Em andamento (independentemente da velocidade), quando se muda de 'N' para 'D' (ou até mesmo 'ECO', se for rápido com o rato), a aplicação de re-generação é progressiva.
Nunca é pedido um esforço repentino e brusco à "transmissão" (que, na realidade não existe.)
Em andamento (independentemente da velocidade), quando se muda de 'N' para 'D' (ou até mesmo 'ECO', se for rápido com o rato), a aplicação de re-generação é progressiva.
Nunca é pedido um esforço repentino e brusco à "transmissão" (que, na realidade não existe.)
sm
Será que no iOn e "sus hermanos" também não há esse esforço para a "transmissão"?
Em andamento (independentemente da velocidade), quando se muda de 'N' para 'D' (ou até mesmo 'ECO', se for rápido com o rato), a aplicação de re-generação é progressiva.
Nunca é pedido um esforço repentino e brusco à "transmissão" (que, na realidade não existe.)
sm
Será que no iOn e "sus hermanos" também não há esse esforço para a "transmissão"?
A informação que encontro sobre rebocar um iMiev também diz que o motor está permanentemente engrenado:
The drive system is permanently connected to the rear wheels. This means that if there is mechanical damage to the power train the vehicle must be transported/towed with the rear (driving) wheels off the ground to prevent further damage. For other problems so long as power is available for the braking and steering system, the vehicle can be conventionally towed subject to instructions in the owner's manual. There is a towing eye under the front bumper/fender. Using the car to tow trailers is not recommended
Provavelmente a transmissão do Ion não está tão preparada para os esforços como a do Leaf, e daí o aumento suave (atraso) do binário.
Temos de perceber que em carros elétricos tudo é configurável, incluindo a maneira como a potência é entregue. Assim os fabricantes podem ajustar todos os parâmetros de modo a não esforçar demasiado outros componentes. Eu não me preocupo com este tipo de questões. Era preciso muita incompetência para não programar bem o controlo de potência do motor em todas as situações.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Eu, como já tinha respondido noutro tópico, não acho o arranque do iOn suave, ele está programado nos primeiros dois terços do curso do acelerador para ser mais suave, mas se carregarmos um pouco mais levamos um "pontapé nas costas".
Da pouca condução que fiz com o Leaf, não testei arranques mais vigorosos, uma vez que o carro não era meu, mas claro, tem mais binário, mas também mais peso.