para decisão de comprar NISSAN LEAF
Enviado: 19 mar 2015, 17:39
por mjr
sangriaman Escreveu:mjr Escreveu:De manhã tem sempre a hipótese de pré-aquecer o habitáculo usando a energia da rede, de modo a iniciar a viagem com o habitáculo a 25ºC. Penso que isso é possível em todas as versões programando um horário de início do aquecimento do habitáculo, e remotamente a partir da aplicação para telemóvel para as versões que têm Carwings. Faz muita diferença a nível de consumo de energia partir com o habitáculo quente ou ter de gastar 1 kW.h a aquece-lo.
Versão acenta. Mais 4500 euros...
O Visia não permite programar o pré-aquecimento, tal como se programa as horas de carga?