Fui à Nissan (Entreposto aqui em Aveiro) no dia 27-11-2014 à hora de almoço buscar a e-NV200 para testar.
Completamente nova - pouco tinha andado e estava toda carregada (97 ou 98% no CB).
Tinha-me esquecido do LeafSpy no Leaf e por isso fiz pouco mais de 4Km para o ir buscar.
Cheguei à beira do Leaf assim:
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Ela tinha portanto ligeiramente menos de 300Km quando lhe peguei.
Andei o dia todo em modo de condução algo agressiva para testar a máquina. Não em aventuras de manobras perigosas nem gincanas na estrada mas acelerando e regenerando sem contemplações.
Como não podia prejudicar o normal andamento do meu dia de trabalho, só à noite fui dar uma voltita com autoestrada e tudo para gastar a bateria.
Era este o cenário do habitáculo:
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Mesmo já depois do segundo aviso de bateria fraca, andava eu descansadinho porque ainda tinha uma barra:
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Se não fosse o LeafSpy, teria ficado a pé. A e-NV200 não tem barras escondidas. A estimativa do CB é muito mais realista do que a do Leaf.
Quando desaparece a última barra, é praticamente para encostar.
O LeafSpy ainda foi fazendo o recálculo dos GID's para cima antes de chegar a casa pois a tensão das células não estava em sintonia com o SOC apresentado.
Se não o fizesse, eu teria chegado a casa com GID's negativos. Ou seja, ela andava enganadinha quanto à sua real capacidade, penso eu.
Com o coração nas mãos, lá cheguei a casa com 3,2v na célula mais fraca (quase que via a luz do burro - uuffaa).
Liguei a bomba de calor e o A/C para obter o bicho carapaçudo (algo que nunca vi no meu Leaf). Bastaram poucos instantes e ele apareceu logo assim:
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Reparem na diferença de temperatura entre a partida e a chegada.
De seguida, coloquei a máquina à carga com o meu EVSE de 16A. A carrinha trás o de 10A.
O contador marcava no início do carregamento:
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Assim que liguei a ficha, começou a trabalhar o A/C. Estava a chover mas ouvia-se perfeitamente.
Num ambiente silencioso, o A/C a trabalhar vai dar nas vistas pois a carrinha fará mais barulho a carregar do que a andar.
A estimativa do CB era esta:
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Entretanto, sem eu saber porquê, o meu ELM327 e o LeafSpy crascharam completamente. Tive até que fazer hard-reset ao android e voltar a instalar o LeafSpy.
Cheguei a pensar que tinha avariado o ELM, que tinha dado um "piripaque" ao meu BQ Aquaris 5, sei lá... Não sabia o que se passava.
Depois ainda fui experimentar o meu HTC velhinho que anda no Leaf e craschou tudo também. Que trabalheira... Uuuffff...
Mais tarde vim a descobrir que o LeafSpy não funcionava com a carrinha a carregar. Só em modo READY... E esta hein!!!???
No entanto, como tinha deixado o LeafSpy ligado naquele espaço de tempo em que fui ligar a carrinha à tomada, ele ainda funcionou durante uns minutos antes de craschar.
Este foi o último screenshot antes daquilo dar o berro e passados poucos minutos do início do carregamento:
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Notem que a temperatura baixou logo.
Era o que eu mais queria ter monitorizado mas o raio do LeafSpy traíu-me.
A única coisa que vos posso dizer é que o A/C esteve menos de duas horas ligado, pois passado esse tempo voltei ao pé da máquina e ela continuava a carregar mas já sem arrefecimento ligado no pack.
De manhã acordou assim:
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E o contador estava assim:
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Por agora é tudo.
Depois continuarei com o seguimento dos testes que lhe fiz bem como quanto à apreciação de alguns aspectos gerais, principalmente a questão da climatização que tenciono aprofundar.
Mas agora é muito tarde e aproxima-se um dia de trabalho árduo.