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Re: Leaf - Odivelas
Enviado: 16 abr 2013, 14:30
por mjr
Se está a puxar 10A então deve ser o cabo (com EVSE) com a ficha Schuko comum que temos em nossas casas. Para os 16A tem de ser o cabo (com EVSE) com a ficha CEE azul, que era o cabo fornecido com os primeiros Leafs.
O cabo Mennekes só permite carregar em postos com EVSE, como nos postos públicos Mobi.e.
Resumindo há 3 tipos de cabos:
-Cabo com EVSE incorporado e ficha CEE azul. Carrega a 16A.
-Cabo com EVSE incorporado e ficha Schuko. Carrega a 10A
-Cabo Mennekes. Carrega até 16A, de acordo com aquilo que o EVSE externo permitir.
Em casa como está a carregar o carro? É numa tomada normal?
Re: Leaf - Odivelas
Enviado: 16 abr 2013, 16:47
por galt
Sim, em casa estou a usar o cabo com a ficha Schuko e puxa da rede 10A.
O cabo com ficha CEE azul puxa nos postos mobie da EDP apenas 10A. Se estiver nos postos mobie da prioe puxa 16A.
O técnico de Efafec confirmou/informou desta situação.
Neste momento desejo o cabo menekes para ter a certeza que carrega a 16A. Por norma esta porta é mais fiável na utilização (a outra porta para ficha azul CEE por vezes está vandalizada).
Em casa carrega num tomada vulgar instalada pelo eletricista do prédio a quando da compra do apartamento para carregar a mota eléctrica. A energia consumida é contabilizada por um contador próximo e paga ao condominio a 0,20 euros o kW/h.
Tenho de tomar uma decisão sobre a puxada de casa (já autorizada pelo condomínio) para não aumentar os consumos do condomínio.
A box da efacef é cara e a do prioe ainda assim carota mas bem mais baixa. Como uma tomada estanque faz o serviço tenho de pensar bem.

Re: Leaf - Odivelas
Enviado: 16 abr 2013, 17:31
por mjr
Não há maneira do cabo com EVSE de 16A puxar correntes diferentes em postos diferentes. Ele puxa sempre os 16A nem que para isso derreta o cabo ou tomada a que está ligado (ou acione as proteções). Aliás essa foi uma das razões pelas quais a Nissan também distribui o cabo com EVSE de 10A e ficha Schuko, para evitar problemas em instalações não preparadas para 16A.
É fácil de confirmar isto. Basta num posto que indique o consumo ver o consumo em 1 hora de carga. Deverá ser de 3,6-3.8 kW.h.
Re: Leaf - Odivelas
Enviado: 16 abr 2013, 18:52
por Filipe
Actualmente sempre que posso carrego entre 80/30% a 10Amp em casa.

Re: Leaf - Odivelas
Enviado: 17 abr 2013, 12:58
por galt
Graças a todos os participantes do fórum fiquei hoje a saber que não consegui carregar no posto rápido de Aveiras S/N porque o botão vermelho de emergência estava pressionado para dentro.
Pois..... nunca me passou pela ideia olhar para este pormenor.
Agora já sei...

Re: Leaf - Odivelas
Enviado: 17 abr 2013, 13:01
por galt
De acordo com o tempo livre vou lendo as informações existentes no fórum e aqui no meu DB. O que fazem para carregar em casa a 80%? configura no carro nalguma opção que ainda desconheço.....
Eu ou a condutora lá de casa ligamos à tomada o carro sempre que é estacionado ao final do dia. No dia seguinte está a 100% ou 95% conforme a nissan programou o carro de fábrica.
Como se configura para 80%

Re: Leaf - Odivelas
Enviado: 17 abr 2013, 14:58
por mjr
Carregar no botão Zero Emission e depois escolher a opção Temporizador de carga. Daí aparece um menu onde pode definir 2 temporizadores independentes, e em cada um deles definir se a carga é a 80% ou a 100%.
Re: Leaf - Odivelas
Enviado: 18 abr 2013, 01:00
por aljesus
Muitos parabéns pela aquisição!
Não pensei que fosse tão rápido!
Ficou o bichinho daquela experiência em Alenquer?
E quem é o condutor habitual?
A Predator não ficou com ciúmes?
Muitas felicidades e boas curvas!
Re: Leaf - Odivelas
Enviado: 18 abr 2013, 10:04
por vgomes
heheeh
É esse o problema de se experimentar o que é bom, ou neste caso de experimentar um VE: Fica-se convencido e nem é preciso usar todos os argumentos que todos nós passámos horas a ler e a discutir. É de facto uma grande diferença.
Como dizem os tipos da associação Plug in America:
How To Boost Electric-Car Sales? Get 'Butts In Seats,'
Re: Leaf - Odivelas
Enviado: 18 abr 2013, 11:03
por galt
mjr Escreveu:Carregar no botão Zero Emission e depois escolher a opção Temporizador de carga. Daí aparece um menu onde pode definir 2 temporizadores independentes, e em cada um deles definir se a carga é a 80% ou a 100%.
Já por ali tinha andado, mas como ainda não tenho tomada bi-horária não ativei nada. No momento não tinha percebido que dava para limitar a cargar entre 80% e 100%.
Muito obrigado mjr
